Atividade de modelagem matemática com o uso do Geogebra para o ensino de curva senoidal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Modesto Braga, Roberta
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/95
Resumo: O presente estudo objetivou discutir o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática desenvolvida com estudantes de Licenciatura em Matemática. Do objetivo destaco a natureza qualitativa do estudo, fazendo uso de observação e registros dos sujeitos envolvidos em um minicurso de Modelagem Matemática, no âmbito do Encontro Paraense de Modelagem Matemática, realizado na Universidade Federal do Pará, no Instituto de Educação Matemática e Científica. Os elementos sujeitos, objeto, artefatos mediadores, regras, divisão do trabalho e comunidade estabeleceram entre si um sistema de atividade engestroniana, colocando a Modelagem Matemática nessa perspectiva permitiu a colaboração de artefatos como o uso do GeoGebra para compreensão dos parâmetros de uma curva senoidal. A pesquisa mostrou que uma atividade de Modelagem Matemática bem pensada pode provocar nos envolvidos impressões positivas, ao mesmo tempo em que permite refletir sobre a matemática desenvolvida no ambiente de sala de aula.
id UFPA-6_2e2235e3e5f5f375049ab45e7eb3819e
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/95
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Atividade de modelagem matemática com o uso do Geogebra para o ensino de curva senoidalAtividade engestronianaModelagem MatemáticaGeoGebraCurva senoidalO presente estudo objetivou discutir o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática desenvolvida com estudantes de Licenciatura em Matemática. Do objetivo destaco a natureza qualitativa do estudo, fazendo uso de observação e registros dos sujeitos envolvidos em um minicurso de Modelagem Matemática, no âmbito do Encontro Paraense de Modelagem Matemática, realizado na Universidade Federal do Pará, no Instituto de Educação Matemática e Científica. Os elementos sujeitos, objeto, artefatos mediadores, regras, divisão do trabalho e comunidade estabeleceram entre si um sistema de atividade engestroniana, colocando a Modelagem Matemática nessa perspectiva permitiu a colaboração de artefatos como o uso do GeoGebra para compreensão dos parâmetros de uma curva senoidal. A pesquisa mostrou que uma atividade de Modelagem Matemática bem pensada pode provocar nos envolvidos impressões positivas, ao mesmo tempo em que permite refletir sobre a matemática desenvolvida no ambiente de sala de aula.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/9510.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p63-78.id286REMATEC; v. 15 n. 35 (2020); 63-782675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/95/94Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessModesto Braga, Roberta2022-11-17T22:40:18Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/95Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:40:18Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Atividade de modelagem matemática com o uso do Geogebra para o ensino de curva senoidal
title Atividade de modelagem matemática com o uso do Geogebra para o ensino de curva senoidal
spellingShingle Atividade de modelagem matemática com o uso do Geogebra para o ensino de curva senoidal
Modesto Braga, Roberta
Atividade engestroniana
Modelagem Matemática
GeoGebra
Curva senoidal
title_short Atividade de modelagem matemática com o uso do Geogebra para o ensino de curva senoidal
title_full Atividade de modelagem matemática com o uso do Geogebra para o ensino de curva senoidal
title_fullStr Atividade de modelagem matemática com o uso do Geogebra para o ensino de curva senoidal
title_full_unstemmed Atividade de modelagem matemática com o uso do Geogebra para o ensino de curva senoidal
title_sort Atividade de modelagem matemática com o uso do Geogebra para o ensino de curva senoidal
author Modesto Braga, Roberta
author_facet Modesto Braga, Roberta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Modesto Braga, Roberta
dc.subject.por.fl_str_mv Atividade engestroniana
Modelagem Matemática
GeoGebra
Curva senoidal
topic Atividade engestroniana
Modelagem Matemática
GeoGebra
Curva senoidal
description O presente estudo objetivou discutir o desenvolvimento de uma atividade de Modelagem Matemática desenvolvida com estudantes de Licenciatura em Matemática. Do objetivo destaco a natureza qualitativa do estudo, fazendo uso de observação e registros dos sujeitos envolvidos em um minicurso de Modelagem Matemática, no âmbito do Encontro Paraense de Modelagem Matemática, realizado na Universidade Federal do Pará, no Instituto de Educação Matemática e Científica. Os elementos sujeitos, objeto, artefatos mediadores, regras, divisão do trabalho e comunidade estabeleceram entre si um sistema de atividade engestroniana, colocando a Modelagem Matemática nessa perspectiva permitiu a colaboração de artefatos como o uso do GeoGebra para compreensão dos parâmetros de uma curva senoidal. A pesquisa mostrou que uma atividade de Modelagem Matemática bem pensada pode provocar nos envolvidos impressões positivas, ao mesmo tempo em que permite refletir sobre a matemática desenvolvida no ambiente de sala de aula.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/95
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p63-78.id286
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/95
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n15.p63-78.id286
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/95/94
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 n. 35 (2020); 63-78
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002796695552