A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Kelvis Marlin; Universidad Internacional Tres Fronteras
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Vasconcelos, Francisco José Mendes; Centro Universitário Católica de Quixadá
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Revista Expressão Católica (Online)
Texto Completo: http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2197
Resumo: O objetivo deste artigo é analisar sob a ótica dos professores pedagogos se a formação em pedagogia oferece condições para o domínio dos conteúdos matemáticos necessários ao processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Boa Vista-RR. O método de pesquisa utilizado foi pesquisa bibliográfica, descritiva, documental e de campo com abordagem qualitativa e quantitativa. Os instrumentos de coletas de dados foram questionários. Os resultados apontaram fragilidades no que se refere ao domínio dos conteúdos por parte dos professores que pode ser associada à falha na formação inicial dos professores pedagogos. THE FORMATION OF THE PEDAGOGUE FOR THE TEACHING OF MATHEMATICAL CONTENT IN THE INITIAL YEARS OF BASIC EDUCATION ABSTRACT The aim of this article is to analyze, from the point of view of pedagogical teachers, if the pedagogical training offers conditions for the mastery of the mathematical contents necessary for the teaching and learning process in the first years of the Boa Vista-RR municipal school system. The research method used was bibliographic, descriptive, documentary and field research with a qualitative and quantitative approach. The instruments of data collection were questionnaires. The results pointed out fragilities regarding the content domain by the teachers that can be associated to the failure in the initial formation of pedagogical teachers.
id CATOLICA_b8a786a0f7adcc23dac85077ff9784bd
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2197
network_acronym_str CATOLICA
network_name_str Revista Expressão Católica (Online)
repository_id_str
spelling A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTALPedagogo. Formação Inicial. MatemáticaO objetivo deste artigo é analisar sob a ótica dos professores pedagogos se a formação em pedagogia oferece condições para o domínio dos conteúdos matemáticos necessários ao processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Boa Vista-RR. O método de pesquisa utilizado foi pesquisa bibliográfica, descritiva, documental e de campo com abordagem qualitativa e quantitativa. Os instrumentos de coletas de dados foram questionários. Os resultados apontaram fragilidades no que se refere ao domínio dos conteúdos por parte dos professores que pode ser associada à falha na formação inicial dos professores pedagogos. THE FORMATION OF THE PEDAGOGUE FOR THE TEACHING OF MATHEMATICAL CONTENT IN THE INITIAL YEARS OF BASIC EDUCATION ABSTRACT The aim of this article is to analyze, from the point of view of pedagogical teachers, if the pedagogical training offers conditions for the mastery of the mathematical contents necessary for the teaching and learning process in the first years of the Boa Vista-RR municipal school system. The research method used was bibliographic, descriptive, documentary and field research with a qualitative and quantitative approach. The instruments of data collection were questionnaires. The results pointed out fragilities regarding the content domain by the teachers that can be associated to the failure in the initial formation of pedagogical teachers.Núcleo de Publicação UNICATÓLICAAlves, Kelvis Marlin; Universidad Internacional Tres FronterasVasconcelos, Francisco José Mendes; Centro Universitário Católica de Quixadá2018-12-17info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionArtigos de Revisão de Literaturaapplication/pdfhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/219710.25190/rec.v7i2.2197Revista Expressão Católica; v. 7, n. 2 (2018): Rev. Expr. Catól.; 19-262357-848310.25190/rec.v7i2reponame:Revista Expressão Católica (Online)instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)instacron:Unicatólicaporhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2197/pdf1/*ref*/BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática. Volume 3, SEF, 1997./*ref*/______. Centro Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. Parecer 07/2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília CNE/CEB, 2010./*ref*/______. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008./*ref*/BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. Campinas: Papirus, 1996./*ref*/BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/ CP nº 28. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 18 de janeiro de 2002, Seção 1, p. 31./*ref*/CURI, E. Formação de professores polivalentes: uma análise dos conhecimentos para ensinar matemática e das crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos, 2004, 278f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004./*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do oprimido.17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987./*ref*/______. Educação popular: um encontro com. São Paulo: Ed. Loyola, 1987./*ref*/FIORENTINI, D. Memória e Pesquisa em Educação Matemática. Zetetiké, Campinas, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Círculo de Estudo, n. 1, mar. 1993./*ref*/GHIRALDELLI JR., P. O que é pedagogia?. 4. ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1989. (Coleção Primeiro Passos)/*ref*/LIBANÊO, J. C. Pedagogia e pedagogos para quê?. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2004./*ref*/LOPES, W. L. Filosofia da educação matemática reflexão e pesquisa sobre a importância do ensino de matemática. INCOMPLETA! NÃO ENCONTREI!/*ref*/LUZURIAGA, L. História da educação e da pedagogia. 16. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1985./*ref*/PEREZ, G. Prática reflexiva do professor de matemática. In: BICUDO, M. A.; BORBA, M. (Orgs.). Educação matemática, pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2005./*ref*/SADOVSKY, P. Falta fundamentação didática no ensino da Matemática. Revista Nova Escola – A revista de quem educa, São Paulo, n. 199, fev. 2007./*ref*/SERRAZINA, L. Reflexão, conhecimento e práticas letivas em matemáticas num contexto de reforma curricular no 1º ciclo. Quadrante, Lisboa, Escola Superior de Lisboa, v. 8, 1999.Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católicahttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-24T13:14:42Zoai:ojs.publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br:article/2197Revistahttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/recPRIhttp://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/oaisuportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||2357-84832237-8782opendoar:2019-05-24T13:14:42Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)false
dc.title.none.fl_str_mv A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
spellingShingle A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
Alves, Kelvis Marlin; Universidad Internacional Tres Fronteras
Pedagogo. Formação Inicial. Matemática
title_short A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_fullStr A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_full_unstemmed A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
title_sort A FORMAÇÃO DO PEDAGOGO PARA O ENSINO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
author Alves, Kelvis Marlin; Universidad Internacional Tres Fronteras
author_facet Alves, Kelvis Marlin; Universidad Internacional Tres Fronteras
Vasconcelos, Francisco José Mendes; Centro Universitário Católica de Quixadá
author_role author
author2 Vasconcelos, Francisco José Mendes; Centro Universitário Católica de Quixadá
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Kelvis Marlin; Universidad Internacional Tres Fronteras
Vasconcelos, Francisco José Mendes; Centro Universitário Católica de Quixadá
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogo. Formação Inicial. Matemática
topic Pedagogo. Formação Inicial. Matemática
description O objetivo deste artigo é analisar sob a ótica dos professores pedagogos se a formação em pedagogia oferece condições para o domínio dos conteúdos matemáticos necessários ao processo de ensino e aprendizagem nos primeiros anos do Ensino Fundamental da rede municipal de Boa Vista-RR. O método de pesquisa utilizado foi pesquisa bibliográfica, descritiva, documental e de campo com abordagem qualitativa e quantitativa. Os instrumentos de coletas de dados foram questionários. Os resultados apontaram fragilidades no que se refere ao domínio dos conteúdos por parte dos professores que pode ser associada à falha na formação inicial dos professores pedagogos. THE FORMATION OF THE PEDAGOGUE FOR THE TEACHING OF MATHEMATICAL CONTENT IN THE INITIAL YEARS OF BASIC EDUCATION ABSTRACT The aim of this article is to analyze, from the point of view of pedagogical teachers, if the pedagogical training offers conditions for the mastery of the mathematical contents necessary for the teaching and learning process in the first years of the Boa Vista-RR municipal school system. The research method used was bibliographic, descriptive, documentary and field research with a qualitative and quantitative approach. The instruments of data collection were questionnaires. The results pointed out fragilities regarding the content domain by the teachers that can be associated to the failure in the initial formation of pedagogical teachers.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-17
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Artigos de Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2197
10.25190/rec.v7i2.2197
url http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2197
identifier_str_mv 10.25190/rec.v7i2.2197
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://publicacoesacademicas.unicatolicaquixada.edu.br/index.php/rec/article/view/2197/pdf1
/*ref*/BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. PCN – Parâmetros Curriculares Nacionais – Matemática. Volume 3, SEF, 1997.
/*ref*/______. Centro Nacional de Educação, Câmara de Educação Básica. Parecer 07/2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação Básica. Brasília CNE/CEB, 2010.
/*ref*/______. PDE: Plano de Desenvolvimento da Educação: Prova Brasil: ensino fundamental: matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2008.
/*ref*/BRZEZINSKI, I. Pedagogia, pedagogos e formação de professores. Campinas: Papirus, 1996.
/*ref*/BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/ CP nº 28. Brasília, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, 18 de janeiro de 2002, Seção 1, p. 31.
/*ref*/CURI, E. Formação de professores polivalentes: uma análise dos conhecimentos para ensinar matemática e das crenças e atitudes que interferem na constituição desses conhecimentos, 2004, 278f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2004.
/*ref*/FREIRE, P. Pedagogia do oprimido.17. Ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
/*ref*/______. Educação popular: um encontro com. São Paulo: Ed. Loyola, 1987.
/*ref*/FIORENTINI, D. Memória e Pesquisa em Educação Matemática. Zetetiké, Campinas, Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Círculo de Estudo, n. 1, mar. 1993.
/*ref*/GHIRALDELLI JR., P. O que é pedagogia?. 4. ed. São Paulo: Ed. Brasiliense, 1989. (Coleção Primeiro Passos)
/*ref*/LIBANÊO, J. C. Pedagogia e pedagogos para quê?. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2004.
/*ref*/LOPES, W. L. Filosofia da educação matemática reflexão e pesquisa sobre a importância do ensino de matemática. INCOMPLETA! NÃO ENCONTREI!
/*ref*/LUZURIAGA, L. História da educação e da pedagogia. 16. ed. São Paulo: Ed. Nacional, 1985.
/*ref*/PEREZ, G. Prática reflexiva do professor de matemática. In: BICUDO, M. A.; BORBA, M. (Orgs.). Educação matemática, pesquisa em movimento. São Paulo: Cortez, 2005.
/*ref*/SADOVSKY, P. Falta fundamentação didática no ensino da Matemática. Revista Nova Escola – A revista de quem educa, São Paulo, n. 199, fev. 2007.
/*ref*/SERRAZINA, L. Reflexão, conhecimento e práticas letivas em matemáticas num contexto de reforma curricular no 1º ciclo. Quadrante, Lisboa, Escola Superior de Lisboa, v. 8, 1999.
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Revista Expressão Católica
http://creativecommons.org/licenses/by/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
publisher.none.fl_str_mv Núcleo de Publicação UNICATÓLICA
dc.source.none.fl_str_mv Revista Expressão Católica; v. 7, n. 2 (2018): Rev. Expr. Catól.; 19-26
2357-8483
10.25190/rec.v7i2
reponame:Revista Expressão Católica (Online)
instname:Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron:Unicatólica
instname_str Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
instacron_str Unicatólica
institution Unicatólica
reponame_str Revista Expressão Católica (Online)
collection Revista Expressão Católica (Online)
repository.name.fl_str_mv Revista Expressão Católica (Online) - Centro Universitário Católica de Quixadá (Unicatólica)
repository.mail.fl_str_mv suportepublicacoesacademicas@unicatolicaquixada.edu.br revistaexpressaocatolica@unicatolicaquixada.edu.br||
_version_ 1754826421102968832