Abílio César Borges e a Geometria para professores brasileiros da segunda metade do século XIX
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/566 |
Resumo: | Este texto analisa e discute a expertise, as produções e as ideias pedagógicas elaboradas por Abílio César Borges (1824-1891) e reconhecidas pelo Estado. O Barão de Macahubas, título pelo qual Abílio ficou conhecido, foi um notório personagem envolvido política e pedagogicamente na instrução pública e privada de seu tempo. Sobretudo, destacam-se os novos saberes relacionados ao ensino e a formação de professores. De modo mais específico, intenta-se responder a seguinte questão: que geometria foi proposta por Abílio Borges para professores brasileiros na segunda metade do século XIX, sistematizada na obra Desenho Linear ou Elementos de Geometria Prática Popular? As conclusões revelam os processos e dinâmicas na produção de uma nova geometria expressa na obra analisada, a qual se faz nova no sentido de oferecer aos professores subsídios para o ensino de uma rubrica escolar, mas com características ligadas ao campo disciplinar. |
id |
UFPA-6_26d3f00a2273bd49dc78f87efd65c50e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/566 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Abílio César Borges e a Geometria para professores brasileiros da segunda metade do século XIXHistória da Educação MatemáticaExpertiseGeometria para professoresDesenho Linear GeométricoEste texto analisa e discute a expertise, as produções e as ideias pedagógicas elaboradas por Abílio César Borges (1824-1891) e reconhecidas pelo Estado. O Barão de Macahubas, título pelo qual Abílio ficou conhecido, foi um notório personagem envolvido política e pedagogicamente na instrução pública e privada de seu tempo. Sobretudo, destacam-se os novos saberes relacionados ao ensino e a formação de professores. De modo mais específico, intenta-se responder a seguinte questão: que geometria foi proposta por Abílio Borges para professores brasileiros na segunda metade do século XIX, sistematizada na obra Desenho Linear ou Elementos de Geometria Prática Popular? As conclusões revelam os processos e dinâmicas na produção de uma nova geometria expressa na obra analisada, a qual se faz nova no sentido de oferecer aos professores subsídios para o ensino de uma rubrica escolar, mas com características ligadas ao campo disciplinar.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/56610.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023002.id566REMATEC; v. 18 n. 46 (2023): Novos saberes para professores que ensinam matemática: a produção curricular e os experts no Brasil (1850-2000) ; e20230022675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/566/510Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessFortaleza, Francisca Janice dos SantosConceição, Gabriel Luís da2023-11-09T00:50:49Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/566Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-11-09T00:50:49Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Abílio César Borges e a Geometria para professores brasileiros da segunda metade do século XIX |
title |
Abílio César Borges e a Geometria para professores brasileiros da segunda metade do século XIX |
spellingShingle |
Abílio César Borges e a Geometria para professores brasileiros da segunda metade do século XIX Fortaleza, Francisca Janice dos Santos História da Educação Matemática Expertise Geometria para professores Desenho Linear Geométrico |
title_short |
Abílio César Borges e a Geometria para professores brasileiros da segunda metade do século XIX |
title_full |
Abílio César Borges e a Geometria para professores brasileiros da segunda metade do século XIX |
title_fullStr |
Abílio César Borges e a Geometria para professores brasileiros da segunda metade do século XIX |
title_full_unstemmed |
Abílio César Borges e a Geometria para professores brasileiros da segunda metade do século XIX |
title_sort |
Abílio César Borges e a Geometria para professores brasileiros da segunda metade do século XIX |
author |
Fortaleza, Francisca Janice dos Santos |
author_facet |
Fortaleza, Francisca Janice dos Santos Conceição, Gabriel Luís da |
author_role |
author |
author2 |
Conceição, Gabriel Luís da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fortaleza, Francisca Janice dos Santos Conceição, Gabriel Luís da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Educação Matemática Expertise Geometria para professores Desenho Linear Geométrico |
topic |
História da Educação Matemática Expertise Geometria para professores Desenho Linear Geométrico |
description |
Este texto analisa e discute a expertise, as produções e as ideias pedagógicas elaboradas por Abílio César Borges (1824-1891) e reconhecidas pelo Estado. O Barão de Macahubas, título pelo qual Abílio ficou conhecido, foi um notório personagem envolvido política e pedagogicamente na instrução pública e privada de seu tempo. Sobretudo, destacam-se os novos saberes relacionados ao ensino e a formação de professores. De modo mais específico, intenta-se responder a seguinte questão: que geometria foi proposta por Abílio Borges para professores brasileiros na segunda metade do século XIX, sistematizada na obra Desenho Linear ou Elementos de Geometria Prática Popular? As conclusões revelam os processos e dinâmicas na produção de uma nova geometria expressa na obra analisada, a qual se faz nova no sentido de oferecer aos professores subsídios para o ensino de uma rubrica escolar, mas com características ligadas ao campo disciplinar. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/566 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023002.id566 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/566 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023002.id566 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/566/510 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 46 (2023): Novos saberes para professores que ensinam matemática: a produção curricular e os experts no Brasil (1850-2000) ; e2023002 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002252484608 |