Uma reflexão sobre o ensino atual da geometria

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guerra, Renato Borges
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Ferreira, Raquel Soares Do Rêgo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/595
Resumo: Este trabalho objetiva fazer uma contribuição reflexiva para as pesquisas sobre o ensino de geometria nas escolas básica brasileira, frente ao tipo de transposições didáticas nelas utilizadas, em busca de traços de um possível modelo epistemológico que as tenham subsidiado. Para isso, análises espontâneas de fragmentos do percurso de estudos e investigações na matemática no entorno dos últimos quinhentos anos é empreendido, considerando a importância desse período para o desenvolvimento da matemática. Em conclusão é destacado que a geometria ensinada nas escolas básicas pode ser vista como transposições didáticas da geometria com procedimentos algébricos propostas por estudiosos dos séculos anteriores ao século XVIII e permite apontar possíveis dificuldades no estudo de geometria bem como possíveis caminhos que retirem o seu estudo do isolamento temático que se encontra atualmente nas escolas brasileiras.
id UFPA-6_1f0da94afee40df1e7338ef9c67281dd
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/595
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Uma reflexão sobre o ensino atual da geometriaEnsino de geometriaTransposição didáticaGeometria analíticaEste trabalho objetiva fazer uma contribuição reflexiva para as pesquisas sobre o ensino de geometria nas escolas básica brasileira, frente ao tipo de transposições didáticas nelas utilizadas, em busca de traços de um possível modelo epistemológico que as tenham subsidiado. Para isso, análises espontâneas de fragmentos do percurso de estudos e investigações na matemática no entorno dos últimos quinhentos anos é empreendido, considerando a importância desse período para o desenvolvimento da matemática. Em conclusão é destacado que a geometria ensinada nas escolas básicas pode ser vista como transposições didáticas da geometria com procedimentos algébricos propostas por estudiosos dos séculos anteriores ao século XVIII e permite apontar possíveis dificuldades no estudo de geometria bem como possíveis caminhos que retirem o seu estudo do isolamento temático que se encontra atualmente nas escolas brasileiras.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2024-02-09info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/59510.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024008.id595REMATEC; v. 19 n. 48 (2024): Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria; e20240082675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/595/533Copyright (c) 2024 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessGuerra, Renato BorgesFerreira, Raquel Soares Do Rêgo2024-02-09T22:35:20Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/595Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-02-09T22:35:20Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma reflexão sobre o ensino atual da geometria
title Uma reflexão sobre o ensino atual da geometria
spellingShingle Uma reflexão sobre o ensino atual da geometria
Guerra, Renato Borges
Ensino de geometria
Transposição didática
Geometria analítica
title_short Uma reflexão sobre o ensino atual da geometria
title_full Uma reflexão sobre o ensino atual da geometria
title_fullStr Uma reflexão sobre o ensino atual da geometria
title_full_unstemmed Uma reflexão sobre o ensino atual da geometria
title_sort Uma reflexão sobre o ensino atual da geometria
author Guerra, Renato Borges
author_facet Guerra, Renato Borges
Ferreira, Raquel Soares Do Rêgo
author_role author
author2 Ferreira, Raquel Soares Do Rêgo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guerra, Renato Borges
Ferreira, Raquel Soares Do Rêgo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de geometria
Transposição didática
Geometria analítica
topic Ensino de geometria
Transposição didática
Geometria analítica
description Este trabalho objetiva fazer uma contribuição reflexiva para as pesquisas sobre o ensino de geometria nas escolas básica brasileira, frente ao tipo de transposições didáticas nelas utilizadas, em busca de traços de um possível modelo epistemológico que as tenham subsidiado. Para isso, análises espontâneas de fragmentos do percurso de estudos e investigações na matemática no entorno dos últimos quinhentos anos é empreendido, considerando a importância desse período para o desenvolvimento da matemática. Em conclusão é destacado que a geometria ensinada nas escolas básicas pode ser vista como transposições didáticas da geometria com procedimentos algébricos propostas por estudiosos dos séculos anteriores ao século XVIII e permite apontar possíveis dificuldades no estudo de geometria bem como possíveis caminhos que retirem o seu estudo do isolamento temático que se encontra atualmente nas escolas brasileiras.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-09
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/595
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024008.id595
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/595
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n48.e2024008.id595
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/595/533
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 19 n. 48 (2024): Pesquisas sobre os processos de ensino e de aprendizagem da geometria; e2024008
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002274504704