A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Revista Expressão Católica (Online) |
Texto Completo: | http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2197 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é analisar sob a ótica dos professores pedagogos se a formação em pedagogia oferece condições para o domínio dos conteúdos matemáticos necessários ao processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Boa Vista-RR. O método de pesquisa utilizado foi pesquisa bibliográfica, descritiva, documental e de campo com abordagem qualitativa e quantitativa. Os instrumentos de coletas de dados foram questionários. Os resultados apontaram fragilidades no que se refere ao domínio dos conteúdos por parte dos professores que pode ser associada à falha na formação inicial dos professores pedagogos. THE FORMATION OF THE PEDAGOGUE FOR THE TEACHING OF MATHEMATICAL CONTENT IN THE INITIAL YEARS OF BASIC EDUCATION ABSTRACT The aim of this article is to analyze, from the point of view of pedagogical teachers, if the pedagogical training offers conditions for the mastery of the mathematical contents necessary for the teaching and learning process in the first years of the Boa Vista-RR municipal school system. The research method used was bibliographic, descriptive, documentary and field research with a qualitative and quantitative approach. The instruments of data collection were questionnaires. The results pointed out fragilities regarding the content domain by the teachers that can be associated to the failure in the initial formation of pedagogical teachers. |
id |
CATOLICA_b8a786a0f7adcc23dac85077ff9784bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2197 |
network_acronym_str |
CATOLICA |
network_name_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALPedagogo. Formação Inicial. MatemáticaO objetivo deste artigo é analisar sob a ótica dos professores pedagogos se a formação em pedagogia oferece condições para o domínio dos conteúdos matemáticos necessários ao processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Boa Vista-RR. O método de pesquisa utilizado foi pesquisa bibliográfica, descritiva, documental e de campo com abordagem qualitativa e quantitativa. Os instrumentos de coletas de dados foram questionários. Os resultados apontaram fragilidades no que se refere ao domínio dos conteúdos por parte dos professores que pode ser associada à falha na formação inicial dos professores pedagogos. THE FORMATION OF THE PEDAGOGUE FOR THE TEACHING OF MATHEMATICAL CONTENT IN THE INITIAL YEARS OF BASIC EDUCATION ABSTRACT The aim of this article is to analyze, from the point of view of pedagogical teachers, if the pedagogical training offers conditions for the mastery of the mathematical contents necessary for the teaching and learning process in the first years of the Boa Vista-RR municipal school system. The research method used was bibliographic, descriptive, documentary and field research with a qualitative and quantitative approach. The instruments of data collection were questionnaires. The results pointed out fragilities regarding the content domain by the teachers that can be associated to the failure in the initial formation of pedagogical teachers.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAAlves, Kelvis Marlin; Universidad Internacional Tres FronterasVasconcelos, Francisco José Mendes; Centro Universitário Católica de Quixadá2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/219710.25190/rec.v7i2.2197Revista Expressão Católica; v. 7, n. 2 (2018): Rev. Expr. Catól.; 19-262357-848310.25190/rec.v7i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2197/pdf1/*ref*/BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática. Volume 3, SEF, 1997./*ref*/______. Centro Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. Parecer 07/2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília CNE/CEB, 2010./*ref*/______. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008./*ref*/BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. Campinas: Papirus, 1996./*ref*/BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/ CP nº 28. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 18 de janeiro de 2002, Seção 1, p. 31./*ref*/CURI, E. Formação de professores polivalentes: uma análise dos conhecimentos para ensinar matemática e das crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos, 2004, 278f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do oprimido.17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987./*ref*/______. Educação popular: um encontro com. São Paulo: Ed. Loyola, 1987./*ref*/FIORENTINI, D. Memória e Pesquisa em Educação Matemática. Zetetiké, Campinas, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Círculo de Estudo, n. 1, mar. 1993./*ref*/GHIRALDELLI JR., P. O que é pedagogia?. 4. ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1989. (Coleção Primeiro Passos)/*ref*/LIBANÊO, J. C. Pedagogia e pedagogos para quê?. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2004./*ref*/LOPES, W. L. Filosofia da educação matemática reflexão e pesquisa sobre a importância do ensino de matemática. INCOMPLETA! NÃO ENCONTREI!/*ref*/LUZURIAGA, L. História da educação e da pedagogia. 16. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1985./*ref*/PEREZ, G. Prática reflexiva do professor de matemática. In: BICUDO, M. A.; BORBA, M. (Orgs.). Educação matemática, pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2005./*ref*/SADOVSKY, P. Falta fundamentação didática no ensino da Matemática. Revista Nova Escola – A revista de quem educa, São Paulo, n. 199, fev. 2007./*ref*/SERRAZINA, L. Reflexão, conhecimento e práticas letivas em matemáticas num contexto de reforma curricular no 1º ciclo. Quadrante, Lisboa, Escola Superior de Lisboa, v. 8, 1999.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T13:14:42Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2197Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2019-05-24T13:14:42Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title |
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
spellingShingle |
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL Alves, Kelvis Marlin; Universidad Internacional Tres Fronteras Pedagogo. Formação Inicial. Matemática |
title_short |
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full |
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_fullStr |
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_full_unstemmed |
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
title_sort |
A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
author |
Alves, Kelvis Marlin; Universidad Internacional Tres Fronteras |
author_facet |
Alves, Kelvis Marlin; Universidad Internacional Tres Fronteras Vasconcelos, Francisco José Mendes; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author_role |
author |
author2 |
Vasconcelos, Francisco José Mendes; Centro Universitário Católica de Quixadá |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alves, Kelvis Marlin; Universidad Internacional Tres Fronteras Vasconcelos, Francisco José Mendes; Centro Universitário Católica de Quixadá |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Pedagogo. Formação Inicial. Matemática |
topic |
Pedagogo. Formação Inicial. Matemática |
description |
O objetivo deste artigo é analisar sob a ótica dos professores pedagogos se a formação em pedagogia oferece condições para o domínio dos conteúdos matemáticos necessários ao processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Boa Vista-RR. O método de pesquisa utilizado foi pesquisa bibliográfica, descritiva, documental e de campo com abordagem qualitativa e quantitativa. Os instrumentos de coletas de dados foram questionários. Os resultados apontaram fragilidades no que se refere ao domínio dos conteúdos por parte dos professores que pode ser associada à falha na formação inicial dos professores pedagogos. THE FORMATION OF THE PEDAGOGUE FOR THE TEACHING OF MATHEMATICAL CONTENT IN THE INITIAL YEARS OF BASIC EDUCATION ABSTRACT The aim of this article is to analyze, from the point of view of pedagogical teachers, if the pedagogical training offers conditions for the mastery of the mathematical contents necessary for the teaching and learning process in the first years of the Boa Vista-RR municipal school system. The research method used was bibliographic, descriptive, documentary and field research with a qualitative and quantitative approach. The instruments of data collection were questionnaires. The results pointed out fragilities regarding the content domain by the teachers that can be associated to the failure in the initial formation of pedagogical teachers. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-17 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Artigos de Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2197 10.25190/rec.v7i2.2197 |
url |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2197 |
identifier_str_mv |
10.25190/rec.v7i2.2197 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2197/pdf1 /*ref*/BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática. Volume 3, SEF, 1997. /*ref*/______. Centro Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. Parecer 07/2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília CNE/CEB, 2010. /*ref*/______. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008. /*ref*/BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. Campinas: Papirus, 1996. /*ref*/BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/ CP nº 28. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 18 de janeiro de 2002, Seção 1, p. 31. /*ref*/CURI, E. Formação de professores polivalentes: uma análise dos conhecimentos para ensinar matemática e das crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos, 2004, 278f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004. /*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do oprimido.17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987. /*ref*/______. Educação popular: um encontro com. São Paulo: Ed. Loyola, 1987. /*ref*/FIORENTINI, D. Memória e Pesquisa em Educação Matemática. Zetetiké, Campinas, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Círculo de Estudo, n. 1, mar. 1993. /*ref*/GHIRALDELLI JR., P. O que é pedagogia?. 4. ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1989. (Coleção Primeiro Passos) /*ref*/LIBANÊO, J. C. Pedagogia e pedagogos para quê?. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2004. /*ref*/LOPES, W. L. Filosofia da educação matemática reflexão e pesquisa sobre a importância do ensino de matemática. INCOMPLETA! NÃO ENCONTREI! /*ref*/LUZURIAGA, L. História da educação e da pedagogia. 16. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1985. /*ref*/PEREZ, G. Prática reflexiva do professor de matemática. In: BICUDO, M. A.; BORBA, M. (Orgs.). Educação matemática, pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2005. /*ref*/SADOVSKY, P. Falta fundamentação didática no ensino da Matemática. Revista Nova Escola – A revista de quem educa, São Paulo, n. 199, fev. 2007. /*ref*/SERRAZINA, L. Reflexão, conhecimento e práticas letivas em matemáticas num contexto de reforma curricular no 1º ciclo. Quadrante, Lisboa, Escola Superior de Lisboa, v. 8, 1999. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica http://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
publisher.none.fl_str_mv |
Núcleo de Publicação UNICATÓLICA |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica; v. 7, n. 2 (2018): Rev. Expr. Catól.; 19-26 2357-8483 10.25190/rec.v7i2 reponame:Revista Expressão Católica (Online) instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) instacron:Unicatólica |
instname_str |
Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
instacron_str |
Unicatólica |
institution |
Unicatólica |
reponame_str |
Revista Expressão Católica (Online) |
collection |
Revista Expressão Católica (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica) |
repository.mail.fl_str_mv |
suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br|| |
_version_ |
1754826421102968832 |