Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Anschau, Fernanda Rauber
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Souto, Daise Lago Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/555
Resumo: Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa em nível de mestrado que teve como objetivo compreender as contribuições para a aprendizagem durante o processo de produção de vídeos com tecnologias digitais por estudantes do Ensino Médio, para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, com o tema educação financeira. Utilizamos o paradigma qualitativo, foram produzidos dados pela observação participante, notas de campo, questionário e grupo focal. Os participantes da pesquisa foram estudantes da turma do 1º ano “B”, da Escola Estadual Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, em Campo Novo do Parecis - MT. A ferramenta de análise utilizada foram os Miniciclones de Transformações Expansivas. Os resultados do recorte de dados que apresentamos neste artigo indicam que com a produção dos vídeos os estudantes foram capazes de “fazer” matemática com autonomia, alterando o planejamento da professora em algumas situações.
id UFPA-6_0b78a55985b8a187e9129bc5eb149f52
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/555
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática.Tecnologia DigitalProdução de vídeosMatemáticaEnsinoFestival de VídeosEste artigo apresenta o recorte de uma pesquisa em nível de mestrado que teve como objetivo compreender as contribuições para a aprendizagem durante o processo de produção de vídeos com tecnologias digitais por estudantes do Ensino Médio, para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, com o tema educação financeira. Utilizamos o paradigma qualitativo, foram produzidos dados pela observação participante, notas de campo, questionário e grupo focal. Os participantes da pesquisa foram estudantes da turma do 1º ano “B”, da Escola Estadual Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, em Campo Novo do Parecis - MT. A ferramenta de análise utilizada foram os Miniciclones de Transformações Expansivas. Os resultados do recorte de dados que apresentamos neste artigo indicam que com a produção dos vídeos os estudantes foram capazes de “fazer” matemática com autonomia, alterando o planejamento da professora em algumas situações.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/55510.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023040.id555REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230402675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/555/522Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnschau, Fernanda RauberSouto, Daise Lago Pereira2024-01-26T18:41:13Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/555Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-01-26T18:41:13Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática.
title Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática.
spellingShingle Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática.
Anschau, Fernanda Rauber
Tecnologia Digital
Produção de vídeos
Matemática
Ensino
Festival de Vídeos
title_short Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática.
title_full Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática.
title_fullStr Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática.
title_full_unstemmed Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática.
title_sort Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática.
author Anschau, Fernanda Rauber
author_facet Anschau, Fernanda Rauber
Souto, Daise Lago Pereira
author_role author
author2 Souto, Daise Lago Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Anschau, Fernanda Rauber
Souto, Daise Lago Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologia Digital
Produção de vídeos
Matemática
Ensino
Festival de Vídeos
topic Tecnologia Digital
Produção de vídeos
Matemática
Ensino
Festival de Vídeos
description Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa em nível de mestrado que teve como objetivo compreender as contribuições para a aprendizagem durante o processo de produção de vídeos com tecnologias digitais por estudantes do Ensino Médio, para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, com o tema educação financeira. Utilizamos o paradigma qualitativo, foram produzidos dados pela observação participante, notas de campo, questionário e grupo focal. Os participantes da pesquisa foram estudantes da turma do 1º ano “B”, da Escola Estadual Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, em Campo Novo do Parecis - MT. A ferramenta de análise utilizada foram os Miniciclones de Transformações Expansivas. Os resultados do recorte de dados que apresentamos neste artigo indicam que com a produção dos vídeos os estudantes foram capazes de “fazer” matemática com autonomia, alterando o planejamento da professora em algumas situações.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/555
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023040.id555
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/555
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023040.id555
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/555/522
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023040
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002244096000