Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Saito, Fumikazu
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dias, Marisa da Silva [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100007
http://hdl.handle.net/11449/26487
Resumo: Este artigo propõe a construção de uma interface entre história e ensino de matemática a partir de um diálogo entre historiadores e educadores da matemática. Para tanto, consideramos aspectos epistemológicos e metodológicos ligados à história da matemática, pautada em tendências historiográficas atuais, juntamente com a metodologia baseada no movimento lógico-histórico. A interface contemplou o movimento do pensamento na formação dos conceitos e o contexto no qual tais conceitos foram desenvolvidos, de modo a conduzir à reflexão sobre o processo histórico da construção do conhecimento para a elaboração de atividade didática. Esta atividade teve por base um documento do século XVI dedicado à construção e uso de instrumentos matemáticos, e sua elaboração levou em consideração uma intencionalidade e um plano de ação que viabilizaram o seu desenvolvimento. A organização do ensino articulou as conexões internas e externas trazidas pela análise do documento e a forma do pensamento do desenvolvimento do conceito.
id UNSP_61338b097133335c116ed69b9778b74b
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/26487
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVIAn interface between the history of mathematics and education: an activity based on a sixteenth-century documentHistória da matemáticaEnsino de matemáticaAtividade didáticaHistory of MathematicsMathematics teachingDidactic activityEste artigo propõe a construção de uma interface entre história e ensino de matemática a partir de um diálogo entre historiadores e educadores da matemática. Para tanto, consideramos aspectos epistemológicos e metodológicos ligados à história da matemática, pautada em tendências historiográficas atuais, juntamente com a metodologia baseada no movimento lógico-histórico. A interface contemplou o movimento do pensamento na formação dos conceitos e o contexto no qual tais conceitos foram desenvolvidos, de modo a conduzir à reflexão sobre o processo histórico da construção do conhecimento para a elaboração de atividade didática. Esta atividade teve por base um documento do século XVI dedicado à construção e uso de instrumentos matemáticos, e sua elaboração levou em consideração uma intencionalidade e um plano de ação que viabilizaram o seu desenvolvimento. A organização do ensino articulou as conexões internas e externas trazidas pela análise do documento e a forma do pensamento do desenvolvimento do conceito.This paper proposes to devise an interface between history and mathematics education based on a dialogue between historians of mathematics and educators. Regarding this, we have considered epistemological and methodological aspects of the history of mathematics based on current trends in historiography along with the methodology based on the logic-historical approach. The interface sought to envisage the movement in thought in the context in which these very concepts were conceived and the context in which mathematical concepts were developed. This interface led us to reflect on the historical process of development of knowledge by which a didactic activity could be devised. This activity was based on a sixteenth century document devoted to the construction and use of mathematical instruments. Activity elaboration took into account an intention and a plan of action through which its application was made possible. The teaching organization took into consideration the internal and external connections brought about by analysis of the document and the thought form in developing the concept.Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)Universidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista Faculdade de Ciências Departamento de EducaçãoUniversidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de CiênciasPontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Saito, FumikazuDias, Marisa da Silva [UNESP]2014-05-20T15:07:23Z2014-05-20T15:07:23Z2013-01-01info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/article89-111application/pdfhttp://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100007Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013.1516-7313http://hdl.handle.net/11449/2648710.1590/S1516-73132013000100007S1516-73132013000100007S1516-73132013000100007.pdf4508251745364291SciELOreponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporCiência & Educação (Bauru)info:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-24T14:40:34Zoai:repositorio.unesp.br:11449/26487Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T19:28:46.655680Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI
An interface between the history of mathematics and education: an activity based on a sixteenth-century document
title Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI
spellingShingle Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI
Saito, Fumikazu
História da matemática
Ensino de matemática
Atividade didática
History of Mathematics
Mathematics teaching
Didactic activity
title_short Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI
title_full Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI
title_fullStr Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI
title_full_unstemmed Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI
title_sort Interface entre história da matemática e ensino: uma atividade desenvolvida com base num documento do século XVI
author Saito, Fumikazu
author_facet Saito, Fumikazu
Dias, Marisa da Silva [UNESP]
author_role author
author2 Dias, Marisa da Silva [UNESP]
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)
Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Saito, Fumikazu
Dias, Marisa da Silva [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv História da matemática
Ensino de matemática
Atividade didática
History of Mathematics
Mathematics teaching
Didactic activity
topic História da matemática
Ensino de matemática
Atividade didática
History of Mathematics
Mathematics teaching
Didactic activity
description Este artigo propõe a construção de uma interface entre história e ensino de matemática a partir de um diálogo entre historiadores e educadores da matemática. Para tanto, consideramos aspectos epistemológicos e metodológicos ligados à história da matemática, pautada em tendências historiográficas atuais, juntamente com a metodologia baseada no movimento lógico-histórico. A interface contemplou o movimento do pensamento na formação dos conceitos e o contexto no qual tais conceitos foram desenvolvidos, de modo a conduzir à reflexão sobre o processo histórico da construção do conhecimento para a elaboração de atividade didática. Esta atividade teve por base um documento do século XVI dedicado à construção e uso de instrumentos matemáticos, e sua elaboração levou em consideração uma intencionalidade e um plano de ação que viabilizaram o seu desenvolvimento. A organização do ensino articulou as conexões internas e externas trazidas pela análise do documento e a forma do pensamento do desenvolvimento do conceito.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01
2014-05-20T15:07:23Z
2014-05-20T15:07:23Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100007
Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013.
1516-7313
http://hdl.handle.net/11449/26487
10.1590/S1516-73132013000100007
S1516-73132013000100007
S1516-73132013000100007.pdf
4508251745364291
url http://dx.doi.org/10.1590/S1516-73132013000100007
http://hdl.handle.net/11449/26487
identifier_str_mv Ciência & Educação (Bauru). Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Faculdade de Ciências, campus de Bauru., v. 19, n. 1, p. 89-111, 2013.
1516-7313
10.1590/S1516-73132013000100007
S1516-73132013000100007
S1516-73132013000100007.pdf
4508251745364291
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Ciência & Educação (Bauru)
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 89-111
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp), Faculdade de Ciências
dc.source.none.fl_str_mv SciELO
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808129074631016448