Representações Múltiplas no ensino de Álgebra e Resolução de Problemas: aspectos teóricos e práticos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/75 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo apresentar as potencialidades das Representações Múltiplas no ensino-aprendizagem de Álgebra através da Resolução de Problemas. A Pesquisa caracteriza-se como qualitativa, na modalidade de Pesquisa Pedagógica e foi desenvolvida por meio de uma Oficina com licenciandos em Matemática de uma Universidade Federal na Paraíba. Neste trabalho, utilizou-se a Resolução de Problemas em sua perspectiva atual, a qual é considerada uma metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática. Os resultados apontam um notório avanço dos alunos, sobretudo na transição entre as representações, visto que eles passaram a utilizar a linguagem matemática para expressar as resoluções dos problemas, não recorrendo à tentativa e erro, como no início da Oficina. Portanto, evidencia-se que as Representações Múltiplas de Álgebra e a transição entre elas, aliada a Resolução de Problemas, favorecem uma aprendizagem com mais compreensão e contribui para a construção de uma nova postura frente ao ensino de Álgebra. |
id |
UFPA-6_258a840c15a28de345319d5316c2def2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/75 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações Múltiplas no ensino de Álgebra e Resolução de Problemas: aspectos teóricos e práticosEducação AlgébricaSistemas LinearesExploração-Resolução-Proposição de ProblemasFormação Inicial do ProfessorEste artigo tem como objetivo apresentar as potencialidades das Representações Múltiplas no ensino-aprendizagem de Álgebra através da Resolução de Problemas. A Pesquisa caracteriza-se como qualitativa, na modalidade de Pesquisa Pedagógica e foi desenvolvida por meio de uma Oficina com licenciandos em Matemática de uma Universidade Federal na Paraíba. Neste trabalho, utilizou-se a Resolução de Problemas em sua perspectiva atual, a qual é considerada uma metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática. Os resultados apontam um notório avanço dos alunos, sobretudo na transição entre as representações, visto que eles passaram a utilizar a linguagem matemática para expressar as resoluções dos problemas, não recorrendo à tentativa e erro, como no início da Oficina. Portanto, evidencia-se que as Representações Múltiplas de Álgebra e a transição entre elas, aliada a Resolução de Problemas, favorecem uma aprendizagem com mais compreensão e contribui para a construção de uma nova postura frente ao ensino de Álgebra.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-02-02info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/7510.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p277-294.id360REMATEC; v. 16 (2021): Fluxo Contínuo; 277-2942675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/75/74Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCruz Martins, Fabíola daAndrade, Silvanio de2022-11-17T22:37:04Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/75Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:37:04Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações Múltiplas no ensino de Álgebra e Resolução de Problemas: aspectos teóricos e práticos |
title |
Representações Múltiplas no ensino de Álgebra e Resolução de Problemas: aspectos teóricos e práticos |
spellingShingle |
Representações Múltiplas no ensino de Álgebra e Resolução de Problemas: aspectos teóricos e práticos Cruz Martins, Fabíola da Educação Algébrica Sistemas Lineares Exploração-Resolução-Proposição de Problemas Formação Inicial do Professor |
title_short |
Representações Múltiplas no ensino de Álgebra e Resolução de Problemas: aspectos teóricos e práticos |
title_full |
Representações Múltiplas no ensino de Álgebra e Resolução de Problemas: aspectos teóricos e práticos |
title_fullStr |
Representações Múltiplas no ensino de Álgebra e Resolução de Problemas: aspectos teóricos e práticos |
title_full_unstemmed |
Representações Múltiplas no ensino de Álgebra e Resolução de Problemas: aspectos teóricos e práticos |
title_sort |
Representações Múltiplas no ensino de Álgebra e Resolução de Problemas: aspectos teóricos e práticos |
author |
Cruz Martins, Fabíola da |
author_facet |
Cruz Martins, Fabíola da Andrade, Silvanio de |
author_role |
author |
author2 |
Andrade, Silvanio de |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cruz Martins, Fabíola da Andrade, Silvanio de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Algébrica Sistemas Lineares Exploração-Resolução-Proposição de Problemas Formação Inicial do Professor |
topic |
Educação Algébrica Sistemas Lineares Exploração-Resolução-Proposição de Problemas Formação Inicial do Professor |
description |
Este artigo tem como objetivo apresentar as potencialidades das Representações Múltiplas no ensino-aprendizagem de Álgebra através da Resolução de Problemas. A Pesquisa caracteriza-se como qualitativa, na modalidade de Pesquisa Pedagógica e foi desenvolvida por meio de uma Oficina com licenciandos em Matemática de uma Universidade Federal na Paraíba. Neste trabalho, utilizou-se a Resolução de Problemas em sua perspectiva atual, a qual é considerada uma metodologia de ensino-aprendizagem de Matemática. Os resultados apontam um notório avanço dos alunos, sobretudo na transição entre as representações, visto que eles passaram a utilizar a linguagem matemática para expressar as resoluções dos problemas, não recorrendo à tentativa e erro, como no início da Oficina. Portanto, evidencia-se que as Representações Múltiplas de Álgebra e a transição entre elas, aliada a Resolução de Problemas, favorecem uma aprendizagem com mais compreensão e contribui para a construção de uma nova postura frente ao ensino de Álgebra. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-02-02 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/75 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p277-294.id360 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/75 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n.p277-294.id360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/75/74 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 16 (2021): Fluxo Contínuo; 277-294 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002769432576 |