O uso gramatical do gesto ostensivo: uma análise sobre o ensino de conceitos matemáticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/170 |
Resumo: | Este artigo visa compreender a utilização de gestos ostensivos no ensino de conceitos matemáticos. O foco está na constituição do sentido nesse domínio do conhecimento. A discussão, apesar de se caracterizar como teórica, procura ilustrar a discussão com exemplos de situações de ensino com a finalidade de clarificar a região de inquérito delimitada, o que se constitui como uma metodologia que tem inspiração na terapia filosófica wittgensteiniana. A análise é fundamentada na filosofia de Ludwig Wittgenstein, para a qual o gesto ostensivo é um instrumento linguístico que nos permite estabelecer uma ligação interna entre uma palavra e o objeto para o qual apontamos. Os resultados apontam que o gesto ostensivo pode favorecer a compreensão de conceitos matemáticos, na medida em que se configura como um meio de apresentação de convenções linguísticas que contribuem com a constituição do sentido do conceito a ser ensinado. |
id |
UFPA-6_06575314b00d62513b2716f5e08267e2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/170 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O uso gramatical do gesto ostensivo: uma análise sobre o ensino de conceitos matemáticosJogos de linguagemGesto ostensivoTreinamentoTerapia filosóficaWittgensteinEste artigo visa compreender a utilização de gestos ostensivos no ensino de conceitos matemáticos. O foco está na constituição do sentido nesse domínio do conhecimento. A discussão, apesar de se caracterizar como teórica, procura ilustrar a discussão com exemplos de situações de ensino com a finalidade de clarificar a região de inquérito delimitada, o que se constitui como uma metodologia que tem inspiração na terapia filosófica wittgensteiniana. A análise é fundamentada na filosofia de Ludwig Wittgenstein, para a qual o gesto ostensivo é um instrumento linguístico que nos permite estabelecer uma ligação interna entre uma palavra e o objeto para o qual apontamos. Os resultados apontam que o gesto ostensivo pode favorecer a compreensão de conceitos matemáticos, na medida em que se configura como um meio de apresentação de convenções linguísticas que contribuem com a constituição do sentido do conceito a ser ensinado.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/17010.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p104-119.id190REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 104-1192675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/170/169Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa Oliveira, Marcelo de2022-11-17T22:44:28Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/170Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:44:28Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O uso gramatical do gesto ostensivo: uma análise sobre o ensino de conceitos matemáticos |
title |
O uso gramatical do gesto ostensivo: uma análise sobre o ensino de conceitos matemáticos |
spellingShingle |
O uso gramatical do gesto ostensivo: uma análise sobre o ensino de conceitos matemáticos Sousa Oliveira, Marcelo de Jogos de linguagem Gesto ostensivo Treinamento Terapia filosófica Wittgenstein |
title_short |
O uso gramatical do gesto ostensivo: uma análise sobre o ensino de conceitos matemáticos |
title_full |
O uso gramatical do gesto ostensivo: uma análise sobre o ensino de conceitos matemáticos |
title_fullStr |
O uso gramatical do gesto ostensivo: uma análise sobre o ensino de conceitos matemáticos |
title_full_unstemmed |
O uso gramatical do gesto ostensivo: uma análise sobre o ensino de conceitos matemáticos |
title_sort |
O uso gramatical do gesto ostensivo: uma análise sobre o ensino de conceitos matemáticos |
author |
Sousa Oliveira, Marcelo de |
author_facet |
Sousa Oliveira, Marcelo de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Sousa Oliveira, Marcelo de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Jogos de linguagem Gesto ostensivo Treinamento Terapia filosófica Wittgenstein |
topic |
Jogos de linguagem Gesto ostensivo Treinamento Terapia filosófica Wittgenstein |
description |
Este artigo visa compreender a utilização de gestos ostensivos no ensino de conceitos matemáticos. O foco está na constituição do sentido nesse domínio do conhecimento. A discussão, apesar de se caracterizar como teórica, procura ilustrar a discussão com exemplos de situações de ensino com a finalidade de clarificar a região de inquérito delimitada, o que se constitui como uma metodologia que tem inspiração na terapia filosófica wittgensteiniana. A análise é fundamentada na filosofia de Ludwig Wittgenstein, para a qual o gesto ostensivo é um instrumento linguístico que nos permite estabelecer uma ligação interna entre uma palavra e o objeto para o qual apontamos. Os resultados apontam que o gesto ostensivo pode favorecer a compreensão de conceitos matemáticos, na medida em que se configura como um meio de apresentação de convenções linguísticas que contribuem com a constituição do sentido do conceito a ser ensinado. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/170 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p104-119.id190 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/170 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p104-119.id190 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/170/169 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 104-119 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003186765824 |