Matemática de cá, matemática de lá: (des)encontros entre os saberes matemáticos de estudantes da comunidade quilombola Mussuca, em Sergipe

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: de França, Evanilson Tavares
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Mendes, Jackeline Rodrigues
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Educação Matemática em Revista
Texto Completo: https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1265
Resumo: D’Ambrósio afirma que a Matemática, colocada no pódio máximo quando se estabelece escalonamento entre as disciplinas é, na realidade, uma etnomatemática produzida na Europa mediterrânea com algumas contribuições de culturas indianas e islâmicas. A universalização desta etnomatemática terminou eclipsando as construções matemáticas de outros grupos humanos. Essa postura hegemônica foi o que impeliu o desenvolvimento desta pesquisa no quilombo Mussuca, localizado em Laranjeiras (Sergipe – Brasil), objetivando analisar as percepções sobre os saberes matemáticos apresentadas por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da comunidade supracitada e a existência (ou não) de diálogos entre as matemáticas praticadas dentro e fora da escola. Para tanto, se construiu diálogos com teóricos que se debruçam sobre as temáticas. A pesquisa foi amparada na abordagem qualitativa recorrendo a questionários, observação não estruturada, grupo focal e diário de bordo. Dentre outros, a pesquisa evidenciou o espraiamento de percepções e a carência de diálogos entre escola e contexto sociocultural.
id SBEM_MAT-1_ceb6c409a47686da13466a1ee99142ff
oai_identifier_str oai:emr.www.sbem.com.br:article/1265
network_acronym_str SBEM_MAT-1
network_name_str Educação Matemática em Revista
repository_id_str
spelling Matemática de cá, matemática de lá: (des)encontros entre os saberes matemáticos de estudantes da comunidade quilombola Mussuca, em SergipeEtnomatemática. Percepções Matemáticas de Estudantes. Relação Escola e Contexto SocioculturalD’Ambrósio afirma que a Matemática, colocada no pódio máximo quando se estabelece escalonamento entre as disciplinas é, na realidade, uma etnomatemática produzida na Europa mediterrânea com algumas contribuições de culturas indianas e islâmicas. A universalização desta etnomatemática terminou eclipsando as construções matemáticas de outros grupos humanos. Essa postura hegemônica foi o que impeliu o desenvolvimento desta pesquisa no quilombo Mussuca, localizado em Laranjeiras (Sergipe – Brasil), objetivando analisar as percepções sobre os saberes matemáticos apresentadas por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da comunidade supracitada e a existência (ou não) de diálogos entre as matemáticas praticadas dentro e fora da escola. Para tanto, se construiu diálogos com teóricos que se debruçam sobre as temáticas. A pesquisa foi amparada na abordagem qualitativa recorrendo a questionários, observação não estruturada, grupo focal e diário de bordo. Dentre outros, a pesquisa evidenciou o espraiamento de percepções e a carência de diálogos entre escola e contexto sociocultural.Sociedade Brasileira de Educação Matemática2019-03-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1265Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 61 (2019): jan./mar.; 26-412317-904X1517-3941reponame:Educação Matemática em Revistainstname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)instacron:SBEM_MATporhttps://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1265/pdfCopyright (c) 2019 Educação Matemática em Revistainfo:eu-repo/semantics/openAccessde França, Evanilson TavaresMendes, Jackeline Rodrigues2022-12-21T18:42:26Zoai:emr.www.sbem.com.br:article/1265Revistahttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/indexPUBhttp://sbemrevista.kinghost.net/revista/index.php/emr/oaiemr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br2317-904X1517-3941opendoar:2022-12-21T18:42:26Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)false
dc.title.none.fl_str_mv Matemática de cá, matemática de lá: (des)encontros entre os saberes matemáticos de estudantes da comunidade quilombola Mussuca, em Sergipe
title Matemática de cá, matemática de lá: (des)encontros entre os saberes matemáticos de estudantes da comunidade quilombola Mussuca, em Sergipe
spellingShingle Matemática de cá, matemática de lá: (des)encontros entre os saberes matemáticos de estudantes da comunidade quilombola Mussuca, em Sergipe
de França, Evanilson Tavares
Etnomatemática. Percepções Matemáticas de Estudantes. Relação Escola e Contexto Sociocultural
title_short Matemática de cá, matemática de lá: (des)encontros entre os saberes matemáticos de estudantes da comunidade quilombola Mussuca, em Sergipe
title_full Matemática de cá, matemática de lá: (des)encontros entre os saberes matemáticos de estudantes da comunidade quilombola Mussuca, em Sergipe
title_fullStr Matemática de cá, matemática de lá: (des)encontros entre os saberes matemáticos de estudantes da comunidade quilombola Mussuca, em Sergipe
title_full_unstemmed Matemática de cá, matemática de lá: (des)encontros entre os saberes matemáticos de estudantes da comunidade quilombola Mussuca, em Sergipe
title_sort Matemática de cá, matemática de lá: (des)encontros entre os saberes matemáticos de estudantes da comunidade quilombola Mussuca, em Sergipe
author de França, Evanilson Tavares
author_facet de França, Evanilson Tavares
Mendes, Jackeline Rodrigues
author_role author
author2 Mendes, Jackeline Rodrigues
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv de França, Evanilson Tavares
Mendes, Jackeline Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática. Percepções Matemáticas de Estudantes. Relação Escola e Contexto Sociocultural
topic Etnomatemática. Percepções Matemáticas de Estudantes. Relação Escola e Contexto Sociocultural
description D’Ambrósio afirma que a Matemática, colocada no pódio máximo quando se estabelece escalonamento entre as disciplinas é, na realidade, uma etnomatemática produzida na Europa mediterrânea com algumas contribuições de culturas indianas e islâmicas. A universalização desta etnomatemática terminou eclipsando as construções matemáticas de outros grupos humanos. Essa postura hegemônica foi o que impeliu o desenvolvimento desta pesquisa no quilombo Mussuca, localizado em Laranjeiras (Sergipe – Brasil), objetivando analisar as percepções sobre os saberes matemáticos apresentadas por estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental da comunidade supracitada e a existência (ou não) de diálogos entre as matemáticas praticadas dentro e fora da escola. Para tanto, se construiu diálogos com teóricos que se debruçam sobre as temáticas. A pesquisa foi amparada na abordagem qualitativa recorrendo a questionários, observação não estruturada, grupo focal e diário de bordo. Dentre outros, a pesquisa evidenciou o espraiamento de percepções e a carência de diálogos entre escola e contexto sociocultural.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-03-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1265
url https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1265
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.sbembrasil.org.br/periodicos/index.php/emr/article/view/1265/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 Educação Matemática em Revista
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Brasileira de Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv Educação Matemática em Revista; v. 24 n. 61 (2019): jan./mar.; 26-41
2317-904X
1517-3941
reponame:Educação Matemática em Revista
instname:Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron:SBEM_MAT
instname_str Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
instacron_str SBEM_MAT
institution SBEM_MAT
reponame_str Educação Matemática em Revista
collection Educação Matemática em Revista
repository.name.fl_str_mv Educação Matemática em Revista - Sociedade Brasileira de Educação Matemática, Brasília (SBEM-DF)
repository.mail.fl_str_mv emr@sbem.com.br || webmaster@sbem.com.br || primeiro.secretario@sbem.com.br
_version_ 1797050129870487552