Representações Múltiplas no ensino de Álgebra e Resolução de Problemas: aspectos teóricos e práticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cruz Martins, Fabíola da
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Andrade, Silvanio de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/75
Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar as potencialidades das Representações Múltiplas no ensino-aprendizagem de Álgebra através da Resolução de Problemas. A Pesquisa caracteriza-se como qualitativa, na modalidade de Pesquisa Pedagógica e foi desenvolvida por meio de uma Oficina com licenciandos em Matemática de uma Universidade Federal na Paraíba. Neste trabalho, utilizou-se a Resolução de Problemas em sua perspectiva atual, a qual é considerada uma metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática. Os resultados apontam um notório avanço dos alunos, sobretudo na transição entre as representações, visto que eles passaram a utilizar a linguagem matemática para expressar as resoluções dos problemas, não recorrendo à tentativa e erro, como no início da Oficina. Portanto, evidencia-se que as Representações Múltiplas de Álgebra e a transição entre elas, aliada a Resolução de Problemas, favorecem uma aprendizagem com mais compreensão e contribui para a construção de uma nova postura frente ao ensino de Álgebra.
id UFPA-6_258a840c15a28de345319d5316c2def2
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/75
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Representações Múltiplas no ensino de Álgebra e Resolução de Problemas: aspectos teóricos e práticosEducação AlgébricaSistemas LinearesExploração-Resolução-Proposição de ProblemasFormação Inicial do ProfessorEste artigo tem como objetivo apresentar as potencialidades das Representações Múltiplas no ensino-aprendizagem de Álgebra através da Resolução de Problemas. A Pesquisa caracteriza-se como qualitativa, na modalidade de Pesquisa Pedagógica e foi desenvolvida por meio de uma Oficina com licenciandos em Matemática de uma Universidade Federal na Paraíba. Neste trabalho, utilizou-se a Resolução de Problemas em sua perspectiva atual, a qual é considerada uma metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática. Os resultados apontam um notório avanço dos alunos, sobretudo na transição entre as representações, visto que eles passaram a utilizar a linguagem matemática para expressar as resoluções dos problemas, não recorrendo à tentativa e erro, como no início da Oficina. Portanto, evidencia-se que as Representações Múltiplas de Álgebra e a transição entre elas, aliada a Resolução de Problemas, favorecem uma aprendizagem com mais compreensão e contribui para a construção de uma nova postura frente ao ensino de Álgebra.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/7510.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p277-294.id360REMATEC; v. 16 (2021): Fluxo Contínuo; 277-2942675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/75/74Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz Martins, Fabíola daAndrade, Silvanio de2022-11-17T22:37:04Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/75Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:37:04Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Representações Múltiplas no ensino de Álgebra e Resolução de Problemas: aspectos teóricos e práticos
title Representações Múltiplas no ensino de Álgebra e Resolução de Problemas: aspectos teóricos e práticos
spellingShingle Representações Múltiplas no ensino de Álgebra e Resolução de Problemas: aspectos teóricos e práticos
Cruz Martins, Fabíola da
Educação Algébrica
Sistemas Lineares
Exploração-Resolução-Proposição de Problemas
Formação Inicial do Professor
title_short Representações Múltiplas no ensino de Álgebra e Resolução de Problemas: aspectos teóricos e práticos
title_full Representações Múltiplas no ensino de Álgebra e Resolução de Problemas: aspectos teóricos e práticos
title_fullStr Representações Múltiplas no ensino de Álgebra e Resolução de Problemas: aspectos teóricos e práticos
title_full_unstemmed Representações Múltiplas no ensino de Álgebra e Resolução de Problemas: aspectos teóricos e práticos
title_sort Representações Múltiplas no ensino de Álgebra e Resolução de Problemas: aspectos teóricos e práticos
author Cruz Martins, Fabíola da
author_facet Cruz Martins, Fabíola da
Andrade, Silvanio de
author_role author
author2 Andrade, Silvanio de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cruz Martins, Fabíola da
Andrade, Silvanio de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Algébrica
Sistemas Lineares
Exploração-Resolução-Proposição de Problemas
Formação Inicial do Professor
topic Educação Algébrica
Sistemas Lineares
Exploração-Resolução-Proposição de Problemas
Formação Inicial do Professor
description Este artigo tem como objetivo apresentar as potencialidades das Representações Múltiplas no ensino-aprendizagem de Álgebra através da Resolução de Problemas. A Pesquisa caracteriza-se como qualitativa, na modalidade de Pesquisa Pedagógica e foi desenvolvida por meio de uma Oficina com licenciandos em Matemática de uma Universidade Federal na Paraíba. Neste trabalho, utilizou-se a Resolução de Problemas em sua perspectiva atual, a qual é considerada uma metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática. Os resultados apontam um notório avanço dos alunos, sobretudo na transição entre as representações, visto que eles passaram a utilizar a linguagem matemática para expressar as resoluções dos problemas, não recorrendo à tentativa e erro, como no início da Oficina. Portanto, evidencia-se que as Representações Múltiplas de Álgebra e a transição entre elas, aliada a Resolução de Problemas, favorecem uma aprendizagem com mais compreensão e contribui para a construção de uma nova postura frente ao ensino de Álgebra.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-02-02
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/75
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p277-294.id360
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/75
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p277-294.id360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/75/74
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 16 (2021): Fluxo Contínuo; 277-294
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002769432576