O estudo de equações polinomiais: uma experiência de ensino-aprendizagem com proposição de problemas: The study of polynomial equations: a teaching-learning experience with problem proposition

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Ledevande Martins da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Veras
Texto Completo: https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53711
Resumo: Este artigo é um relato de uma experiência e tem como objetivo introduzir equações polinomiais em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma Instituição Pública Federal na perspectiva da metodologia de ensino-aprendizagem com proposição de problemas à luz do educador Paulo Freire. A álgebra das equações polinomiais no Ensino Médio faz parte de um tópico  de conteúdo considerado denso, impenetrável e envolvente. Por isso, torna-se essencial para os alunos do Ensino Médio ter domínio de conteúdo e pensamento algébrico devido à possibilidade de torná-lo útil no cotidiano. Dentre as análises e resultados desse relato de experiência, apontamos a importância de permitir que os alunos elaborem os seus próprios problemas e possibilitar o desenvolvimento de habilidades de produção escrita, de codificação e descodificação de situações-problemas de matemática no estudo das equações algébricas. Além de promover desenvolvimento de criação e análise crítica de problemas de matemática de elaboração própria ou ainda proposta pelo professor.
id VERACRUZ-0_3c4046a9981d56e5904017e304976f33
oai_identifier_str oai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53711
network_acronym_str VERACRUZ-0
network_name_str Revista Veras
repository_id_str
spelling O estudo de equações polinomiais: uma experiência de ensino-aprendizagem com proposição de problemas: The study of polynomial equations: a teaching-learning experience with problem propositionálgebraequações polinomiaisproposição de problemasEste artigo é um relato de uma experiência e tem como objetivo introduzir equações polinomiais em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma Instituição Pública Federal na perspectiva da metodologia de ensino-aprendizagem com proposição de problemas à luz do educador Paulo Freire. A álgebra das equações polinomiais no Ensino Médio faz parte de um tópico  de conteúdo considerado denso, impenetrável e envolvente. Por isso, torna-se essencial para os alunos do Ensino Médio ter domínio de conteúdo e pensamento algébrico devido à possibilidade de torná-lo útil no cotidiano. Dentre as análises e resultados desse relato de experiência, apontamos a importância de permitir que os alunos elaborem os seus próprios problemas e possibilitar o desenvolvimento de habilidades de produção escrita, de codificação e descodificação de situações-problemas de matemática no estudo das equações algébricas. Além de promover desenvolvimento de criação e análise crítica de problemas de matemática de elaboração própria ou ainda proposta pelo professor.Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.2022-11-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/5371110.34117/bjdv8n11-005Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 70852-70870Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 70852-70870Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 70852-708702525-8761reponame:Revista Verasinstname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)instacron:VERACRUZporhttps://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53711/39878Copyright (c) 2022 Ledevande Martins da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Ledevande Martins da2022-11-30T19:25:17Zoai:ojs2.ojs.brazilianjournals.com.br:article/53711Revistahttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/PRIhttp://site.veracruz.edu.br:8087/instituto/revistaveras/index.php/revistaveras/oai||revistaveras@veracruz.edu.br2236-57292236-5729opendoar:2024-10-15T16:25:11.134762Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)false
dc.title.none.fl_str_mv O estudo de equações polinomiais: uma experiência de ensino-aprendizagem com proposição de problemas: The study of polynomial equations: a teaching-learning experience with problem proposition
title O estudo de equações polinomiais: uma experiência de ensino-aprendizagem com proposição de problemas: The study of polynomial equations: a teaching-learning experience with problem proposition
spellingShingle O estudo de equações polinomiais: uma experiência de ensino-aprendizagem com proposição de problemas: The study of polynomial equations: a teaching-learning experience with problem proposition
Silva, Ledevande Martins da
álgebra
equações polinomiais
proposição de problemas
title_short O estudo de equações polinomiais: uma experiência de ensino-aprendizagem com proposição de problemas: The study of polynomial equations: a teaching-learning experience with problem proposition
title_full O estudo de equações polinomiais: uma experiência de ensino-aprendizagem com proposição de problemas: The study of polynomial equations: a teaching-learning experience with problem proposition
title_fullStr O estudo de equações polinomiais: uma experiência de ensino-aprendizagem com proposição de problemas: The study of polynomial equations: a teaching-learning experience with problem proposition
title_full_unstemmed O estudo de equações polinomiais: uma experiência de ensino-aprendizagem com proposição de problemas: The study of polynomial equations: a teaching-learning experience with problem proposition
title_sort O estudo de equações polinomiais: uma experiência de ensino-aprendizagem com proposição de problemas: The study of polynomial equations: a teaching-learning experience with problem proposition
author Silva, Ledevande Martins da
author_facet Silva, Ledevande Martins da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Ledevande Martins da
dc.subject.por.fl_str_mv álgebra
equações polinomiais
proposição de problemas
topic álgebra
equações polinomiais
proposição de problemas
description Este artigo é um relato de uma experiência e tem como objetivo introduzir equações polinomiais em uma turma do 3º ano do Ensino Médio de uma Instituição Pública Federal na perspectiva da metodologia de ensino-aprendizagem com proposição de problemas à luz do educador Paulo Freire. A álgebra das equações polinomiais no Ensino Médio faz parte de um tópico  de conteúdo considerado denso, impenetrável e envolvente. Por isso, torna-se essencial para os alunos do Ensino Médio ter domínio de conteúdo e pensamento algébrico devido à possibilidade de torná-lo útil no cotidiano. Dentre as análises e resultados desse relato de experiência, apontamos a importância de permitir que os alunos elaborem os seus próprios problemas e possibilitar o desenvolvimento de habilidades de produção escrita, de codificação e descodificação de situações-problemas de matemática no estudo das equações algébricas. Além de promover desenvolvimento de criação e análise crítica de problemas de matemática de elaboração própria ou ainda proposta pelo professor.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-11-01
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53711
10.34117/bjdv8n11-005
url https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53711
identifier_str_mv 10.34117/bjdv8n11-005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.brazilianjournals.com.br/ojs/index.php/BRJD/article/view/53711/39878
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 Ledevande Martins da Silva
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 Ledevande Martins da Silva
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
publisher.none.fl_str_mv Brazilian Journals Publicações de Periódicos e Editora Ltda.
dc.source.none.fl_str_mv Brazilian Journal of Development; Vol. 8 No. 11 (2022); 70852-70870
Brazilian Journal of Development; Vol. 8 Núm. 11 (2022); 70852-70870
Brazilian Journal of Development; v. 8 n. 11 (2022); 70852-70870
2525-8761
reponame:Revista Veras
instname:Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron:VERACRUZ
instname_str Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
instacron_str VERACRUZ
institution VERACRUZ
reponame_str Revista Veras
collection Revista Veras
repository.name.fl_str_mv Revista Veras - Instituto Superior de Educação Vera Cruz (VeraCruz)
repository.mail.fl_str_mv ||revistaveras@veracruz.edu.br
_version_ 1813645616523247616