Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100007 http://hdl.handle.net/11449/26487 |
Resumo: | Este artigo propõe a construção de uma interface entre história e ensino de matemática a partir de um diálogo entre historiadores e educadores da matemática. Para tanto, consideramos aspectos epistemológicos e metodológicos ligados à história da matemática, pautada em tendências historiográficas atuais, juntamente com a metodologia baseada no movimento lógico-histórico. A interface contemplou o movimento do pensamento na formação dos conceitos e o contexto no qual tais conceitos foram desenvolvidos, de modo a conduzir à reflexão sobre o processo histórico da construção do conhecimento para a elaboração de atividade didática. Esta atividade teve por base um documento do século XVI dedicado à construção e uso de instrumentos matemáticos, e sua elaboração levou em consideração uma intencionalidade e um plano de ação que viabilizaram o seu desenvolvimento. A organização do ensino articulou as conexões internas e externas trazidas pela análise do documento e a forma do pensamento do desenvolvimento do conceito. |
id |
UNSP_61338b097133335c116ed69b9778b74b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/26487 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVIAn interface between the history of mathematics and education: an activity based on a sixteenth-century documentHistória da matemáticaEnsino de matemáticaAtividade didáticaHistory of MathematicsMathematics teachingDidactic activityEste artigo propõe a construção de uma interface entre história e ensino de matemática a partir de um diálogo entre historiadores e educadores da matemática. Para tanto, consideramos aspectos epistemológicos e metodológicos ligados à história da matemática, pautada em tendências historiográficas atuais, juntamente com a metodologia baseada no movimento lógico-histórico. A interface contemplou o movimento do pensamento na formação dos conceitos e o contexto no qual tais conceitos foram desenvolvidos, de modo a conduzir à reflexão sobre o processo histórico da construção do conhecimento para a elaboração de atividade didática. Esta atividade teve por base um documento do século XVI dedicado à construção e uso de instrumentos matemáticos, e sua elaboração levou em consideração uma intencionalidade e um plano de ação que viabilizaram o seu desenvolvimento. A organização do ensino articulou as conexões internas e externas trazidas pela análise do documento e a forma do pensamento do desenvolvimento do conceito.This paper proposes to devise an interface between history and mathematics education based on a dialogue between historians of mathematics and educators. Regarding this, we have considered epistemological and methodological aspects of the history of mathematics based on current trends in historiography along with the methodology based on the logic-historical approach. The interface sought to envisage the movement in thought in the context in which these very concepts were conceived and the context in which mathematical concepts were developed. This interface led us to reflect on the historical process of development of knowledge by which a didactic activity could be devised. This activity was based on a sixteenth century document devoted to the construction and use of mathematical instruments. Activity elaboration took into account an intention and a plan of action through which its application was made possible. The teaching organization took into consideration the internal and external connections brought about by analysis of the document and the thought form in developing the concept.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Saito, FumikazuDias, Marisa da Silva [UNESP]2014-05-20T15:07:23Z2014-05-20T15:07:23Z2013-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article89-111application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100007Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2648710.1590/S1516-73132013000100007S1516-73132013000100007S1516-73132013000100007.pdf4508251745364291SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26487Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:28:46.655680Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI An interface between the history of mathematics and education: an activity based on a sixteenth-century document |
title |
Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI |
spellingShingle |
Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI Saito, Fumikazu História da matemática Ensino de matemática Atividade didática History of Mathematics Mathematics teaching Didactic activity |
title_short |
Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI |
title_full |
Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI |
title_fullStr |
Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI |
title_full_unstemmed |
Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI |
title_sort |
Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI |
author |
Saito, Fumikazu |
author_facet |
Saito, Fumikazu Dias, Marisa da Silva [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Dias, Marisa da Silva [UNESP] |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Saito, Fumikazu Dias, Marisa da Silva [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da matemática Ensino de matemática Atividade didática History of Mathematics Mathematics teaching Didactic activity |
topic |
História da matemática Ensino de matemática Atividade didática History of Mathematics Mathematics teaching Didactic activity |
description |
Este artigo propõe a construção de uma interface entre história e ensino de matemática a partir de um diálogo entre historiadores e educadores da matemática. Para tanto, consideramos aspectos epistemológicos e metodológicos ligados à história da matemática, pautada em tendências historiográficas atuais, juntamente com a metodologia baseada no movimento lógico-histórico. A interface contemplou o movimento do pensamento na formação dos conceitos e o contexto no qual tais conceitos foram desenvolvidos, de modo a conduzir à reflexão sobre o processo histórico da construção do conhecimento para a elaboração de atividade didática. Esta atividade teve por base um documento do século XVI dedicado à construção e uso de instrumentos matemáticos, e sua elaboração levou em consideração uma intencionalidade e um plano de ação que viabilizaram o seu desenvolvimento. A organização do ensino articulou as conexões internas e externas trazidas pela análise do documento e a forma do pensamento do desenvolvimento do conceito. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01 2014-05-20T15:07:23Z 2014-05-20T15:07:23Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100007 Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013. 1516-7313 http://hdl.handle.net/11449/26487 10.1590/S1516-73132013000100007 S1516-73132013000100007 S1516-73132013000100007.pdf 4508251745364291 |
url |
http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100007 http://hdl.handle.net/11449/26487 |
identifier_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013. 1516-7313 10.1590/S1516-73132013000100007 S1516-73132013000100007 S1516-73132013000100007.pdf 4508251745364291 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Ciência & Educação (Bauru) |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
89-111 application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências |
dc.source.none.fl_str_mv |
SciELO reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808129074631016448 |