Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da Etnomatemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/270 |
Resumo: | O objetivo deste artigo foi identificar o saber/fazer matemático na caixa de cacau a partir das dimensões da Etnomatemática, com vistas a considerá-lo como uma prática sociocultural. Esta caixa, de madeira, serve para recolha e transporte de sementes de cacau na Região Cacaueira do Sul da Bahia, eixo Ilhéus-Itabuna. Esta pesquisa tem cunho qualitativo, especificamente do tipo bibliográfica, sendo consultados livros e artigos impressos, bem como revistas eletrônicas e sites. Na análise foram utilizadas as dimensões da Etnomatemática propostas por D’Ambrósio: Conceitual; História, Cognitiva, Epistemológica, Política e Educacional. Verificou-se que o conjunto de ações dos sujeitos envolvidos na produção do cacau, no que tange ao saber/fazer matemático presente na caixa de cacau, foram frutos das negociações entre eles, quando agiram sobre o meio, com objetivo de solucionar problemas, garantir sobrevivência, promover melhor organização social. Levando a inferir que por essas características pôde se considerar esse saber/fazer como uma prática sociocultural. Por fim, reflete-se que este conhecimento matemático presente na caixa de cacau, pode enriquecer o currículo escolar da região cacaueira, por estar vinculado à realidade, por partir de situações localizadas no tempo, no espaço e na história, com uma legitimidade que favorece aos aprendizes e professores maiores e melhores possibilidades de atuação nesta região. |
id |
UFPA-6_194ad1c4487d12c24546851e6b77d460 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/270 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da EtnomatemáticaEtnomatemáticaPrática socioculturalCaixa de cacauO objetivo deste artigo foi identificar o saber/fazer matemático na caixa de cacau a partir das dimensões da Etnomatemática, com vistas a considerá-lo como uma prática sociocultural. Esta caixa, de madeira, serve para recolha e transporte de sementes de cacau na Região Cacaueira do Sul da Bahia, eixo Ilhéus-Itabuna. Esta pesquisa tem cunho qualitativo, especificamente do tipo bibliográfica, sendo consultados livros e artigos impressos, bem como revistas eletrônicas e sites. Na análise foram utilizadas as dimensões da Etnomatemática propostas por D’Ambrósio: Conceitual; História, Cognitiva, Epistemológica, Política e Educacional. Verificou-se que o conjunto de ações dos sujeitos envolvidos na produção do cacau, no que tange ao saber/fazer matemático presente na caixa de cacau, foram frutos das negociações entre eles, quando agiram sobre o meio, com objetivo de solucionar problemas, garantir sobrevivência, promover melhor organização social. Levando a inferir que por essas características pôde se considerar esse saber/fazer como uma prática sociocultural. Por fim, reflete-se que este conhecimento matemático presente na caixa de cacau, pode enriquecer o currículo escolar da região cacaueira, por estar vinculado à realidade, por partir de situações localizadas no tempo, no espaço e na história, com uma legitimidade que favorece aos aprendizes e professores maiores e melhores possibilidades de atuação nesta região.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/270REMATEC; v. 11 n. 22 (2016)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/270/271Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Carneiro , WashingtonCarvalho Vita , Aida Yumi Kataoka, Verônica2022-10-15T13:33:39Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/270Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:33:39Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da Etnomatemática |
title |
Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da Etnomatemática |
spellingShingle |
Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da Etnomatemática Santos Carneiro , Washington Etnomatemática Prática sociocultural Caixa de cacau |
title_short |
Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da Etnomatemática |
title_full |
Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da Etnomatemática |
title_fullStr |
Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da Etnomatemática |
title_full_unstemmed |
Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da Etnomatemática |
title_sort |
Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da Etnomatemática |
author |
Santos Carneiro , Washington |
author_facet |
Santos Carneiro , Washington Carvalho Vita , Aida Yumi Kataoka, Verônica |
author_role |
author |
author2 |
Carvalho Vita , Aida Yumi Kataoka, Verônica |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos Carneiro , Washington Carvalho Vita , Aida Yumi Kataoka, Verônica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnomatemática Prática sociocultural Caixa de cacau |
topic |
Etnomatemática Prática sociocultural Caixa de cacau |
description |
O objetivo deste artigo foi identificar o saber/fazer matemático na caixa de cacau a partir das dimensões da Etnomatemática, com vistas a considerá-lo como uma prática sociocultural. Esta caixa, de madeira, serve para recolha e transporte de sementes de cacau na Região Cacaueira do Sul da Bahia, eixo Ilhéus-Itabuna. Esta pesquisa tem cunho qualitativo, especificamente do tipo bibliográfica, sendo consultados livros e artigos impressos, bem como revistas eletrônicas e sites. Na análise foram utilizadas as dimensões da Etnomatemática propostas por D’Ambrósio: Conceitual; História, Cognitiva, Epistemológica, Política e Educacional. Verificou-se que o conjunto de ações dos sujeitos envolvidos na produção do cacau, no que tange ao saber/fazer matemático presente na caixa de cacau, foram frutos das negociações entre eles, quando agiram sobre o meio, com objetivo de solucionar problemas, garantir sobrevivência, promover melhor organização social. Levando a inferir que por essas características pôde se considerar esse saber/fazer como uma prática sociocultural. Por fim, reflete-se que este conhecimento matemático presente na caixa de cacau, pode enriquecer o currículo escolar da região cacaueira, por estar vinculado à realidade, por partir de situações localizadas no tempo, no espaço e na história, com uma legitimidade que favorece aos aprendizes e professores maiores e melhores possibilidades de atuação nesta região. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/270 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/270 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/270/271 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 11 n. 22 (2016) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003597807616 |