Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves da Costa, Priscila Kabbaz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Rutz da Silva, Sani de Carvalho, Noronha, Adriela Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/35
Resumo: Este artigo objetiva discutir a percepção dos professores de Matemática em relação à própria formação acerca da inclusão de pessoas com deficiência e as contribuições da disciplina Laboratório de Recursos Didáticos no processo de formação, no que se refere: 1) a percepção de licenciandos sobre o espaço de discussão da temática; 2) a contribuição da disciplina de Laboratório de Recursos Didáticos na formação inicial do professor de Matemática. A pesquisa qualitativa de estudo de caso teve como instrumentos de coleta de dados, questionário, tarefa e planejamento realizados pelos licenciandos. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que o espaço de discussão sobre o ensino e a aprendizagem de alunos com deficiência durante a formação inicial ainda é incipiente, a indicar que a principal colaboração da disciplina se refere à proposição de planejamento por parte dos licenciandos de tarefas matemáticas inclusivas. Com isso, aponta-se para a urgência de a temática fazer parte da formação inicial de professores a contemplar mais práticas pedagógicas inclusivas.
id UFPA-6_256ad744c46e8a965e3236f523da54c6
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/35
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação InclusivaFormação Inicial de ProfessoresEducação InclusivaEducação MatemáticaEducação EspecialEste artigo objetiva discutir a percepção dos professores de Matemática em relação à própria formação acerca da inclusão de pessoas com deficiência e as contribuições da disciplina Laboratório de Recursos Didáticos no processo de formação, no que se refere: 1) a percepção de licenciandos sobre o espaço de discussão da temática; 2) a contribuição da disciplina de Laboratório de Recursos Didáticos na formação inicial do professor de Matemática. A pesquisa qualitativa de estudo de caso teve como instrumentos de coleta de dados, questionário, tarefa e planejamento realizados pelos licenciandos. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que o espaço de discussão sobre o ensino e a aprendizagem de alunos com deficiência durante a formação inicial ainda é incipiente, a indicar que a principal colaboração da disciplina se refere à proposição de planejamento por parte dos licenciandos de tarefas matemáticas inclusivas. Com isso, aponta-se para a urgência de a temática fazer parte da formação inicial de professores a contemplar mais práticas pedagógicas inclusivas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/3510.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p01-18.id333REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 01-182675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/35/34Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves da Costa, Priscila KabbazRutz da Silva, Sani de CarvalhoNoronha, Adriela Maria2022-11-17T22:36:57Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/35Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:36:57Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva
title Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva
spellingShingle Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva
Alves da Costa, Priscila Kabbaz
Formação Inicial de Professores
Educação Inclusiva
Educação Matemática
Educação Especial
title_short Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva
title_full Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva
title_fullStr Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva
title_full_unstemmed Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva
title_sort Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva
author Alves da Costa, Priscila Kabbaz
author_facet Alves da Costa, Priscila Kabbaz
Rutz da Silva, Sani de Carvalho
Noronha, Adriela Maria
author_role author
author2 Rutz da Silva, Sani de Carvalho
Noronha, Adriela Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves da Costa, Priscila Kabbaz
Rutz da Silva, Sani de Carvalho
Noronha, Adriela Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial de Professores
Educação Inclusiva
Educação Matemática
Educação Especial
topic Formação Inicial de Professores
Educação Inclusiva
Educação Matemática
Educação Especial
description Este artigo objetiva discutir a percepção dos professores de Matemática em relação à própria formação acerca da inclusão de pessoas com deficiência e as contribuições da disciplina Laboratório de Recursos Didáticos no processo de formação, no que se refere: 1) a percepção de licenciandos sobre o espaço de discussão da temática; 2) a contribuição da disciplina de Laboratório de Recursos Didáticos na formação inicial do professor de Matemática. A pesquisa qualitativa de estudo de caso teve como instrumentos de coleta de dados, questionário, tarefa e planejamento realizados pelos licenciandos. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que o espaço de discussão sobre o ensino e a aprendizagem de alunos com deficiência durante a formação inicial ainda é incipiente, a indicar que a principal colaboração da disciplina se refere à proposição de planejamento por parte dos licenciandos de tarefas matemáticas inclusivas. Com isso, aponta-se para a urgência de a temática fazer parte da formação inicial de professores a contemplar mais práticas pedagógicas inclusivas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/35
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p01-18.id333
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/35
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p01-18.id333
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/35/34
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 01-18
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002712809472