O conceito de função em situações de modelagem matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Dirceu dos Santos
Data de Publicação: 2005
Outros Autores: Almeida, Lourde Maria Werle de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Zetetiké (Online)
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646980
Resumo: Este trabalho ilustra como os alunos concebem o conceito de função em situações de modelagem matemática. Analisamos a influência do contexto dessas situações sobre o modo como os alunos constroem o conceito de função. Concluímos que, em situações de modelagem matemática, os alunos percebem o valor instrumental da matemática e constroem uma visão dinâmica do conceito de função, percebendo-o no seu aspecto variacional, como relação entre variáveis e não apenas como um conjunto de pares ordenados.
id UNICAMP-21_30988129ff5dbeed076658a0c031e550
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646980
network_acronym_str UNICAMP-21
network_name_str Zetetiké (Online)
repository_id_str
spelling O conceito de função em situações de modelagem matemáticaO conceito de função em situações de modelagem matemáticaEducação matemáticaModelagem matemáticaEducação matemáticaModelagem matemáticaEste trabalho ilustra como os alunos concebem o conceito de função em situações de modelagem matemática. Analisamos a influência do contexto dessas situações sobre o modo como os alunos constroem o conceito de função. Concluímos que, em situações de modelagem matemática, os alunos percebem o valor instrumental da matemática e constroem uma visão dinâmica do conceito de função, percebendo-o no seu aspecto variacional, como relação entre variáveis e não apenas como um conjunto de pares ordenados.Este trabalho ilustra como os alunos concebem o conceito de função em situações de modelagem matemática. Analisamos a influência do contexto dessas situações sobre o modo como os alunos constroem o conceito de função. Concluímos que, em situações de modelagem matemática, os alunos percebem o valor instrumental da matemática e constroem uma visão dinâmica do conceito de função, percebendo-o no seu aspecto variacional, como relação entre variáveis e não apenas como um conjunto de pares ordenados.Universidade Estadual de Campinas2005-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864698010.20396/zet.v13i23.8646980Zetetike; Vol. 13 No. 1 (2005): jan./jun. [23]; 63-86Zetetike; Vol. 13 Núm. 1 (2005): jan./jun. [23]; 63-86Zetetike; v. 13 n. 1 (2005): jan./jun. [23]; 63-862176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646980/13881Brasil; 2005Brasil; 2005Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Dirceu dos SantosAlmeida, Lourde Maria Werle de2023-10-27T13:26:37Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646980Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-27T13:26:37Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O conceito de função em situações de modelagem matemática
O conceito de função em situações de modelagem matemática
title O conceito de função em situações de modelagem matemática
spellingShingle O conceito de função em situações de modelagem matemática
Brito, Dirceu dos Santos
Educação matemática
Modelagem matemática
Educação matemática
Modelagem matemática
title_short O conceito de função em situações de modelagem matemática
title_full O conceito de função em situações de modelagem matemática
title_fullStr O conceito de função em situações de modelagem matemática
title_full_unstemmed O conceito de função em situações de modelagem matemática
title_sort O conceito de função em situações de modelagem matemática
author Brito, Dirceu dos Santos
author_facet Brito, Dirceu dos Santos
Almeida, Lourde Maria Werle de
author_role author
author2 Almeida, Lourde Maria Werle de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Dirceu dos Santos
Almeida, Lourde Maria Werle de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação matemática
Modelagem matemática
Educação matemática
Modelagem matemática
topic Educação matemática
Modelagem matemática
Educação matemática
Modelagem matemática
description Este trabalho ilustra como os alunos concebem o conceito de função em situações de modelagem matemática. Analisamos a influência do contexto dessas situações sobre o modo como os alunos constroem o conceito de função. Concluímos que, em situações de modelagem matemática, os alunos percebem o valor instrumental da matemática e constroem uma visão dinâmica do conceito de função, percebendo-o no seu aspecto variacional, como relação entre variáveis e não apenas como um conjunto de pares ordenados.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-05-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646980
10.20396/zet.v13i23.8646980
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646980
identifier_str_mv 10.20396/zet.v13i23.8646980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646980/13881
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; 2005
Brasil; 2005
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv Zetetike; Vol. 13 No. 1 (2005): jan./jun. [23]; 63-86
Zetetike; Vol. 13 Núm. 1 (2005): jan./jun. [23]; 63-86
Zetetike; v. 13 n. 1 (2005): jan./jun. [23]; 63-86
2176-1744
reponame:Zetetiké (Online)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Zetetiké (Online)
collection Zetetiké (Online)
repository.name.fl_str_mv Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv zetetike@unicamp.br
_version_ 1798329591635378176