Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/35 |
Resumo: | Este artigo objetiva discutir a percepção dos professores de Matemática em relação à própria formação acerca da inclusão de pessoas com deficiência e as contribuições da disciplina Laboratório de Recursos Didáticos no processo de formação, no que se refere: 1) a percepção de licenciandos sobre o espaço de discussão da temática; 2) a contribuição da disciplina de Laboratório de Recursos Didáticos na formação inicial do professor de Matemática. A pesquisa qualitativa de estudo de caso teve como instrumentos de coleta de dados, questionário, tarefa e planejamento realizados pelos licenciandos. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que o espaço de discussão sobre o ensino e a aprendizagem de alunos com deficiência durante a formação inicial ainda é incipiente, a indicar que a principal colaboração da disciplina se refere à proposição de planejamento por parte dos licenciandos de tarefas matemáticas inclusivas. Com isso, aponta-se para a urgência de a temática fazer parte da formação inicial de professores a contemplar mais práticas pedagógicas inclusivas. |
id |
UFPA-6_256ad744c46e8a965e3236f523da54c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/35 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação InclusivaFormação Inicial de ProfessoresEducação InclusivaEducação MatemáticaEducação EspecialEste artigo objetiva discutir a percepção dos professores de Matemática em relação à própria formação acerca da inclusão de pessoas com deficiência e as contribuições da disciplina Laboratório de Recursos Didáticos no processo de formação, no que se refere: 1) a percepção de licenciandos sobre o espaço de discussão da temática; 2) a contribuição da disciplina de Laboratório de Recursos Didáticos na formação inicial do professor de Matemática. A pesquisa qualitativa de estudo de caso teve como instrumentos de coleta de dados, questionário, tarefa e planejamento realizados pelos licenciandos. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que o espaço de discussão sobre o ensino e a aprendizagem de alunos com deficiência durante a formação inicial ainda é incipiente, a indicar que a principal colaboração da disciplina se refere à proposição de planejamento por parte dos licenciandos de tarefas matemáticas inclusivas. Com isso, aponta-se para a urgência de a temática fazer parte da formação inicial de professores a contemplar mais práticas pedagógicas inclusivas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/3510.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p01-18.id333REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 01-182675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/35/34Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves da Costa, Priscila KabbazRutz da Silva, Sani de CarvalhoNoronha, Adriela Maria2022-11-17T22:36:57Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/35Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:36:57Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva |
title |
Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva |
spellingShingle |
Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva Alves da Costa, Priscila Kabbaz Formação Inicial de Professores Educação Inclusiva Educação Matemática Educação Especial |
title_short |
Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva |
title_full |
Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva |
title_fullStr |
Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva |
title_full_unstemmed |
Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva |
title_sort |
Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva |
author |
Alves da Costa, Priscila Kabbaz |
author_facet |
Alves da Costa, Priscila Kabbaz Rutz da Silva, Sani de Carvalho Noronha, Adriela Maria |
author_role |
author |
author2 |
Rutz da Silva, Sani de Carvalho Noronha, Adriela Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves da Costa, Priscila Kabbaz Rutz da Silva, Sani de Carvalho Noronha, Adriela Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Inicial de Professores Educação Inclusiva Educação Matemática Educação Especial |
topic |
Formação Inicial de Professores Educação Inclusiva Educação Matemática Educação Especial |
description |
Este artigo objetiva discutir a percepção dos professores de Matemática em relação à própria formação acerca da inclusão de pessoas com deficiência e as contribuições da disciplina Laboratório de Recursos Didáticos no processo de formação, no que se refere: 1) a percepção de licenciandos sobre o espaço de discussão da temática; 2) a contribuição da disciplina de Laboratório de Recursos Didáticos na formação inicial do professor de Matemática. A pesquisa qualitativa de estudo de caso teve como instrumentos de coleta de dados, questionário, tarefa e planejamento realizados pelos licenciandos. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que o espaço de discussão sobre o ensino e a aprendizagem de alunos com deficiência durante a formação inicial ainda é incipiente, a indicar que a principal colaboração da disciplina se refere à proposição de planejamento por parte dos licenciandos de tarefas matemáticas inclusivas. Com isso, aponta-se para a urgência de a temática fazer parte da formação inicial de professores a contemplar mais práticas pedagógicas inclusivas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/35 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p01-18.id333 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/35 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p01-18.id333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/35/34 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 01-18 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002712809472 |