Uma reflexão sobre o ensino atual da geometria
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/595 |
Resumo: | Este trabalho objetiva fazer uma contribuição reflexiva para as pesquisas sobre o ensino de geometria nas escolas básica brasileira, frente ao tipo de transposições didáticas nelas utilizadas, em busca de traços de um possível modelo epistemológico que as tenham subsidiado. Para isso, análises espontâneas de fragmentos do percurso de estudos e investigações na matemática no entorno dos últimos quinhentos anos é empreendido, considerando a importância desse período para o desenvolvimento da matemática. Em conclusão é destacado que a geometria ensinada nas escolas básicas pode ser vista como transposições didáticas da geometria com procedimentos algébricos propostas por estudiosos dos séculos anteriores ao século XVIII e permite apontar possíveis dificuldades no estudo de geometria bem como possíveis caminhos que retirem o seu estudo do isolamento temático que se encontra atualmente nas escolas brasileiras. |
id |
UFPA-6_1f0da94afee40df1e7338ef9c67281dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/595 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma reflexão sobre o ensino atual da geometriaEnsino de geometriaTransposição didáticaGeometria analíticaEste trabalho objetiva fazer uma contribuição reflexiva para as pesquisas sobre o ensino de geometria nas escolas básica brasileira, frente ao tipo de transposições didáticas nelas utilizadas, em busca de traços de um possível modelo epistemológico que as tenham subsidiado. Para isso, análises espontâneas de fragmentos do percurso de estudos e investigações na matemática no entorno dos últimos quinhentos anos é empreendido, considerando a importância desse período para o desenvolvimento da matemática. Em conclusão é destacado que a geometria ensinada nas escolas básicas pode ser vista como transposições didáticas da geometria com procedimentos algébricos propostas por estudiosos dos séculos anteriores ao século XVIII e permite apontar possíveis dificuldades no estudo de geometria bem como possíveis caminhos que retirem o seu estudo do isolamento temático que se encontra atualmente nas escolas brasileiras.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2024-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/59510.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024008.id595REMATEC; v. 19 n. 48 (2024): Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria; e20240082675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/595/533Copyright (c) 2024 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuerra, Renato BorgesFerreira, Raquel Soares Do Rêgo2024-02-09T22:35:20Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/595Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-02-09T22:35:20Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma reflexão sobre o ensino atual da geometria |
title |
Uma reflexão sobre o ensino atual da geometria |
spellingShingle |
Uma reflexão sobre o ensino atual da geometria Guerra, Renato Borges Ensino de geometria Transposição didática Geometria analítica |
title_short |
Uma reflexão sobre o ensino atual da geometria |
title_full |
Uma reflexão sobre o ensino atual da geometria |
title_fullStr |
Uma reflexão sobre o ensino atual da geometria |
title_full_unstemmed |
Uma reflexão sobre o ensino atual da geometria |
title_sort |
Uma reflexão sobre o ensino atual da geometria |
author |
Guerra, Renato Borges |
author_facet |
Guerra, Renato Borges Ferreira, Raquel Soares Do Rêgo |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira, Raquel Soares Do Rêgo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guerra, Renato Borges Ferreira, Raquel Soares Do Rêgo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de geometria Transposição didática Geometria analítica |
topic |
Ensino de geometria Transposição didática Geometria analítica |
description |
Este trabalho objetiva fazer uma contribuição reflexiva para as pesquisas sobre o ensino de geometria nas escolas básica brasileira, frente ao tipo de transposições didáticas nelas utilizadas, em busca de traços de um possível modelo epistemológico que as tenham subsidiado. Para isso, análises espontâneas de fragmentos do percurso de estudos e investigações na matemática no entorno dos últimos quinhentos anos é empreendido, considerando a importância desse período para o desenvolvimento da matemática. Em conclusão é destacado que a geometria ensinada nas escolas básicas pode ser vista como transposições didáticas da geometria com procedimentos algébricos propostas por estudiosos dos séculos anteriores ao século XVIII e permite apontar possíveis dificuldades no estudo de geometria bem como possíveis caminhos que retirem o seu estudo do isolamento temático que se encontra atualmente nas escolas brasileiras. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-09 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/595 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024008.id595 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/595 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024008.id595 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/595/533 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 19 n. 48 (2024): Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria; e2024008 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002274504704 |