INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Caruzo, Ariely Aparecida
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Veronez, Michele Regiane Dias
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
Texto Completo: https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/447
Resumo: A partir do entendimento de que a Modelagem Matemática está associada à busca por uma solução para um problema e que, nessa busca, é requerido o uso de um conjunto de procedimentos, trazemos uma discussão em torno de duas atividades de modelagem matemática que foram desenvolvidas no âmbito de um projeto de Iniciação Científica, o qual se fundamenta na ideia de que a integração de recursos tecnológicos à Modelagem Matemática para além de favorecer mobilização de conhecimentos diversos, promove geração de signos. São sobre esses signos, produzidos ao longo de atividades de modelagem matemática, que direcionamos o nosso olhar. Contudo, a nossa interpretação sobre signo segue apoiada na teoria semiótica peirceana; de que o signo é algo que representa alguma coisa a alguém. Para discutir acerca de aspectos relacionados a tal produção de signos (interpretantes), mediada pela tecnologia, evidenciamos os signos (interpretantes) que seguem atrelados ao exercício de busca por uma resposta para o problema em estudo. Como resultados inferimos que os interpretantes produzidos manifestam (des)conhecimentos e ganham conotações diferentes (imediato, dinâmico e final), sempre relacionados ao que representam ou provocam no intérprete.
id URI-5_682c3c9ab7ea1ec99d8d88d6d05b97cd
oai_identifier_str oai:ojs2.san.uri.br:article/447
network_acronym_str URI-5
network_name_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository_id_str
spelling INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICAModelagem MatemáticaGeoGebraInterpretantesA partir do entendimento de que a Modelagem Matemática está associada à busca por uma solução para um problema e que, nessa busca, é requerido o uso de um conjunto de procedimentos, trazemos uma discussão em torno de duas atividades de modelagem matemática que foram desenvolvidas no âmbito de um projeto de Iniciação Científica, o qual se fundamenta na ideia de que a integração de recursos tecnológicos à Modelagem Matemática para além de favorecer mobilização de conhecimentos diversos, promove geração de signos. São sobre esses signos, produzidos ao longo de atividades de modelagem matemática, que direcionamos o nosso olhar. Contudo, a nossa interpretação sobre signo segue apoiada na teoria semiótica peirceana; de que o signo é algo que representa alguma coisa a alguém. Para discutir acerca de aspectos relacionados a tal produção de signos (interpretantes), mediada pela tecnologia, evidenciamos os signos (interpretantes) que seguem atrelados ao exercício de busca por uma resposta para o problema em estudo. Como resultados inferimos que os interpretantes produzidos manifestam (des)conhecimentos e ganham conotações diferentes (imediato, dinâmico e final), sempre relacionados ao que representam ou provocam no intérprete.Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões2023-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/44710.31512/encitec.v13i3.447Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 371-3862237-4450reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITECinstname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)instacron:URIporhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/447/687Copyright (c) 2023 Ariely Aparecida Caruzo, Michele Regiane Dias Veronezhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessCaruzo, Ariely AparecidaVeronez, Michele Regiane Dias2023-12-22T13:48:11Zoai:ojs2.san.uri.br:article/447Revistahttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/indexPUBhttps://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/oaikrause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br2237-44502237-4450opendoar:2023-12-22T13:48:11Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)false
dc.title.none.fl_str_mv INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA
title INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA
spellingShingle INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA
Caruzo, Ariely Aparecida
Modelagem Matemática
GeoGebra
Interpretantes
title_short INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA
title_full INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA
title_fullStr INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA
title_full_unstemmed INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA
title_sort INTERPRETANTES EM ATIVIDADES DE MODELAGEM MATEMÁTICA
author Caruzo, Ariely Aparecida
author_facet Caruzo, Ariely Aparecida
Veronez, Michele Regiane Dias
author_role author
author2 Veronez, Michele Regiane Dias
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Caruzo, Ariely Aparecida
Veronez, Michele Regiane Dias
dc.subject.por.fl_str_mv Modelagem Matemática
GeoGebra
Interpretantes
topic Modelagem Matemática
GeoGebra
Interpretantes
description A partir do entendimento de que a Modelagem Matemática está associada à busca por uma solução para um problema e que, nessa busca, é requerido o uso de um conjunto de procedimentos, trazemos uma discussão em torno de duas atividades de modelagem matemática que foram desenvolvidas no âmbito de um projeto de Iniciação Científica, o qual se fundamenta na ideia de que a integração de recursos tecnológicos à Modelagem Matemática para além de favorecer mobilização de conhecimentos diversos, promove geração de signos. São sobre esses signos, produzidos ao longo de atividades de modelagem matemática, que direcionamos o nosso olhar. Contudo, a nossa interpretação sobre signo segue apoiada na teoria semiótica peirceana; de que o signo é algo que representa alguma coisa a alguém. Para discutir acerca de aspectos relacionados a tal produção de signos (interpretantes), mediada pela tecnologia, evidenciamos os signos (interpretantes) que seguem atrelados ao exercício de busca por uma resposta para o problema em estudo. Como resultados inferimos que os interpretantes produzidos manifestam (des)conhecimentos e ganham conotações diferentes (imediato, dinâmico e final), sempre relacionados ao que representam ou provocam no intérprete.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-22
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/447
10.31512/encitec.v13i3.447
url https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/447
identifier_str_mv 10.31512/encitec.v13i3.447
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://san.uri.br/revistas/index.php/encitec/article/view/447/687
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Ariely Aparecida Caruzo, Michele Regiane Dias Veronez
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Ariely Aparecida Caruzo, Michele Regiane Dias Veronez
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
publisher.none.fl_str_mv Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões
dc.source.none.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC ; v. 13 n. 3 (2023); 371-386
2237-4450
reponame:Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
instname:Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron:URI
instname_str Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
instacron_str URI
institution URI
reponame_str Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
collection Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC
repository.name.fl_str_mv Ensino de Ciências e Tecnologia em Revista – ENCITEC - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)
repository.mail.fl_str_mv krause@santoangelo.uri.br || mestradect@santoangelo.uri.br
_version_ 1797688333105627136