INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
Texto Completo: | https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/447 |
Resumo: | A partir do entendimento de que a Modelagem Matemática está associada à busca por uma solução para um problema e que, nessa busca, é requerido o uso de um conjunto de procedimentos, trazemos uma discussão em torno de duas atividades de modelagem matemática que foram desenvolvidas no âmbito de um projeto de Iniciação Científica, o qual se fundamenta na ideia de que a integração de recursos tecnológicos à Modelagem Matemática para além de favorecer mobilização de conhecimentos diversos, promove geração de signos. São sobre esses signos, produzidos ao longo de atividades de modelagem matemática, que direcionamos o nosso olhar. Contudo, a nossa interpretação sobre signo segue apoiada na teoria semiótica peirceana; de que o signo é algo que representa alguma coisa a alguém. Para discutir acerca de aspectos relacionados a tal produção de signos (interpretantes), mediada pela tecnologia, evidenciamos os signos (interpretantes) que seguem atrelados ao exercício de busca por uma resposta para o problema em estudo. Como resultados inferimos que os interpretantes produzidos manifestam (des)conhecimentos e ganham conotações diferentes (imediato, dinâmico e final), sempre relacionados ao que representam ou provocam no intérprete. |
id |
URI-5_682c3c9ab7ea1ec99d8d88d6d05b97cd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.san.uri.br:article/447 |
network_acronym_str |
URI-5 |
network_name_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository_id_str |
|
spelling |
INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICAModelagem MatemáticaGeoGebraInterpretantesA partir do entendimento de que a Modelagem Matemática está associada à busca por uma solução para um problema e que, nessa busca, é requerido o uso de um conjunto de procedimentos, trazemos uma discussão em torno de duas atividades de modelagem matemática que foram desenvolvidas no âmbito de um projeto de Iniciação Científica, o qual se fundamenta na ideia de que a integração de recursos tecnológicos à Modelagem Matemática para além de favorecer mobilização de conhecimentos diversos, promove geração de signos. São sobre esses signos, produzidos ao longo de atividades de modelagem matemática, que direcionamos o nosso olhar. Contudo, a nossa interpretação sobre signo segue apoiada na teoria semiótica peirceana; de que o signo é algo que representa alguma coisa a alguém. Para discutir acerca de aspectos relacionados a tal produção de signos (interpretantes), mediada pela tecnologia, evidenciamos os signos (interpretantes) que seguem atrelados ao exercício de busca por uma resposta para o problema em estudo. Como resultados inferimos que os interpretantes produzidos manifestam (des)conhecimentos e ganham conotações diferentes (imediato, dinâmico e final), sempre relacionados ao que representam ou provocam no intérprete.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/44710.31512/encitec.v13i3.447Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 371-3862237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/447/687Copyright (c) 2023 Ariely Aparecida Caruzo, Michele Regiane Dias Veronezhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaruzo, Ariely AparecidaVeronez, Michele Regiane Dias2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/447Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
title |
INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
spellingShingle |
INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA Caruzo, Ariely Aparecida Modelagem Matemática GeoGebra Interpretantes |
title_short |
INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
title_full |
INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
title_fullStr |
INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
title_full_unstemmed |
INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
title_sort |
INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA |
author |
Caruzo, Ariely Aparecida |
author_facet |
Caruzo, Ariely Aparecida Veronez, Michele Regiane Dias |
author_role |
author |
author2 |
Veronez, Michele Regiane Dias |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Caruzo, Ariely Aparecida Veronez, Michele Regiane Dias |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Modelagem Matemática GeoGebra Interpretantes |
topic |
Modelagem Matemática GeoGebra Interpretantes |
description |
A partir do entendimento de que a Modelagem Matemática está associada à busca por uma solução para um problema e que, nessa busca, é requerido o uso de um conjunto de procedimentos, trazemos uma discussão em torno de duas atividades de modelagem matemática que foram desenvolvidas no âmbito de um projeto de Iniciação Científica, o qual se fundamenta na ideia de que a integração de recursos tecnológicos à Modelagem Matemática para além de favorecer mobilização de conhecimentos diversos, promove geração de signos. São sobre esses signos, produzidos ao longo de atividades de modelagem matemática, que direcionamos o nosso olhar. Contudo, a nossa interpretação sobre signo segue apoiada na teoria semiótica peirceana; de que o signo é algo que representa alguma coisa a alguém. Para discutir acerca de aspectos relacionados a tal produção de signos (interpretantes), mediada pela tecnologia, evidenciamos os signos (interpretantes) que seguem atrelados ao exercício de busca por uma resposta para o problema em estudo. Como resultados inferimos que os interpretantes produzidos manifestam (des)conhecimentos e ganham conotações diferentes (imediato, dinâmico e final), sempre relacionados ao que representam ou provocam no intérprete. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/447 10.31512/encitec.v13i3.447 |
url |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/447 |
identifier_str_mv |
10.31512/encitec.v13i3.447 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/447/687 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ariely Aparecida Caruzo, Michele Regiane Dias Veronez https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Ariely Aparecida Caruzo, Michele Regiane Dias Veronez https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões |
dc.source.none.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 371-386 2237-4450 reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) instacron:URI |
instname_str |
Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
instacron_str |
URI |
institution |
URI |
reponame_str |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
collection |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC |
repository.name.fl_str_mv |
Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) |
repository.mail.fl_str_mv |
krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br |
_version_ |
1797688333105627136 |