INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS DOS SÉCULOS XVI E XVII NA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saito, Fumikazu
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/320
Resumo: Neste artigo apresentamos o instrumento como suporte que veicula conhecimentos do "saber-fazer" matemáticos  do século XVI.  Discorro  aqui apenas uma  pequena parte de minha  proposta de trabalho que procura articular história, ensino e aprendizagem de matemática. Tendo por foco a ideia de "medida" e de "medição", este texto busca por meio da história da matemática, pautada em perspectivas historiográficas atualizadas, apontar para alguns aspectos do processo da construção do  conhecimento  e  suas  possíveis  implicações  no  processo  de  ensino  e  aprendizagem  de matemática. A história da matemática é aqui articulada ao ensino e à aprendizagem com vistas a promover uma reflexão sobre o significado da medida de modo a levantar questões epistemológica acerca da medição.
id UFPA-6_203733a660042cd8487eb4bffec38332
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/320
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS DOS SÉCULOS XVI E XVII NA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICAhistória da matemáticainstrumentos matemáticosensino de matemáticaepistemologiaNeste artigo apresentamos o instrumento como suporte que veicula conhecimentos do "saber-fazer" matemáticos  do século XVI.  Discorro  aqui apenas uma  pequena parte de minha  proposta de trabalho que procura articular história, ensino e aprendizagem de matemática. Tendo por foco a ideia de "medida" e de "medição", este texto busca por meio da história da matemática, pautada em perspectivas historiográficas atualizadas, apontar para alguns aspectos do processo da construção do  conhecimento  e  suas  possíveis  implicações  no  processo  de  ensino  e  aprendizagem  de matemática. A história da matemática é aqui articulada ao ensino e à aprendizagem com vistas a promover uma reflexão sobre o significado da medida de modo a levantar questões epistemológica acerca da medição.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2014-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/320REMATEC; v. 9 n. 16 (2014); 25-472675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/320/321Copyright (c) 2014 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSaito, Fumikazu2022-10-15T14:09:22Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/320Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:09:22Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS DOS SÉCULOS XVI E XVII NA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
title INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS DOS SÉCULOS XVI E XVII NA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
spellingShingle INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS DOS SÉCULOS XVI E XVII NA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
Saito, Fumikazu
história da matemática
instrumentos matemáticos
ensino de matemática
epistemologia
title_short INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS DOS SÉCULOS XVI E XVII NA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
title_full INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS DOS SÉCULOS XVI E XVII NA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
title_fullStr INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS DOS SÉCULOS XVI E XVII NA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
title_full_unstemmed INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS DOS SÉCULOS XVI E XVII NA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
title_sort INSTRUMENTOS MATEMÁTICOS DOS SÉCULOS XVI E XVII NA ARTICULAÇÃO ENTRE HISTÓRIA, ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMÁTICA
author Saito, Fumikazu
author_facet Saito, Fumikazu
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Saito, Fumikazu
dc.subject.por.fl_str_mv história da matemática
instrumentos matemáticos
ensino de matemática
epistemologia
topic história da matemática
instrumentos matemáticos
ensino de matemática
epistemologia
description Neste artigo apresentamos o instrumento como suporte que veicula conhecimentos do "saber-fazer" matemáticos  do século XVI.  Discorro  aqui apenas uma  pequena parte de minha  proposta de trabalho que procura articular história, ensino e aprendizagem de matemática. Tendo por foco a ideia de "medida" e de "medição", este texto busca por meio da história da matemática, pautada em perspectivas historiográficas atualizadas, apontar para alguns aspectos do processo da construção do  conhecimento  e  suas  possíveis  implicações  no  processo  de  ensino  e  aprendizagem  de matemática. A história da matemática é aqui articulada ao ensino e à aprendizagem com vistas a promover uma reflexão sobre o significado da medida de modo a levantar questões epistemológica acerca da medição.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/320
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/320/321
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 9 n. 16 (2014); 25-47
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004122095616