Etnomatemática: cultura e cognição matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fátima Maia da Costa, Lucélida de
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Rodrigues de Lucena, Isabel Cristina
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/203
Resumo: A aprendizagem é um processo complexo, individual e coletivo, influenciado pelo contexto onde se efetiva. Nessa direção, discorremos sobre ações cognitivas mobilizadas em situações de aprendizagens aceitavelmente entendidas como manifestações etnomatemáticas para apresentar a etnomatemática como um processo educativo, cultural e de cognição matemática. Para tanto, revisitamos pesquisas realizadas em contextos culturais distintos, desenvolvidas no período de 2009 a 2018. Os resultados obtidos evidenciam que a aprendizagem de construção e confecção de objetos decorre de um movimento não linear e integrador entre diversos processos cognitivos como a percepção, a atenção, a memória e linguagem, todos, dispostos a responder a estímulos subjacentes a campos e domínios sociais, religiosos, afetivos, enfim, resolver problemas no contexto no qual os indivíduos estão inseridos.
id UFPA-6_216509eda8bdaa20eb596317cd425d3f
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/203
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Etnomatemática: cultura e cognição matemáticaEtnomatemáticaCogniçãoAprendizagemCulturaA aprendizagem é um processo complexo, individual e coletivo, influenciado pelo contexto onde se efetiva. Nessa direção, discorremos sobre ações cognitivas mobilizadas em situações de aprendizagens aceitavelmente entendidas como manifestações etnomatemáticas para apresentar a etnomatemática como um processo educativo, cultural e de cognição matemática. Para tanto, revisitamos pesquisas realizadas em contextos culturais distintos, desenvolvidas no período de 2009 a 2018. Os resultados obtidos evidenciam que a aprendizagem de construção e confecção de objetos decorre de um movimento não linear e integrador entre diversos processos cognitivos como a percepção, a atenção, a memória e linguagem, todos, dispostos a responder a estímulos subjacentes a campos e domínios sociais, religiosos, afetivos, enfim, resolver problemas no contexto no qual os indivíduos estão inseridos.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2018-12-10info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/20310.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n29.p%p.id151REMATEC; v. 13 n. 29 (2018)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/203/202Copyright (c) 2018 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessFátima Maia da Costa, Lucélida deRodrigues de Lucena, Isabel Cristina2022-10-05T19:58:59Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/203Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-05T19:58:59Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Etnomatemática: cultura e cognição matemática
title Etnomatemática: cultura e cognição matemática
spellingShingle Etnomatemática: cultura e cognição matemática
Fátima Maia da Costa, Lucélida de
Etnomatemática
Cognição
Aprendizagem
Cultura
title_short Etnomatemática: cultura e cognição matemática
title_full Etnomatemática: cultura e cognição matemática
title_fullStr Etnomatemática: cultura e cognição matemática
title_full_unstemmed Etnomatemática: cultura e cognição matemática
title_sort Etnomatemática: cultura e cognição matemática
author Fátima Maia da Costa, Lucélida de
author_facet Fátima Maia da Costa, Lucélida de
Rodrigues de Lucena, Isabel Cristina
author_role author
author2 Rodrigues de Lucena, Isabel Cristina
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fátima Maia da Costa, Lucélida de
Rodrigues de Lucena, Isabel Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
Cognição
Aprendizagem
Cultura
topic Etnomatemática
Cognição
Aprendizagem
Cultura
description A aprendizagem é um processo complexo, individual e coletivo, influenciado pelo contexto onde se efetiva. Nessa direção, discorremos sobre ações cognitivas mobilizadas em situações de aprendizagens aceitavelmente entendidas como manifestações etnomatemáticas para apresentar a etnomatemática como um processo educativo, cultural e de cognição matemática. Para tanto, revisitamos pesquisas realizadas em contextos culturais distintos, desenvolvidas no período de 2009 a 2018. Os resultados obtidos evidenciam que a aprendizagem de construção e confecção de objetos decorre de um movimento não linear e integrador entre diversos processos cognitivos como a percepção, a atenção, a memória e linguagem, todos, dispostos a responder a estímulos subjacentes a campos e domínios sociais, religiosos, afetivos, enfim, resolver problemas no contexto no qual os indivíduos estão inseridos.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-10
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/203
10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n29.p%p.id151
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/203
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2018.n29.p%p.id151
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/203/202
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 13 n. 29 (2018)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003500290048