Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
DOI: | 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p01-18.id333 |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/35 |
Resumo: | Este artigo objetiva discutir a percepção dos professores de Matemática em relação à própria formação acerca da inclusão de pessoas com deficiência e as contribuições da disciplina Laboratório de Recursos Didáticos no processo de formação, no que se refere: 1) a percepção de licenciandos sobre o espaço de discussão da temática; 2) a contribuição da disciplina de Laboratório de Recursos Didáticos na formação inicial do professor de Matemática. A pesquisa qualitativa de estudo de caso teve como instrumentos de coleta de dados, questionário, tarefa e planejamento realizados pelos licenciandos. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que o espaço de discussão sobre o ensino e a aprendizagem de alunos com deficiência durante a formação inicial ainda é incipiente, a indicar que a principal colaboração da disciplina se refere à proposição de planejamento por parte dos licenciandos de tarefas matemáticas inclusivas. Com isso, aponta-se para a urgência de a temática fazer parte da formação inicial de professores a contemplar mais práticas pedagógicas inclusivas. |
id |
UFPA-6_256ad744c46e8a965e3236f523da54c6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/35 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
spelling |
Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação InclusivaFormação Inicial de ProfessoresEducação InclusivaEducação MatemáticaEducação EspecialEste artigo objetiva discutir a percepção dos professores de Matemática em relação à própria formação acerca da inclusão de pessoas com deficiência e as contribuições da disciplina Laboratório de Recursos Didáticos no processo de formação, no que se refere: 1) a percepção de licenciandos sobre o espaço de discussão da temática; 2) a contribuição da disciplina de Laboratório de Recursos Didáticos na formação inicial do professor de Matemática. A pesquisa qualitativa de estudo de caso teve como instrumentos de coleta de dados, questionário, tarefa e planejamento realizados pelos licenciandos. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que o espaço de discussão sobre o ensino e a aprendizagem de alunos com deficiência durante a formação inicial ainda é incipiente, a indicar que a principal colaboração da disciplina se refere à proposição de planejamento por parte dos licenciandos de tarefas matemáticas inclusivas. Com isso, aponta-se para a urgência de a temática fazer parte da formação inicial de professores a contemplar mais práticas pedagógicas inclusivas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/3510.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p01-18.id333REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 01-182675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/35/34Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlves da Costa, Priscila KabbazRutz da Silva, Sani de CarvalhoNoronha, Adriela Maria2022-11-17T22:36:57Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/35Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:36:57Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva |
title |
Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva |
spellingShingle |
Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva Alves da Costa, Priscila Kabbaz Formação Inicial de Professores Educação Inclusiva Educação Matemática Educação Especial Alves da Costa, Priscila Kabbaz Formação Inicial de Professores Educação Inclusiva Educação Matemática Educação Especial |
title_short |
Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva |
title_full |
Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva |
title_fullStr |
Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva |
title_full_unstemmed |
Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva |
title_sort |
Formação Inicial de Professores de Matemática na Perspectiva da Educação Inclusiva |
author |
Alves da Costa, Priscila Kabbaz |
author_facet |
Alves da Costa, Priscila Kabbaz Alves da Costa, Priscila Kabbaz Rutz da Silva, Sani de Carvalho Noronha, Adriela Maria Rutz da Silva, Sani de Carvalho Noronha, Adriela Maria |
author_role |
author |
author2 |
Rutz da Silva, Sani de Carvalho Noronha, Adriela Maria |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves da Costa, Priscila Kabbaz Rutz da Silva, Sani de Carvalho Noronha, Adriela Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Inicial de Professores Educação Inclusiva Educação Matemática Educação Especial |
topic |
Formação Inicial de Professores Educação Inclusiva Educação Matemática Educação Especial |
description |
Este artigo objetiva discutir a percepção dos professores de Matemática em relação à própria formação acerca da inclusão de pessoas com deficiência e as contribuições da disciplina Laboratório de Recursos Didáticos no processo de formação, no que se refere: 1) a percepção de licenciandos sobre o espaço de discussão da temática; 2) a contribuição da disciplina de Laboratório de Recursos Didáticos na formação inicial do professor de Matemática. A pesquisa qualitativa de estudo de caso teve como instrumentos de coleta de dados, questionário, tarefa e planejamento realizados pelos licenciandos. Os dados foram analisados por meio da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que o espaço de discussão sobre o ensino e a aprendizagem de alunos com deficiência durante a formação inicial ainda é incipiente, a indicar que a principal colaboração da disciplina se refere à proposição de planejamento por parte dos licenciandos de tarefas matemáticas inclusivas. Com isso, aponta-se para a urgência de a temática fazer parte da formação inicial de professores a contemplar mais práticas pedagógicas inclusivas. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/35 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p01-18.id333 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/35 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p01-18.id333 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/35/34 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 01-18 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1822179651456335872 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p01-18.id333 |