Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática Crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/535 |
Resumo: | O avanço tecnológico e o desenvolvimento dos serviços financeiros têm apresentado à sociedade desafios econômicos inéditos, exigindo uma abordagem educacional adequada. Cada vez mais, os jovens têm acesso precoce ao mundo financeiro, seja por meio de transações online, aplicativos de pagamento ou investimentos. Assim, o presente estudo propõe uma sequência didática sobre consumo na Educação Financeira, fundamentada nos princípios da Educação Matemática Crítica. Com uma abordagem qualitativa, esta pesquisa descritiva segue o delineamento de uma pesquisa-ação, e os dados foram coletados por meio da observação dos estudantes. Os resultados indicam que os estudantes estão receptivos ao diálogo de aprendizado e, ao serem expostos a novos conhecimentos, demonstram entusiasmo pelo uso da tecnologia. Nesse contexto, este trabalho estimula a reflexão e a participação social dos estudantes, incentivando a incorporação de situações que promovam a educação financeira por meio de recursos tecnológicos, os quais propiciam a tomada de decisões informadas. |
id |
UFPA-6_00d7cf8f7f9194de5b5191ea6d4fb635 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/535 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática CríticaEducação FinanceiraEducação Matemática CríticaSequência DidáticaO avanço tecnológico e o desenvolvimento dos serviços financeiros têm apresentado à sociedade desafios econômicos inéditos, exigindo uma abordagem educacional adequada. Cada vez mais, os jovens têm acesso precoce ao mundo financeiro, seja por meio de transações online, aplicativos de pagamento ou investimentos. Assim, o presente estudo propõe uma sequência didática sobre consumo na Educação Financeira, fundamentada nos princípios da Educação Matemática Crítica. Com uma abordagem qualitativa, esta pesquisa descritiva segue o delineamento de uma pesquisa-ação, e os dados foram coletados por meio da observação dos estudantes. Os resultados indicam que os estudantes estão receptivos ao diálogo de aprendizado e, ao serem expostos a novos conhecimentos, demonstram entusiasmo pelo uso da tecnologia. Nesse contexto, este trabalho estimula a reflexão e a participação social dos estudantes, incentivando a incorporação de situações que promovam a educação financeira por meio de recursos tecnológicos, os quais propiciam a tomada de decisões informadas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2024-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/53510.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024004.id535REMATEC; v. 19 n. 47 (2024): Fluxo Contínuo; e20240042675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/535/545Copyright (c) 2024 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Guilherme AraújoDolzane, Maria Ione Feitosa2024-04-17T09:58:05Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/535Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-04-17T09:58:05Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática Crítica |
title |
Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática Crítica |
spellingShingle |
Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática Crítica Soares, Guilherme Araújo Educação Financeira Educação Matemática Crítica Sequência Didática |
title_short |
Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática Crítica |
title_full |
Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática Crítica |
title_fullStr |
Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática Crítica |
title_full_unstemmed |
Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática Crítica |
title_sort |
Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática Crítica |
author |
Soares, Guilherme Araújo |
author_facet |
Soares, Guilherme Araújo Dolzane, Maria Ione Feitosa |
author_role |
author |
author2 |
Dolzane, Maria Ione Feitosa |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Soares, Guilherme Araújo Dolzane, Maria Ione Feitosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Financeira Educação Matemática Crítica Sequência Didática |
topic |
Educação Financeira Educação Matemática Crítica Sequência Didática |
description |
O avanço tecnológico e o desenvolvimento dos serviços financeiros têm apresentado à sociedade desafios econômicos inéditos, exigindo uma abordagem educacional adequada. Cada vez mais, os jovens têm acesso precoce ao mundo financeiro, seja por meio de transações online, aplicativos de pagamento ou investimentos. Assim, o presente estudo propõe uma sequência didática sobre consumo na Educação Financeira, fundamentada nos princípios da Educação Matemática Crítica. Com uma abordagem qualitativa, esta pesquisa descritiva segue o delineamento de uma pesquisa-ação, e os dados foram coletados por meio da observação dos estudantes. Os resultados indicam que os estudantes estão receptivos ao diálogo de aprendizado e, ao serem expostos a novos conhecimentos, demonstram entusiasmo pelo uso da tecnologia. Nesse contexto, este trabalho estimula a reflexão e a participação social dos estudantes, incentivando a incorporação de situações que promovam a educação financeira por meio de recursos tecnológicos, os quais propiciam a tomada de decisões informadas. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/535 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024004.id535 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/535 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024004.id535 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/535/545 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 19 n. 47 (2024): Fluxo Contínuo; e2024004 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002221027328 |