Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática.
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/555 |
Resumo: | Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa em nível de mestrado que teve como objetivo compreender as contribuições para a aprendizagem durante o processo de produção de vídeos com tecnologias digitais por estudantes do Ensino Médio, para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, com o tema educação financeira. Utilizamos o paradigma qualitativo, foram produzidos dados pela observação participante, notas de campo, questionário e grupo focal. Os participantes da pesquisa foram estudantes da turma do 1º ano “B”, da Escola Estadual Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, em Campo Novo do Parecis - MT. A ferramenta de análise utilizada foram os Miniciclones de Transformações Expansivas. Os resultados do recorte de dados que apresentamos neste artigo indicam que com a produção dos vídeos os estudantes foram capazes de “fazer” matemática com autonomia, alterando o planejamento da professora em algumas situações. |
id |
UFPA-6_0b78a55985b8a187e9129bc5eb149f52 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/555 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática.Tecnologia DigitalProdução de vídeosMatemáticaEnsinoFestival de VídeosEste artigo apresenta o recorte de uma pesquisa em nível de mestrado que teve como objetivo compreender as contribuições para a aprendizagem durante o processo de produção de vídeos com tecnologias digitais por estudantes do Ensino Médio, para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, com o tema educação financeira. Utilizamos o paradigma qualitativo, foram produzidos dados pela observação participante, notas de campo, questionário e grupo focal. Os participantes da pesquisa foram estudantes da turma do 1º ano “B”, da Escola Estadual Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, em Campo Novo do Parecis - MT. A ferramenta de análise utilizada foram os Miniciclones de Transformações Expansivas. Os resultados do recorte de dados que apresentamos neste artigo indicam que com a produção dos vídeos os estudantes foram capazes de “fazer” matemática com autonomia, alterando o planejamento da professora em algumas situações.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/55510.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023040.id555REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230402675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/555/522Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessAnschau, Fernanda RauberSouto, Daise Lago Pereira2024-01-26T18:41:13Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/555Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-01-26T18:41:13Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. |
title |
Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. |
spellingShingle |
Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. Anschau, Fernanda Rauber Tecnologia Digital Produção de vídeos Matemática Ensino Festival de Vídeos |
title_short |
Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. |
title_full |
Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. |
title_fullStr |
Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. |
title_full_unstemmed |
Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. |
title_sort |
Produções audiovisuais de Educação Financeira para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática. |
author |
Anschau, Fernanda Rauber |
author_facet |
Anschau, Fernanda Rauber Souto, Daise Lago Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Souto, Daise Lago Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Anschau, Fernanda Rauber Souto, Daise Lago Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia Digital Produção de vídeos Matemática Ensino Festival de Vídeos |
topic |
Tecnologia Digital Produção de vídeos Matemática Ensino Festival de Vídeos |
description |
Este artigo apresenta o recorte de uma pesquisa em nível de mestrado que teve como objetivo compreender as contribuições para a aprendizagem durante o processo de produção de vídeos com tecnologias digitais por estudantes do Ensino Médio, para o VI Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática, com o tema educação financeira. Utilizamos o paradigma qualitativo, foram produzidos dados pela observação participante, notas de campo, questionário e grupo focal. Os participantes da pesquisa foram estudantes da turma do 1º ano “B”, da Escola Estadual Padre Arlindo Ignácio de Oliveira, em Campo Novo do Parecis - MT. A ferramenta de análise utilizada foram os Miniciclones de Transformações Expansivas. Os resultados do recorte de dados que apresentamos neste artigo indicam que com a produção dos vídeos os estudantes foram capazes de “fazer” matemática com autonomia, alterando o planejamento da professora em algumas situações. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/555 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023040.id555 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/555 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023040.id555 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/555/522 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023040 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002244096000 |