FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/339 |
Resumo: | Este artigo tem o propósito de apresentar as contribuições para o professor de Matemática, oriundas de um processo de formação continuada sobre “Objetos de Aprendizagem na perspectiva da Aprendizagem Significativa”. Nesse trabalho, descrevemos o processo de formação, relatamos a metodologia utilizada, analisamos as contribuições para uma professora protagonista do grupo de professores de Matemática participantes da pesquisa, e encerramos com as considerações finais. Esse grupo foi constituído por professores de Matemática do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ipatinga – MG. Investigado o perfil inicial dos professores e inserindo-os no processo de formação, vislumbramos aprendizagens e mudanças, das quais apresentamos a análise, nesse trabalho, de uma professora protagonista. Concluímos, que a participação docente num processo de formação continuada possibilita a construção de conhecimento, transformação da prática docente, reflexões, novas posturas, uso de novas metodologias, ações fundamentadas teoricamente; enfim, a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática. |
id |
UFPA-6_197ea7dfc501a95195da2655be9f0ab1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/339 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAFormação ContinuadaObjetos de AprendizagemAprendizagem SignificativaEducação MatemáticaEste artigo tem o propósito de apresentar as contribuições para o professor de Matemática, oriundas de um processo de formação continuada sobre “Objetos de Aprendizagem na perspectiva da Aprendizagem Significativa”. Nesse trabalho, descrevemos o processo de formação, relatamos a metodologia utilizada, analisamos as contribuições para uma professora protagonista do grupo de professores de Matemática participantes da pesquisa, e encerramos com as considerações finais. Esse grupo foi constituído por professores de Matemática do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ipatinga – MG. Investigado o perfil inicial dos professores e inserindo-os no processo de formação, vislumbramos aprendizagens e mudanças, das quais apresentamos a análise, nesse trabalho, de uma professora protagonista. Concluímos, que a participação docente num processo de formação continuada possibilita a construção de conhecimento, transformação da prática docente, reflexões, novas posturas, uso de novas metodologias, ações fundamentadas teoricamente; enfim, a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2013-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/339REMATEC; v. 8 n. 14 (2013); 74-1112675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/339/339Copyright (c) 2013 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira de Oliveira, Verônica Lopes2022-10-15T14:12:25Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/339Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:12:25Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA Pereira de Oliveira, Verônica Lopes Formação Continuada Objetos de Aprendizagem Aprendizagem Significativa Educação Matemática |
title_short |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title_full |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
title_sort |
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA NA PERSPECTIVA DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA |
author |
Pereira de Oliveira, Verônica Lopes |
author_facet |
Pereira de Oliveira, Verônica Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pereira de Oliveira, Verônica Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Continuada Objetos de Aprendizagem Aprendizagem Significativa Educação Matemática |
topic |
Formação Continuada Objetos de Aprendizagem Aprendizagem Significativa Educação Matemática |
description |
Este artigo tem o propósito de apresentar as contribuições para o professor de Matemática, oriundas de um processo de formação continuada sobre “Objetos de Aprendizagem na perspectiva da Aprendizagem Significativa”. Nesse trabalho, descrevemos o processo de formação, relatamos a metodologia utilizada, analisamos as contribuições para uma professora protagonista do grupo de professores de Matemática participantes da pesquisa, e encerramos com as considerações finais. Esse grupo foi constituído por professores de Matemática do 6º ao 9º anos do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino de Ipatinga – MG. Investigado o perfil inicial dos professores e inserindo-os no processo de formação, vislumbramos aprendizagens e mudanças, das quais apresentamos a análise, nesse trabalho, de uma professora protagonista. Concluímos, que a participação docente num processo de formação continuada possibilita a construção de conhecimento, transformação da prática docente, reflexões, novas posturas, uso de novas metodologias, ações fundamentadas teoricamente; enfim, a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem de Matemática. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/339 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/339 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/339/339 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 8 n. 14 (2013); 74-111 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004159844352 |