Atividade de modelagem matemática com o uso do Geogebra para o ensino de curva senoidal
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/95 |
Resumo: | O presente estudo objetivou discutir o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática desenvolvida com estudantes de Licenciatura em Matemática. Do objetivo destaco a natureza qualitativa do estudo, fazendo uso de observação e registros dos sujeitos envolvidos em um minicurso de Modelagem Matemática, no âmbito do Encontro Paraense de Modelagem Matemática, realizado na Universidade Federal do Pará, no Instituto de Educação Matemática e Científica. Os elementos sujeitos, objeto, artefatos mediadores, regras, divisão do trabalho e comunidade estabeleceram entre si um sistema de atividade engestroniana, colocando a Modelagem Matemática nessa perspectiva permitiu a colaboração de artefatos como o uso do GeoGebra para compreensão dos parâmetros de uma curva senoidal. A pesquisa mostrou que uma atividade de Modelagem Matemática bem pensada pode provocar nos envolvidos impressões positivas, ao mesmo tempo em que permite refletir sobre a matemática desenvolvida no ambiente de sala de aula. |
id |
UFPA-6_2e2235e3e5f5f375049ab45e7eb3819e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/95 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Atividade de modelagem matemática com o uso do Geogebra para o ensino de curva senoidalAtividade engestronianaModelagem MatemáticaGeoGebraCurva senoidalO presente estudo objetivou discutir o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática desenvolvida com estudantes de Licenciatura em Matemática. Do objetivo destaco a natureza qualitativa do estudo, fazendo uso de observação e registros dos sujeitos envolvidos em um minicurso de Modelagem Matemática, no âmbito do Encontro Paraense de Modelagem Matemática, realizado na Universidade Federal do Pará, no Instituto de Educação Matemática e Científica. Os elementos sujeitos, objeto, artefatos mediadores, regras, divisão do trabalho e comunidade estabeleceram entre si um sistema de atividade engestroniana, colocando a Modelagem Matemática nessa perspectiva permitiu a colaboração de artefatos como o uso do GeoGebra para compreensão dos parâmetros de uma curva senoidal. A pesquisa mostrou que uma atividade de Modelagem Matemática bem pensada pode provocar nos envolvidos impressões positivas, ao mesmo tempo em que permite refletir sobre a matemática desenvolvida no ambiente de sala de aula.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/9510.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p63-78.id286REMATEC; v. 15 n. 35 (2020); 63-782675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/95/94Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessModesto Braga, Roberta2022-11-17T22:40:18Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/95Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:40:18Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Atividade de modelagem matemática com o uso do Geogebra para o ensino de curva senoidal |
title |
Atividade de modelagem matemática com o uso do Geogebra para o ensino de curva senoidal |
spellingShingle |
Atividade de modelagem matemática com o uso do Geogebra para o ensino de curva senoidal Modesto Braga, Roberta Atividade engestroniana Modelagem Matemática GeoGebra Curva senoidal |
title_short |
Atividade de modelagem matemática com o uso do Geogebra para o ensino de curva senoidal |
title_full |
Atividade de modelagem matemática com o uso do Geogebra para o ensino de curva senoidal |
title_fullStr |
Atividade de modelagem matemática com o uso do Geogebra para o ensino de curva senoidal |
title_full_unstemmed |
Atividade de modelagem matemática com o uso do Geogebra para o ensino de curva senoidal |
title_sort |
Atividade de modelagem matemática com o uso do Geogebra para o ensino de curva senoidal |
author |
Modesto Braga, Roberta |
author_facet |
Modesto Braga, Roberta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Modesto Braga, Roberta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Atividade engestroniana Modelagem Matemática GeoGebra Curva senoidal |
topic |
Atividade engestroniana Modelagem Matemática GeoGebra Curva senoidal |
description |
O presente estudo objetivou discutir o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática desenvolvida com estudantes de Licenciatura em Matemática. Do objetivo destaco a natureza qualitativa do estudo, fazendo uso de observação e registros dos sujeitos envolvidos em um minicurso de Modelagem Matemática, no âmbito do Encontro Paraense de Modelagem Matemática, realizado na Universidade Federal do Pará, no Instituto de Educação Matemática e Científica. Os elementos sujeitos, objeto, artefatos mediadores, regras, divisão do trabalho e comunidade estabeleceram entre si um sistema de atividade engestroniana, colocando a Modelagem Matemática nessa perspectiva permitiu a colaboração de artefatos como o uso do GeoGebra para compreensão dos parâmetros de uma curva senoidal. A pesquisa mostrou que uma atividade de Modelagem Matemática bem pensada pode provocar nos envolvidos impressões positivas, ao mesmo tempo em que permite refletir sobre a matemática desenvolvida no ambiente de sala de aula. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/95 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p63-78.id286 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/95 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p63-78.id286 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/95/94 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 15 n. 35 (2020); 63-78 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002796695552 |