FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira de Oliveira, Verônica Lopes
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/339
Resumo: Este artigo tem o propósito de apresentar as contribuições para o professor de Matemática, oriundas de um processo de formação continuada sobre “Objetos de Aprendizagem na perspectiva da Aprendizagem Significativa”. Nesse trabalho, descrevemos o processo de formação, relatamos a metodologia utilizada,  analisamos  as  contribuições  para  uma  professora  protagonista  do grupo de professores de Matemática participantes da pesquisa, e encerramos com as considerações finais. Esse grupo foi  constituído por  professores de Matemática do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ipatinga – MG. Investigado o perfil inicial dos professores e inserindo-os   no   processo   de   formação,   vislumbramos   aprendizagens   e mudanças, das quais apresentamos a análise, nesse trabalho, de uma professora protagonista.  Concluímos,  que  a  participação  docente  num  processo  de formação continuada possibilita a construção de conhecimento, transformação da prática docente, reflexões, novas posturas, uso de novas metodologias, ações fundamentadas teoricamente; enfim, a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática.
id UFPA-6_197ea7dfc501a95195da2655be9f0ab1
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/339
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAFormação ContinuadaObjetos de AprendizagemAprendizagem SignificativaEducação MatemáticaEste artigo tem o propósito de apresentar as contribuições para o professor de Matemática, oriundas de um processo de formação continuada sobre “Objetos de Aprendizagem na perspectiva da Aprendizagem Significativa”. Nesse trabalho, descrevemos o processo de formação, relatamos a metodologia utilizada,  analisamos  as  contribuições  para  uma  professora  protagonista  do grupo de professores de Matemática participantes da pesquisa, e encerramos com as considerações finais. Esse grupo foi  constituído por  professores de Matemática do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ipatinga – MG. Investigado o perfil inicial dos professores e inserindo-os   no   processo   de   formação,   vislumbramos   aprendizagens   e mudanças, das quais apresentamos a análise, nesse trabalho, de uma professora protagonista.  Concluímos,  que  a  participação  docente  num  processo  de formação continuada possibilita a construção de conhecimento, transformação da prática docente, reflexões, novas posturas, uso de novas metodologias, ações fundamentadas teoricamente; enfim, a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2013-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/339REMATEC; v. 8 n. 14 (2013); 74-1112675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/339/339Copyright (c) 2013 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira de Oliveira, Verônica Lopes2022-10-15T14:12:25Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/339Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:12:25Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
spellingShingle FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Pereira de Oliveira, Verônica Lopes
Formação Continuada
Objetos de Aprendizagem
Aprendizagem Significativa
Educação Matemática
title_short FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_full FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_fullStr FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_full_unstemmed FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
title_sort FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
author Pereira de Oliveira, Verônica Lopes
author_facet Pereira de Oliveira, Verônica Lopes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira de Oliveira, Verônica Lopes
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Continuada
Objetos de Aprendizagem
Aprendizagem Significativa
Educação Matemática
topic Formação Continuada
Objetos de Aprendizagem
Aprendizagem Significativa
Educação Matemática
description Este artigo tem o propósito de apresentar as contribuições para o professor de Matemática, oriundas de um processo de formação continuada sobre “Objetos de Aprendizagem na perspectiva da Aprendizagem Significativa”. Nesse trabalho, descrevemos o processo de formação, relatamos a metodologia utilizada,  analisamos  as  contribuições  para  uma  professora  protagonista  do grupo de professores de Matemática participantes da pesquisa, e encerramos com as considerações finais. Esse grupo foi  constituído por  professores de Matemática do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ipatinga – MG. Investigado o perfil inicial dos professores e inserindo-os   no   processo   de   formação,   vislumbramos   aprendizagens   e mudanças, das quais apresentamos a análise, nesse trabalho, de uma professora protagonista.  Concluímos,  que  a  participação  docente  num  processo  de formação continuada possibilita a construção de conhecimento, transformação da prática docente, reflexões, novas posturas, uso de novas metodologias, ações fundamentadas teoricamente; enfim, a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/339
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/339
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/339/339
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 8 n. 14 (2013); 74-111
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004159844352