O conceito de função em situações de modelagem matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Zetetiké (Online) |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646980 |
Resumo: | Este trabalho ilustra como os alunos concebem o conceito de função em situações de modelagem matemática. Analisamos a influência do contexto dessas situações sobre o modo como os alunos constroem o conceito de função. Concluímos que, em situações de modelagem matemática, os alunos percebem o valor instrumental da matemática e constroem uma visão dinâmica do conceito de função, percebendo-o no seu aspecto variacional, como relação entre variáveis e não apenas como um conjunto de pares ordenados. |
id |
UNICAMP-21_30988129ff5dbeed076658a0c031e550 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646980 |
network_acronym_str |
UNICAMP-21 |
network_name_str |
Zetetiké (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O conceito de função em situações de modelagem matemáticaO conceito de função em situações de modelagem matemáticaEducação matemáticaModelagem matemáticaEducação matemáticaModelagem matemáticaEste trabalho ilustra como os alunos concebem o conceito de função em situações de modelagem matemática. Analisamos a influência do contexto dessas situações sobre o modo como os alunos constroem o conceito de função. Concluímos que, em situações de modelagem matemática, os alunos percebem o valor instrumental da matemática e constroem uma visão dinâmica do conceito de função, percebendo-o no seu aspecto variacional, como relação entre variáveis e não apenas como um conjunto de pares ordenados.Este trabalho ilustra como os alunos concebem o conceito de função em situações de modelagem matemática. Analisamos a influência do contexto dessas situações sobre o modo como os alunos constroem o conceito de função. Concluímos que, em situações de modelagem matemática, os alunos percebem o valor instrumental da matemática e constroem uma visão dinâmica do conceito de função, percebendo-o no seu aspecto variacional, como relação entre variáveis e não apenas como um conjunto de pares ordenados.Universidade Estadual de Campinas2005-05-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/864698010.20396/zet.v13i23.8646980Zetetike; Vol. 13 No. 1 (2005): jan./jun. [23]; 63-86Zetetike; Vol. 13 Núm. 1 (2005): jan./jun. [23]; 63-86Zetetike; v. 13 n. 1 (2005): jan./jun. [23]; 63-862176-1744reponame:Zetetiké (Online)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646980/13881Brasil; 2005Brasil; 2005Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemáticahttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Dirceu dos SantosAlmeida, Lourde Maria Werle de2023-10-27T13:26:37Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8646980Revistahttp://www.fe.unicamp.br/zetetike/PUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/oaizetetike@unicamp.br2176-17440104-4877opendoar:2023-10-27T13:26:37Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O conceito de função em situações de modelagem matemática O conceito de função em situações de modelagem matemática |
title |
O conceito de função em situações de modelagem matemática |
spellingShingle |
O conceito de função em situações de modelagem matemática Brito, Dirceu dos Santos Educação matemática Modelagem matemática Educação matemática Modelagem matemática |
title_short |
O conceito de função em situações de modelagem matemática |
title_full |
O conceito de função em situações de modelagem matemática |
title_fullStr |
O conceito de função em situações de modelagem matemática |
title_full_unstemmed |
O conceito de função em situações de modelagem matemática |
title_sort |
O conceito de função em situações de modelagem matemática |
author |
Brito, Dirceu dos Santos |
author_facet |
Brito, Dirceu dos Santos Almeida, Lourde Maria Werle de |
author_role |
author |
author2 |
Almeida, Lourde Maria Werle de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Dirceu dos Santos Almeida, Lourde Maria Werle de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação matemática Modelagem matemática Educação matemática Modelagem matemática |
topic |
Educação matemática Modelagem matemática Educação matemática Modelagem matemática |
description |
Este trabalho ilustra como os alunos concebem o conceito de função em situações de modelagem matemática. Analisamos a influência do contexto dessas situações sobre o modo como os alunos constroem o conceito de função. Concluímos que, em situações de modelagem matemática, os alunos percebem o valor instrumental da matemática e constroem uma visão dinâmica do conceito de função, percebendo-o no seu aspecto variacional, como relação entre variáveis e não apenas como um conjunto de pares ordenados. |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005-05-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646980 10.20396/zet.v13i23.8646980 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646980 |
identifier_str_mv |
10.20396/zet.v13i23.8646980 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8646980/13881 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 Zetetiké: Revista de Educação Matemática https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; 2005 Brasil; 2005 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
Zetetike; Vol. 13 No. 1 (2005): jan./jun. [23]; 63-86 Zetetike; Vol. 13 Núm. 1 (2005): jan./jun. [23]; 63-86 Zetetike; v. 13 n. 1 (2005): jan./jun. [23]; 63-86 2176-1744 reponame:Zetetiké (Online) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Zetetiké (Online) |
collection |
Zetetiké (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Zetetiké (Online) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
zetetike@unicamp.br |
_version_ |
1798329591635378176 |