O estudo de equações polinomiais: uma experiência de ensino-aprendizagem com proposição de problemas: The study of polynomial equations: a teaching-learning experience with problem proposition
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Veras |
Texto Completo: | https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53711 |
Resumo: | Este artigo é um relato de uma experiência e tem como objetivo introduzir equações polinomiais em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma Instituição Pública Federal na perspectiva da metodologia de ensino-aprendizagem com proposição de problemas à luz do educador Paulo Freire. A álgebra das equações polinomiais no Ensino Médio faz parte de um tópico de conteúdo considerado denso, impenetrável e envolvente. Por isso, torna-se essencial para os alunos do Ensino Médio ter domínio de conteúdo e pensamento algébrico devido à possibilidade de torná-lo útil no cotidiano. Dentre as análises e resultados desse relato de experiência, apontamos a importância de permitir que os alunos elaborem os seus próprios problemas e possibilitar o desenvolvimento de habilidades de produção escrita, de codificação e descodificação de situações-problemas de matemática no estudo das equações algébricas. Além de promover desenvolvimento de criação e análise crítica de problemas de matemática de elaboração própria ou ainda proposta pelo professor. |
id |
VERACRUZ-0_3c4046a9981d56e5904017e304976f33 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53711 |
network_acronym_str |
VERACRUZ-0 |
network_name_str |
Revista Veras |
repository_id_str |
|
spelling |
O estudo de equações polinomiais: uma experiência de ensino-aprendizagem com proposição de problemas: The study of polynomial equations: a teaching-learning experience with problem propositionálgebraequações polinomiaisproposição de problemasEste artigo é um relato de uma experiência e tem como objetivo introduzir equações polinomiais em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma Instituição Pública Federal na perspectiva da metodologia de ensino-aprendizagem com proposição de problemas à luz do educador Paulo Freire. A álgebra das equações polinomiais no Ensino Médio faz parte de um tópico de conteúdo considerado denso, impenetrável e envolvente. Por isso, torna-se essencial para os alunos do Ensino Médio ter domínio de conteúdo e pensamento algébrico devido à possibilidade de torná-lo útil no cotidiano. Dentre as análises e resultados desse relato de experiência, apontamos a importância de permitir que os alunos elaborem os seus próprios problemas e possibilitar o desenvolvimento de habilidades de produção escrita, de codificação e descodificação de situações-problemas de matemática no estudo das equações algébricas. Além de promover desenvolvimento de criação e análise crítica de problemas de matemática de elaboração própria ou ainda proposta pelo professor.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5371110.34117/bjdv8n11-005Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 70852-70870Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 70852-70870Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 70852-708702525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53711/39878Copyright (c) 2022 Ledevande Martins da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ledevande Martins da2022-11-30T19:25:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53711Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:11.134762Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O estudo de equações polinomiais: uma experiência de ensino-aprendizagem com proposição de problemas: The study of polynomial equations: a teaching-learning experience with problem proposition |
title |
O estudo de equações polinomiais: uma experiência de ensino-aprendizagem com proposição de problemas: The study of polynomial equations: a teaching-learning experience with problem proposition |
spellingShingle |
O estudo de equações polinomiais: uma experiência de ensino-aprendizagem com proposição de problemas: The study of polynomial equations: a teaching-learning experience with problem proposition Silva, Ledevande Martins da álgebra equações polinomiais proposição de problemas |
title_short |
O estudo de equações polinomiais: uma experiência de ensino-aprendizagem com proposição de problemas: The study of polynomial equations: a teaching-learning experience with problem proposition |
title_full |
O estudo de equações polinomiais: uma experiência de ensino-aprendizagem com proposição de problemas: The study of polynomial equations: a teaching-learning experience with problem proposition |
title_fullStr |
O estudo de equações polinomiais: uma experiência de ensino-aprendizagem com proposição de problemas: The study of polynomial equations: a teaching-learning experience with problem proposition |
title_full_unstemmed |
O estudo de equações polinomiais: uma experiência de ensino-aprendizagem com proposição de problemas: The study of polynomial equations: a teaching-learning experience with problem proposition |
title_sort |
O estudo de equações polinomiais: uma experiência de ensino-aprendizagem com proposição de problemas: The study of polynomial equations: a teaching-learning experience with problem proposition |
author |
Silva, Ledevande Martins da |
author_facet |
Silva, Ledevande Martins da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Ledevande Martins da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
álgebra equações polinomiais proposição de problemas |
topic |
álgebra equações polinomiais proposição de problemas |
description |
Este artigo é um relato de uma experiência e tem como objetivo introduzir equações polinomiais em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma Instituição Pública Federal na perspectiva da metodologia de ensino-aprendizagem com proposição de problemas à luz do educador Paulo Freire. A álgebra das equações polinomiais no Ensino Médio faz parte de um tópico de conteúdo considerado denso, impenetrável e envolvente. Por isso, torna-se essencial para os alunos do Ensino Médio ter domínio de conteúdo e pensamento algébrico devido à possibilidade de torná-lo útil no cotidiano. Dentre as análises e resultados desse relato de experiência, apontamos a importância de permitir que os alunos elaborem os seus próprios problemas e possibilitar o desenvolvimento de habilidades de produção escrita, de codificação e descodificação de situações-problemas de matemática no estudo das equações algébricas. Além de promover desenvolvimento de criação e análise crítica de problemas de matemática de elaboração própria ou ainda proposta pelo professor. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-11-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53711 10.34117/bjdv8n11-005 |
url |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53711 |
identifier_str_mv |
10.34117/bjdv8n11-005 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53711/39878 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ledevande Martins da Silva info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 Ledevande Martins da Silva |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
publisher.none.fl_str_mv |
Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda. |
dc.source.none.fl_str_mv |
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 70852-70870 Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 70852-70870 Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 70852-70870 2525-8761 reponame:Revista Veras instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) instacron:VERACRUZ |
instname_str |
Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
instacron_str |
VERACRUZ |
institution |
VERACRUZ |
reponame_str |
Revista Veras |
collection |
Revista Veras |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz) |
repository.mail.fl_str_mv |
||revistaveras@veracruz.edu.br |
_version_ |
1813645616523247616 |