A PREPARAÇÃO DE AULAS USANDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ribeiro , Dulcyene Maria
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/326
Resumo: Além de uma sucinta fundamentação teórica sobre História da Matemática e formação de professores, neste texto descreve-se uma atividade realizada em aulas da disciplina História da Matemática, denominadas “miniaulas” em que o conhecimento histórico dos conteúdos é utilizado na preparação de aulas.   Propor que alunos do curso de licenciatura em matemática organizem aulas usando a História da Matemática, além de mostrar como usá-la quando estiverem ensinando, tem também o objetivo de levar o aluno da disciplina a compreender que não é fácil entender a maneira  como  os  matemáticos  formularam  seus  resultados,  que  não  foi  simples  para  eles alcançarem esses resultados e, que, portanto, nem sempre é simples para os alunos entenderem alguns conceitos matemáticos. Espera-se que ao conhecer a história do que ensina, o professor ou futuro professor se sinta mais seguro nas tomadas de decisões, especialmente em relação às suas escolhas metodológicas.
id UFPA-6_131b9865a7e67bacf44c3f5f0c7423cc
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/326
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling A PREPARAÇÃO DE AULAS USANDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA Conceitos matemáticos e históricosMiniaulasFormação de professoresHistória da MatemáticaAlém de uma sucinta fundamentação teórica sobre História da Matemática e formação de professores, neste texto descreve-se uma atividade realizada em aulas da disciplina História da Matemática, denominadas “miniaulas” em que o conhecimento histórico dos conteúdos é utilizado na preparação de aulas.   Propor que alunos do curso de licenciatura em matemática organizem aulas usando a História da Matemática, além de mostrar como usá-la quando estiverem ensinando, tem também o objetivo de levar o aluno da disciplina a compreender que não é fácil entender a maneira  como  os  matemáticos  formularam  seus  resultados,  que  não  foi  simples  para  eles alcançarem esses resultados e, que, portanto, nem sempre é simples para os alunos entenderem alguns conceitos matemáticos. Espera-se que ao conhecer a história do que ensina, o professor ou futuro professor se sinta mais seguro nas tomadas de decisões, especialmente em relação às suas escolhas metodológicas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2014-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/326REMATEC; v. 9 n. 16 (2014); 148-1582675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/326/327Copyright (c) 2014 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro , Dulcyene Maria2022-10-15T14:09:24Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/326Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:09:24Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv A PREPARAÇÃO DE AULAS USANDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title A PREPARAÇÃO DE AULAS USANDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
spellingShingle A PREPARAÇÃO DE AULAS USANDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
Ribeiro , Dulcyene Maria
Conceitos matemáticos e históricos
Miniaulas
Formação de professores
História da Matemática
title_short A PREPARAÇÃO DE AULAS USANDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title_full A PREPARAÇÃO DE AULAS USANDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title_fullStr A PREPARAÇÃO DE AULAS USANDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title_full_unstemmed A PREPARAÇÃO DE AULAS USANDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
title_sort A PREPARAÇÃO DE AULAS USANDO HISTÓRIA DA MATEMÁTICA
author Ribeiro , Dulcyene Maria
author_facet Ribeiro , Dulcyene Maria
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ribeiro , Dulcyene Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Conceitos matemáticos e históricos
Miniaulas
Formação de professores
História da Matemática
topic Conceitos matemáticos e históricos
Miniaulas
Formação de professores
História da Matemática
description Além de uma sucinta fundamentação teórica sobre História da Matemática e formação de professores, neste texto descreve-se uma atividade realizada em aulas da disciplina História da Matemática, denominadas “miniaulas” em que o conhecimento histórico dos conteúdos é utilizado na preparação de aulas.   Propor que alunos do curso de licenciatura em matemática organizem aulas usando a História da Matemática, além de mostrar como usá-la quando estiverem ensinando, tem também o objetivo de levar o aluno da disciplina a compreender que não é fácil entender a maneira  como  os  matemáticos  formularam  seus  resultados,  que  não  foi  simples  para  eles alcançarem esses resultados e, que, portanto, nem sempre é simples para os alunos entenderem alguns conceitos matemáticos. Espera-se que ao conhecer a história do que ensina, o professor ou futuro professor se sinta mais seguro nas tomadas de decisões, especialmente em relação às suas escolhas metodológicas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/326
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/326/327
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 9 n. 16 (2014); 148-158
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004136775680