MAPEAMENTO DO USO DE TECNOLOGIAS E DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Luvezute Kripka, Rosana Maria
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Biembengut , Maria Salett, Machado de Lara , Isabel Cristina, Viali , Lori, Lahm , Regis Alexandre
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/317
Resumo: Neste   artigo   apresenta-se   uma   pesquisa   teórica   cujo   objetivo   foi   identificar   possíveis convergências, divergências e potencialidades no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em produções de Modelagem Matemática, no contexto da Educação. Utilizou- se o mapeamento como procedimento metodológico para reconhecimento e análise de uma amostra de dez artigos publicados em periódicos nos últimos cinco anos. Como resultados, identificam-se convergências o “uso das Tecnologias em atividades de Modelagem”, na maioria dos artigos analisados, e proximidades entre Modelagem, TIC e aprendizagem por meio de projetos, quando considerados seus usos em atividades de Modelagem no ensino. Foram identificadas divergências em relação às concepções de Modelagem adotadas e, também, na existência, ou não, de proximidades entre Modelagem e outras tendências em Modelagem Matemática. Identificam-se potencialidades entre Modelagem e TIC quando propiciam novas possibilidades de aprendizagem.
id UFPA-6_22331bda78828d64931fc7d12a20a916
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/317
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling MAPEAMENTO DO USO DE TECNOLOGIAS E DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINOTICModelagem MatemáticaEducação MatemáticaNeste   artigo   apresenta-se   uma   pesquisa   teórica   cujo   objetivo   foi   identificar   possíveis convergências, divergências e potencialidades no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em produções de Modelagem Matemática, no contexto da Educação. Utilizou- se o mapeamento como procedimento metodológico para reconhecimento e análise de uma amostra de dez artigos publicados em periódicos nos últimos cinco anos. Como resultados, identificam-se convergências o “uso das Tecnologias em atividades de Modelagem”, na maioria dos artigos analisados, e proximidades entre Modelagem, TIC e aprendizagem por meio de projetos, quando considerados seus usos em atividades de Modelagem no ensino. Foram identificadas divergências em relação às concepções de Modelagem adotadas e, também, na existência, ou não, de proximidades entre Modelagem e outras tendências em Modelagem Matemática. Identificam-se potencialidades entre Modelagem e TIC quando propiciam novas possibilidades de aprendizagem.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2014-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/317REMATEC; v. 9 n. 17 (2014)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/317/318Copyright (c) 2022 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Luvezute Kripka, Rosana MariaBiembengut , Maria SalettMachado de Lara , Isabel CristinaViali , LoriLahm , Regis Alexandre2022-10-15T13:38:57Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/317Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:38:57Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv MAPEAMENTO DO USO DE TECNOLOGIAS E DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
title MAPEAMENTO DO USO DE TECNOLOGIAS E DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
spellingShingle MAPEAMENTO DO USO DE TECNOLOGIAS E DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
Luvezute Kripka, Rosana Maria
TIC
Modelagem Matemática
Educação Matemática
title_short MAPEAMENTO DO USO DE TECNOLOGIAS E DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
title_full MAPEAMENTO DO USO DE TECNOLOGIAS E DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
title_fullStr MAPEAMENTO DO USO DE TECNOLOGIAS E DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
title_full_unstemmed MAPEAMENTO DO USO DE TECNOLOGIAS E DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
title_sort MAPEAMENTO DO USO DE TECNOLOGIAS E DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
author Luvezute Kripka, Rosana Maria
author_facet Luvezute Kripka, Rosana Maria
Biembengut , Maria Salett
Machado de Lara , Isabel Cristina
Viali , Lori
Lahm , Regis Alexandre
author_role author
author2 Biembengut , Maria Salett
Machado de Lara , Isabel Cristina
Viali , Lori
Lahm , Regis Alexandre
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Luvezute Kripka, Rosana Maria
Biembengut , Maria Salett
Machado de Lara , Isabel Cristina
Viali , Lori
Lahm , Regis Alexandre
dc.subject.por.fl_str_mv TIC
Modelagem Matemática
Educação Matemática
topic TIC
Modelagem Matemática
Educação Matemática
description Neste   artigo   apresenta-se   uma   pesquisa   teórica   cujo   objetivo   foi   identificar   possíveis convergências, divergências e potencialidades no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em produções de Modelagem Matemática, no contexto da Educação. Utilizou- se o mapeamento como procedimento metodológico para reconhecimento e análise de uma amostra de dez artigos publicados em periódicos nos últimos cinco anos. Como resultados, identificam-se convergências o “uso das Tecnologias em atividades de Modelagem”, na maioria dos artigos analisados, e proximidades entre Modelagem, TIC e aprendizagem por meio de projetos, quando considerados seus usos em atividades de Modelagem no ensino. Foram identificadas divergências em relação às concepções de Modelagem adotadas e, também, na existência, ou não, de proximidades entre Modelagem e outras tendências em Modelagem Matemática. Identificam-se potencialidades entre Modelagem e TIC quando propiciam novas possibilidades de aprendizagem.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/317
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/317
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/317/318
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 9 n. 17 (2014)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004115804160