Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática Crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Soares, Guilherme Araújo
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Dolzane, Maria Ione Feitosa
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/535
Resumo: O avanço tecnológico e o desenvolvimento dos serviços financeiros têm apresentado à sociedade desafios econômicos inéditos, exigindo uma abordagem educacional adequada. Cada vez mais, os jovens têm acesso precoce ao mundo financeiro, seja por meio de transações online, aplicativos de pagamento ou investimentos. Assim, o presente estudo propõe uma sequência didática sobre consumo na Educação Financeira, fundamentada nos princípios da Educação Matemática Crítica. Com uma abordagem qualitativa, esta pesquisa descritiva segue o delineamento de uma pesquisa-ação, e os dados foram coletados por meio da observação dos estudantes. Os resultados indicam que os estudantes estão receptivos ao diálogo de aprendizado e, ao serem expostos a novos conhecimentos, demonstram entusiasmo pelo uso da tecnologia. Nesse contexto, este trabalho estimula a reflexão e a participação social dos estudantes, incentivando a incorporação de situações que promovam a educação financeira por meio de recursos tecnológicos, os quais propiciam a tomada de decisões informadas.
id UFPA-6_00d7cf8f7f9194de5b5191ea6d4fb635
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/535
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática CríticaEducação FinanceiraEducação Matemática CríticaSequência DidáticaO avanço tecnológico e o desenvolvimento dos serviços financeiros têm apresentado à sociedade desafios econômicos inéditos, exigindo uma abordagem educacional adequada. Cada vez mais, os jovens têm acesso precoce ao mundo financeiro, seja por meio de transações online, aplicativos de pagamento ou investimentos. Assim, o presente estudo propõe uma sequência didática sobre consumo na Educação Financeira, fundamentada nos princípios da Educação Matemática Crítica. Com uma abordagem qualitativa, esta pesquisa descritiva segue o delineamento de uma pesquisa-ação, e os dados foram coletados por meio da observação dos estudantes. Os resultados indicam que os estudantes estão receptivos ao diálogo de aprendizado e, ao serem expostos a novos conhecimentos, demonstram entusiasmo pelo uso da tecnologia. Nesse contexto, este trabalho estimula a reflexão e a participação social dos estudantes, incentivando a incorporação de situações que promovam a educação financeira por meio de recursos tecnológicos, os quais propiciam a tomada de decisões informadas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2024-02-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/53510.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024004.id535REMATEC; v. 19 n. 47 (2024): Fluxo Contínuo; e20240042675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/535/545Copyright (c) 2024 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSoares, Guilherme AraújoDolzane, Maria Ione Feitosa2024-04-17T09:58:05Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/535Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-04-17T09:58:05Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática Crítica
title Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática Crítica
spellingShingle Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática Crítica
Soares, Guilherme Araújo
Educação Financeira
Educação Matemática Crítica
Sequência Didática
title_short Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática Crítica
title_full Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática Crítica
title_fullStr Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática Crítica
title_full_unstemmed Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática Crítica
title_sort Uma Sequência Didática de Educação Financeira sobre Consumo na perspectiva da Educação Matemática Crítica
author Soares, Guilherme Araújo
author_facet Soares, Guilherme Araújo
Dolzane, Maria Ione Feitosa
author_role author
author2 Dolzane, Maria Ione Feitosa
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Soares, Guilherme Araújo
Dolzane, Maria Ione Feitosa
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Financeira
Educação Matemática Crítica
Sequência Didática
topic Educação Financeira
Educação Matemática Crítica
Sequência Didática
description O avanço tecnológico e o desenvolvimento dos serviços financeiros têm apresentado à sociedade desafios econômicos inéditos, exigindo uma abordagem educacional adequada. Cada vez mais, os jovens têm acesso precoce ao mundo financeiro, seja por meio de transações online, aplicativos de pagamento ou investimentos. Assim, o presente estudo propõe uma sequência didática sobre consumo na Educação Financeira, fundamentada nos princípios da Educação Matemática Crítica. Com uma abordagem qualitativa, esta pesquisa descritiva segue o delineamento de uma pesquisa-ação, e os dados foram coletados por meio da observação dos estudantes. Os resultados indicam que os estudantes estão receptivos ao diálogo de aprendizado e, ao serem expostos a novos conhecimentos, demonstram entusiasmo pelo uso da tecnologia. Nesse contexto, este trabalho estimula a reflexão e a participação social dos estudantes, incentivando a incorporação de situações que promovam a educação financeira por meio de recursos tecnológicos, os quais propiciam a tomada de decisões informadas.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/535
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024004.id535
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/535
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024004.id535
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/535/545
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 19 n. 47 (2024): Fluxo Contínuo; e2024004
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002221027328