Abílio César Borges e a Geometria para professores brasileiros da segunda metade do século XIX

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fortaleza, Francisca Janice dos Santos
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Conceição, Gabriel Luís da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/566
Resumo: Este texto analisa e discute a expertise, as produções e as ideias pedagógicas elaboradas por Abílio César Borges (1824-1891) e reconhecidas pelo Estado. O Barão de Macahubas, título pelo qual Abílio ficou conhecido, foi um notório personagem envolvido política e pedagogicamente na instrução pública e privada de seu tempo. Sobretudo, destacam-se os novos saberes relacionados ao ensino e a formação de professores. De modo mais específico, intenta-se responder a seguinte questão: que geometria foi proposta por Abílio Borges para professores brasileiros na segunda metade do século XIX, sistematizada na obra Desenho Linear ou Elementos de Geometria Prática Popular? As conclusões revelam os processos e dinâmicas na produção de uma nova geometria expressa na obra analisada, a qual se faz nova no sentido de oferecer aos professores subsídios para o ensino de uma rubrica escolar, mas com características ligadas ao campo disciplinar.
id UFPA-6_26d3f00a2273bd49dc78f87efd65c50e
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/566
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Abílio César Borges e a Geometria para professores brasileiros da segunda metade do século XIXHistória da Educação MatemáticaExpertiseGeometria para professoresDesenho Linear GeométricoEste texto analisa e discute a expertise, as produções e as ideias pedagógicas elaboradas por Abílio César Borges (1824-1891) e reconhecidas pelo Estado. O Barão de Macahubas, título pelo qual Abílio ficou conhecido, foi um notório personagem envolvido política e pedagogicamente na instrução pública e privada de seu tempo. Sobretudo, destacam-se os novos saberes relacionados ao ensino e a formação de professores. De modo mais específico, intenta-se responder a seguinte questão: que geometria foi proposta por Abílio Borges para professores brasileiros na segunda metade do século XIX, sistematizada na obra Desenho Linear ou Elementos de Geometria Prática Popular? As conclusões revelam os processos e dinâmicas na produção de uma nova geometria expressa na obra analisada, a qual se faz nova no sentido de oferecer aos professores subsídios para o ensino de uma rubrica escolar, mas com características ligadas ao campo disciplinar.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-11-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/56610.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023002.id566REMATEC; v. 18 n. 46 (2023): Novos saberes para professores que ensinam matemática: a produção curricular e os experts no Brasil (1850-2000) ; e20230022675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/566/510Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessFortaleza, Francisca Janice dos SantosConceição, Gabriel Luís da2023-11-09T00:50:49Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/566Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-11-09T00:50:49Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Abílio César Borges e a Geometria para professores brasileiros da segunda metade do século XIX
title Abílio César Borges e a Geometria para professores brasileiros da segunda metade do século XIX
spellingShingle Abílio César Borges e a Geometria para professores brasileiros da segunda metade do século XIX
Fortaleza, Francisca Janice dos Santos
História da Educação Matemática
Expertise
Geometria para professores
Desenho Linear Geométrico
title_short Abílio César Borges e a Geometria para professores brasileiros da segunda metade do século XIX
title_full Abílio César Borges e a Geometria para professores brasileiros da segunda metade do século XIX
title_fullStr Abílio César Borges e a Geometria para professores brasileiros da segunda metade do século XIX
title_full_unstemmed Abílio César Borges e a Geometria para professores brasileiros da segunda metade do século XIX
title_sort Abílio César Borges e a Geometria para professores brasileiros da segunda metade do século XIX
author Fortaleza, Francisca Janice dos Santos
author_facet Fortaleza, Francisca Janice dos Santos
Conceição, Gabriel Luís da
author_role author
author2 Conceição, Gabriel Luís da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fortaleza, Francisca Janice dos Santos
Conceição, Gabriel Luís da
dc.subject.por.fl_str_mv História da Educação Matemática
Expertise
Geometria para professores
Desenho Linear Geométrico
topic História da Educação Matemática
Expertise
Geometria para professores
Desenho Linear Geométrico
description Este texto analisa e discute a expertise, as produções e as ideias pedagógicas elaboradas por Abílio César Borges (1824-1891) e reconhecidas pelo Estado. O Barão de Macahubas, título pelo qual Abílio ficou conhecido, foi um notório personagem envolvido política e pedagogicamente na instrução pública e privada de seu tempo. Sobretudo, destacam-se os novos saberes relacionados ao ensino e a formação de professores. De modo mais específico, intenta-se responder a seguinte questão: que geometria foi proposta por Abílio Borges para professores brasileiros na segunda metade do século XIX, sistematizada na obra Desenho Linear ou Elementos de Geometria Prática Popular? As conclusões revelam os processos e dinâmicas na produção de uma nova geometria expressa na obra analisada, a qual se faz nova no sentido de oferecer aos professores subsídios para o ensino de uma rubrica escolar, mas com características ligadas ao campo disciplinar.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/566
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023002.id566
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/566
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n46.pe2023002.id566
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/566/510
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 46 (2023): Novos saberes para professores que ensinam matemática: a produção curricular e os experts no Brasil (1850-2000) ; e2023002
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002252484608