o ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/156 |
Resumo: | A pesquisa teve como objetivo compreender a importância da matemática na formação do indivíduo, bem como de sua cidadania, além de reconhecer a importância do ensino da matemática na matriz curricular da educação básica para a formação integral do sujeito, e das contribuições dos fundamentos e conteúdos matemáticos para a inclusão social, justiça social e democracia. A metodologia um estudo exploratório de caráter qualitativo, onde se buscou fundamentar os argumentos da discussão em fontes de livros e artigos através de um levantamento bibliográfico. A discussão fundamentada nos livros e artigos evidencia a importância da matemática para a formação da cidadania e inclusão social dos indivíduos em uma sociedade tecnológica. |
id |
UFPA-6_35afd5252491e04672fde256fe47cac4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/156 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
o ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educaçãoFormação InicialEnsino de MatemáticaCidadaniaA pesquisa teve como objetivo compreender a importância da matemática na formação do indivíduo, bem como de sua cidadania, além de reconhecer a importância do ensino da matemática na matriz curricular da educação básica para a formação integral do sujeito, e das contribuições dos fundamentos e conteúdos matemáticos para a inclusão social, justiça social e democracia. A metodologia um estudo exploratório de caráter qualitativo, onde se buscou fundamentar os argumentos da discussão em fontes de livros e artigos através de um levantamento bibliográfico. A discussão fundamentada nos livros e artigos evidencia a importância da matemática para a formação da cidadania e inclusão social dos indivíduos em uma sociedade tecnológica.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-12-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/15610.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p118-130.id207REMATEC; v. 14 n. 32 (2019); 118-1302675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/156/155Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues Pinto, Daniel MiraLisboa Moreno Pires, Maria Auxiliadora2022-11-17T22:43:53Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/156Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:43:53Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
o ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação |
title |
o ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação |
spellingShingle |
o ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação Rodrigues Pinto, Daniel Mira Formação Inicial Ensino de Matemática Cidadania |
title_short |
o ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação |
title_full |
o ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação |
title_fullStr |
o ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação |
title_full_unstemmed |
o ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação |
title_sort |
o ensino da matemática e sua função na formação do indivíduo e de sua cidadania na educação |
author |
Rodrigues Pinto, Daniel Mira |
author_facet |
Rodrigues Pinto, Daniel Mira Lisboa Moreno Pires, Maria Auxiliadora |
author_role |
author |
author2 |
Lisboa Moreno Pires, Maria Auxiliadora |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues Pinto, Daniel Mira Lisboa Moreno Pires, Maria Auxiliadora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Inicial Ensino de Matemática Cidadania |
topic |
Formação Inicial Ensino de Matemática Cidadania |
description |
A pesquisa teve como objetivo compreender a importância da matemática na formação do indivíduo, bem como de sua cidadania, além de reconhecer a importância do ensino da matemática na matriz curricular da educação básica para a formação integral do sujeito, e das contribuições dos fundamentos e conteúdos matemáticos para a inclusão social, justiça social e democracia. A metodologia um estudo exploratório de caráter qualitativo, onde se buscou fundamentar os argumentos da discussão em fontes de livros e artigos através de um levantamento bibliográfico. A discussão fundamentada nos livros e artigos evidencia a importância da matemática para a formação da cidadania e inclusão social dos indivíduos em uma sociedade tecnológica. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-12-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/156 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p118-130.id207 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/156 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n32.p118-130.id207 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/156/155 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 14 n. 32 (2019); 118-130 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003167891456 |