Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da Etnomatemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos Carneiro , Washington
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Carvalho Vita , Aida, Yumi Kataoka, Verônica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/270
Resumo: O objetivo deste artigo foi identificar o saber/fazer matemático na caixa de cacau a partir das dimensões da Etnomatemática, com vistas a considerá-lo como uma prática sociocultural. Esta caixa, de madeira, serve para recolha e transporte de sementes de cacau na Região Cacaueira do Sul da Bahia, eixo Ilhéus-Itabuna. Esta pesquisa tem cunho qualitativo, especificamente do tipo bibliográfica, sendo consultados livros e artigos impressos, bem como revistas eletrônicas e sites. Na análise foram utilizadas as dimensões da Etnomatemática propostas por D’Ambrósio: Conceitual;  História,  Cognitiva,  Epistemológica,  Política  e  Educacional.  Verificou-se  que  o conjunto de ações dos sujeitos envolvidos na produção do cacau, no que tange ao saber/fazer matemático presente na caixa de cacau, foram frutos das negociações entre eles, quando agiram sobre o meio, com objetivo de solucionar problemas, garantir sobrevivência, promover melhor organização social. Levando a inferir que por essas características pôde se considerar esse saber/fazer como uma prática sociocultural. Por fim, reflete-se que este conhecimento matemático presente na caixa de cacau, pode enriquecer o currículo escolar da região cacaueira, por estar vinculado à realidade, por partir de situações localizadas no tempo, no espaço e na história, com uma legitimidade que favorece aos aprendizes e professores maiores e melhores possibilidades de atuação nesta região.
id UFPA-6_194ad1c4487d12c24546851e6b77d460
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/270
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da EtnomatemáticaEtnomatemáticaPrática socioculturalCaixa de cacauO objetivo deste artigo foi identificar o saber/fazer matemático na caixa de cacau a partir das dimensões da Etnomatemática, com vistas a considerá-lo como uma prática sociocultural. Esta caixa, de madeira, serve para recolha e transporte de sementes de cacau na Região Cacaueira do Sul da Bahia, eixo Ilhéus-Itabuna. Esta pesquisa tem cunho qualitativo, especificamente do tipo bibliográfica, sendo consultados livros e artigos impressos, bem como revistas eletrônicas e sites. Na análise foram utilizadas as dimensões da Etnomatemática propostas por D’Ambrósio: Conceitual;  História,  Cognitiva,  Epistemológica,  Política  e  Educacional.  Verificou-se  que  o conjunto de ações dos sujeitos envolvidos na produção do cacau, no que tange ao saber/fazer matemático presente na caixa de cacau, foram frutos das negociações entre eles, quando agiram sobre o meio, com objetivo de solucionar problemas, garantir sobrevivência, promover melhor organização social. Levando a inferir que por essas características pôde se considerar esse saber/fazer como uma prática sociocultural. Por fim, reflete-se que este conhecimento matemático presente na caixa de cacau, pode enriquecer o currículo escolar da região cacaueira, por estar vinculado à realidade, por partir de situações localizadas no tempo, no espaço e na história, com uma legitimidade que favorece aos aprendizes e professores maiores e melhores possibilidades de atuação nesta região.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/270REMATEC; v. 11 n. 22 (2016)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/270/271Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos Carneiro , WashingtonCarvalho Vita , Aida Yumi Kataoka, Verônica2022-10-15T13:33:39Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/270Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:33:39Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da Etnomatemática
title Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da Etnomatemática
spellingShingle Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da Etnomatemática
Santos Carneiro , Washington
Etnomatemática
Prática sociocultural
Caixa de cacau
title_short Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da Etnomatemática
title_full Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da Etnomatemática
title_fullStr Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da Etnomatemática
title_full_unstemmed Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da Etnomatemática
title_sort Saber/Fazer Matemático na caixa de Cacau sob a ótica das dimensões da Etnomatemática
author Santos Carneiro , Washington
author_facet Santos Carneiro , Washington
Carvalho Vita , Aida
Yumi Kataoka, Verônica
author_role author
author2 Carvalho Vita , Aida
Yumi Kataoka, Verônica
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos Carneiro , Washington
Carvalho Vita , Aida
Yumi Kataoka, Verônica
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
Prática sociocultural
Caixa de cacau
topic Etnomatemática
Prática sociocultural
Caixa de cacau
description O objetivo deste artigo foi identificar o saber/fazer matemático na caixa de cacau a partir das dimensões da Etnomatemática, com vistas a considerá-lo como uma prática sociocultural. Esta caixa, de madeira, serve para recolha e transporte de sementes de cacau na Região Cacaueira do Sul da Bahia, eixo Ilhéus-Itabuna. Esta pesquisa tem cunho qualitativo, especificamente do tipo bibliográfica, sendo consultados livros e artigos impressos, bem como revistas eletrônicas e sites. Na análise foram utilizadas as dimensões da Etnomatemática propostas por D’Ambrósio: Conceitual;  História,  Cognitiva,  Epistemológica,  Política  e  Educacional.  Verificou-se  que  o conjunto de ações dos sujeitos envolvidos na produção do cacau, no que tange ao saber/fazer matemático presente na caixa de cacau, foram frutos das negociações entre eles, quando agiram sobre o meio, com objetivo de solucionar problemas, garantir sobrevivência, promover melhor organização social. Levando a inferir que por essas características pôde se considerar esse saber/fazer como uma prática sociocultural. Por fim, reflete-se que este conhecimento matemático presente na caixa de cacau, pode enriquecer o currículo escolar da região cacaueira, por estar vinculado à realidade, por partir de situações localizadas no tempo, no espaço e na história, com uma legitimidade que favorece aos aprendizes e professores maiores e melhores possibilidades de atuação nesta região.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/270
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/270
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/270/271
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 11 n. 22 (2016)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003597807616