o ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues Pinto, Daniel Mira
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Lisboa Moreno Pires, Maria Auxiliadora
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/156
Resumo: A pesquisa teve como objetivo compreender a importância da matemática na formação do indivíduo, bem como de sua cidadania, além de reconhecer a importância do ensino da matemática na matriz curricular da educação básica para a formação integral do sujeito, e das contribuições dos fundamentos e conteúdos matemáticos para a inclusão social, justiça social e democracia. A metodologia um estudo exploratório de caráter qualitativo, onde se buscou fundamentar os argumentos da discussão em fontes de livros e artigos através de um levantamento bibliográfico. A discussão fundamentada nos livros e artigos evidencia a importância da matemática para a formação da cidadania e inclusão social dos indivíduos em uma sociedade tecnológica.
id UFPA-6_35afd5252491e04672fde256fe47cac4
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/156
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling o ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educaçãoFormação InicialEnsino de MatemáticaCidadaniaA pesquisa teve como objetivo compreender a importância da matemática na formação do indivíduo, bem como de sua cidadania, além de reconhecer a importância do ensino da matemática na matriz curricular da educação básica para a formação integral do sujeito, e das contribuições dos fundamentos e conteúdos matemáticos para a inclusão social, justiça social e democracia. A metodologia um estudo exploratório de caráter qualitativo, onde se buscou fundamentar os argumentos da discussão em fontes de livros e artigos através de um levantamento bibliográfico. A discussão fundamentada nos livros e artigos evidencia a importância da matemática para a formação da cidadania e inclusão social dos indivíduos em uma sociedade tecnológica.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/15610.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p118-130.id207REMATEC; v. 14 n. 32 (2019); 118-1302675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/156/155Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Pinto, Daniel MiraLisboa Moreno Pires, Maria Auxiliadora2022-11-17T22:43:53Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/156Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:43:53Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv o ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação
title o ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação
spellingShingle o ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação
Rodrigues Pinto, Daniel Mira
Formação Inicial
Ensino de Matemática
Cidadania
title_short o ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação
title_full o ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação
title_fullStr o ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação
title_full_unstemmed o ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação
title_sort o ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação
author Rodrigues Pinto, Daniel Mira
author_facet Rodrigues Pinto, Daniel Mira
Lisboa Moreno Pires, Maria Auxiliadora
author_role author
author2 Lisboa Moreno Pires, Maria Auxiliadora
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues Pinto, Daniel Mira
Lisboa Moreno Pires, Maria Auxiliadora
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial
Ensino de Matemática
Cidadania
topic Formação Inicial
Ensino de Matemática
Cidadania
description A pesquisa teve como objetivo compreender a importância da matemática na formação do indivíduo, bem como de sua cidadania, além de reconhecer a importância do ensino da matemática na matriz curricular da educação básica para a formação integral do sujeito, e das contribuições dos fundamentos e conteúdos matemáticos para a inclusão social, justiça social e democracia. A metodologia um estudo exploratório de caráter qualitativo, onde se buscou fundamentar os argumentos da discussão em fontes de livros e artigos através de um levantamento bibliográfico. A discussão fundamentada nos livros e artigos evidencia a importância da matemática para a formação da cidadania e inclusão social dos indivíduos em uma sociedade tecnológica.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-12-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/156
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p118-130.id207
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/156
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p118-130.id207
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/156/155
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 14 n. 32 (2019); 118-130
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003167891456