A PREPARAÇÃO DE AULAS USANDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/326 |
Resumo: | Além de uma sucinta fundamentação teórica sobre História da Matemática e formação de professores, neste texto descreve-se uma atividade realizada em aulas da disciplina História da Matemática, denominadas “miniaulas” em que o conhecimento histórico dos conteúdos é utilizado na preparação de aulas. Propor que alunos do curso de licenciatura em matemática organizem aulas usando a História da Matemática, além de mostrar como usá-la quando estiverem ensinando, tem também o objetivo de levar o aluno da disciplina a compreender que não é fácil entender a maneira como os matemáticos formularam seus resultados, que não foi simples para eles alcançarem esses resultados e, que, portanto, nem sempre é simples para os alunos entenderem alguns conceitos matemáticos. Espera-se que ao conhecer a história do que ensina, o professor ou futuro professor se sinta mais seguro nas tomadas de decisões, especialmente em relação às suas escolhas metodológicas. |
id |
UFPA-6_131b9865a7e67bacf44c3f5f0c7423cc |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/326 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A PREPARAÇÃO DE AULAS USANDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Conceitos matemáticos e históricosMiniaulasFormação de professoresHistória da MatemáticaAlém de uma sucinta fundamentação teórica sobre História da Matemática e formação de professores, neste texto descreve-se uma atividade realizada em aulas da disciplina História da Matemática, denominadas “miniaulas” em que o conhecimento histórico dos conteúdos é utilizado na preparação de aulas. Propor que alunos do curso de licenciatura em matemática organizem aulas usando a História da Matemática, além de mostrar como usá-la quando estiverem ensinando, tem também o objetivo de levar o aluno da disciplina a compreender que não é fácil entender a maneira como os matemáticos formularam seus resultados, que não foi simples para eles alcançarem esses resultados e, que, portanto, nem sempre é simples para os alunos entenderem alguns conceitos matemáticos. Espera-se que ao conhecer a história do que ensina, o professor ou futuro professor se sinta mais seguro nas tomadas de decisões, especialmente em relação às suas escolhas metodológicas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2014-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/326REMATEC; v. 9 n. 16 (2014); 148-1582675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/326/327Copyright (c) 2014 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro , Dulcyene Maria2022-10-15T14:09:24Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/326Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:09:24Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A PREPARAÇÃO DE AULAS USANDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
title |
A PREPARAÇÃO DE AULAS USANDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
spellingShingle |
A PREPARAÇÃO DE AULAS USANDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Ribeiro , Dulcyene Maria Conceitos matemáticos e históricos Miniaulas Formação de professores História da Matemática |
title_short |
A PREPARAÇÃO DE AULAS USANDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
title_full |
A PREPARAÇÃO DE AULAS USANDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
title_fullStr |
A PREPARAÇÃO DE AULAS USANDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
A PREPARAÇÃO DE AULAS USANDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
title_sort |
A PREPARAÇÃO DE AULAS USANDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA |
author |
Ribeiro , Dulcyene Maria |
author_facet |
Ribeiro , Dulcyene Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro , Dulcyene Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Conceitos matemáticos e históricos Miniaulas Formação de professores História da Matemática |
topic |
Conceitos matemáticos e históricos Miniaulas Formação de professores História da Matemática |
description |
Além de uma sucinta fundamentação teórica sobre História da Matemática e formação de professores, neste texto descreve-se uma atividade realizada em aulas da disciplina História da Matemática, denominadas “miniaulas” em que o conhecimento histórico dos conteúdos é utilizado na preparação de aulas. Propor que alunos do curso de licenciatura em matemática organizem aulas usando a História da Matemática, além de mostrar como usá-la quando estiverem ensinando, tem também o objetivo de levar o aluno da disciplina a compreender que não é fácil entender a maneira como os matemáticos formularam seus resultados, que não foi simples para eles alcançarem esses resultados e, que, portanto, nem sempre é simples para os alunos entenderem alguns conceitos matemáticos. Espera-se que ao conhecer a história do que ensina, o professor ou futuro professor se sinta mais seguro nas tomadas de decisões, especialmente em relação às suas escolhas metodológicas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/326 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/326 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/326/327 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 9 n. 16 (2014); 148-158 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004136775680 |