MAPEAMENTO DO USO DE TECNOLOGIAS E DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/317 |
Resumo: | Neste artigo apresenta-se uma pesquisa teórica cujo objetivo foi identificar possíveis convergências, divergências e potencialidades no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em produções de Modelagem Matemática, no contexto da Educação. Utilizou- se o mapeamento como procedimento metodológico para reconhecimento e análise de uma amostra de dez artigos publicados em periódicos nos últimos cinco anos. Como resultados, identificam-se convergências o “uso das Tecnologias em atividades de Modelagem”, na maioria dos artigos analisados, e proximidades entre Modelagem, TIC e aprendizagem por meio de projetos, quando considerados seus usos em atividades de Modelagem no ensino. Foram identificadas divergências em relação às concepções de Modelagem adotadas e, também, na existência, ou não, de proximidades entre Modelagem e outras tendências em Modelagem Matemática. Identificam-se potencialidades entre Modelagem e TIC quando propiciam novas possibilidades de aprendizagem. |
id |
UFPA-6_22331bda78828d64931fc7d12a20a916 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/317 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
MAPEAMENTO DO USO DE TECNOLOGIAS E DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINOTICModelagem MatemáticaEducação MatemáticaNeste artigo apresenta-se uma pesquisa teórica cujo objetivo foi identificar possíveis convergências, divergências e potencialidades no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em produções de Modelagem Matemática, no contexto da Educação. Utilizou- se o mapeamento como procedimento metodológico para reconhecimento e análise de uma amostra de dez artigos publicados em periódicos nos últimos cinco anos. Como resultados, identificam-se convergências o “uso das Tecnologias em atividades de Modelagem”, na maioria dos artigos analisados, e proximidades entre Modelagem, TIC e aprendizagem por meio de projetos, quando considerados seus usos em atividades de Modelagem no ensino. Foram identificadas divergências em relação às concepções de Modelagem adotadas e, também, na existência, ou não, de proximidades entre Modelagem e outras tendências em Modelagem Matemática. Identificam-se potencialidades entre Modelagem e TIC quando propiciam novas possibilidades de aprendizagem.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2014-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/317REMATEC; v. 9 n. 17 (2014)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/317/318Copyright (c) 2022 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Luvezute Kripka, Rosana MariaBiembengut , Maria SalettMachado de Lara , Isabel CristinaViali , LoriLahm , Regis Alexandre2022-10-15T13:38:57Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/317Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:38:57Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
MAPEAMENTO DO USO DE TECNOLOGIAS E DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO |
title |
MAPEAMENTO DO USO DE TECNOLOGIAS E DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO |
spellingShingle |
MAPEAMENTO DO USO DE TECNOLOGIAS E DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO Luvezute Kripka, Rosana Maria TIC Modelagem Matemática Educação Matemática |
title_short |
MAPEAMENTO DO USO DE TECNOLOGIAS E DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO |
title_full |
MAPEAMENTO DO USO DE TECNOLOGIAS E DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO |
title_fullStr |
MAPEAMENTO DO USO DE TECNOLOGIAS E DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO |
title_full_unstemmed |
MAPEAMENTO DO USO DE TECNOLOGIAS E DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO |
title_sort |
MAPEAMENTO DO USO DE TECNOLOGIAS E DE MODELAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO |
author |
Luvezute Kripka, Rosana Maria |
author_facet |
Luvezute Kripka, Rosana Maria Biembengut , Maria Salett Machado de Lara , Isabel Cristina Viali , Lori Lahm , Regis Alexandre |
author_role |
author |
author2 |
Biembengut , Maria Salett Machado de Lara , Isabel Cristina Viali , Lori Lahm , Regis Alexandre |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Luvezute Kripka, Rosana Maria Biembengut , Maria Salett Machado de Lara , Isabel Cristina Viali , Lori Lahm , Regis Alexandre |
dc.subject.por.fl_str_mv |
TIC Modelagem Matemática Educação Matemática |
topic |
TIC Modelagem Matemática Educação Matemática |
description |
Neste artigo apresenta-se uma pesquisa teórica cujo objetivo foi identificar possíveis convergências, divergências e potencialidades no uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em produções de Modelagem Matemática, no contexto da Educação. Utilizou- se o mapeamento como procedimento metodológico para reconhecimento e análise de uma amostra de dez artigos publicados em periódicos nos últimos cinco anos. Como resultados, identificam-se convergências o “uso das Tecnologias em atividades de Modelagem”, na maioria dos artigos analisados, e proximidades entre Modelagem, TIC e aprendizagem por meio de projetos, quando considerados seus usos em atividades de Modelagem no ensino. Foram identificadas divergências em relação às concepções de Modelagem adotadas e, também, na existência, ou não, de proximidades entre Modelagem e outras tendências em Modelagem Matemática. Identificam-se potencialidades entre Modelagem e TIC quando propiciam novas possibilidades de aprendizagem. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/317 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/317 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/317/318 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 9 n. 17 (2014) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004115804160 |