PROBLEMAS MATEMÁTICOS DA ANTIGUIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES NO 9º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/325 |
Resumo: | O enfoque desta pesquisa foi investigar problemas matemáticos da antiguidade, visando localizar problemas clássicos e suas possíveis formalizações, de modo a podermos compreender seus elementos e compará-los. A investigação e o estudo de equações a partir da obra Aritmética de Diofanto do século III, nos permitiu selecionar problemas de cunho histórico em um processo de integração, visando oferecer aos professores da educação básica, apontamentos e sugestões para a exploração deste tipo de problemas como meio de superação de dificuldades de aprendizagem em sala de aula. Uma vez que a utilização da história da Matemática, promove uma integração da Matemática do passado com a Matemática dos dias atuais e oportuniza uma forma de tratamento dos conteúdos e conhecimentos matemáticos contextualizados. |
id |
UFPA-6_35d233acd79c2573876151de8f62d540 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/325 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
PROBLEMAS MATEMÁTICOS DA ANTIGUIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES NO 9º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICAProblemas históricosAritmética de DiofantoEnsino de equaçõesO enfoque desta pesquisa foi investigar problemas matemáticos da antiguidade, visando localizar problemas clássicos e suas possíveis formalizações, de modo a podermos compreender seus elementos e compará-los. A investigação e o estudo de equações a partir da obra Aritmética de Diofanto do século III, nos permitiu selecionar problemas de cunho histórico em um processo de integração, visando oferecer aos professores da educação básica, apontamentos e sugestões para a exploração deste tipo de problemas como meio de superação de dificuldades de aprendizagem em sala de aula. Uma vez que a utilização da história da Matemática, promove uma integração da Matemática do passado com a Matemática dos dias atuais e oportuniza uma forma de tratamento dos conteúdos e conhecimentos matemáticos contextualizados.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2014-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/325REMATEC; v. 9 n. 16 (2014); 130-1472675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/325/326Copyright (c) 2014 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda Serrão, MarceloBrandemberg , João Cláudio2022-10-15T14:09:24Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/325Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:09:24Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
PROBLEMAS MATEMÁTICOS DA ANTIGUIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES NO 9º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title |
PROBLEMAS MATEMÁTICOS DA ANTIGUIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES NO 9º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
spellingShingle |
PROBLEMAS MATEMÁTICOS DA ANTIGUIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES NO 9º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA Miranda Serrão, Marcelo Problemas históricos Aritmética de Diofanto Ensino de equações |
title_short |
PROBLEMAS MATEMÁTICOS DA ANTIGUIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES NO 9º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full |
PROBLEMAS MATEMÁTICOS DA ANTIGUIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES NO 9º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_fullStr |
PROBLEMAS MATEMÁTICOS DA ANTIGUIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES NO 9º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_full_unstemmed |
PROBLEMAS MATEMÁTICOS DA ANTIGUIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES NO 9º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
title_sort |
PROBLEMAS MATEMÁTICOS DA ANTIGUIDADE COMO ESTRATÉGIA PARA O ENSINO DE EQUAÇÕES NO 9º ANO DA EDUCAÇÃO BÁSICA |
author |
Miranda Serrão, Marcelo |
author_facet |
Miranda Serrão, Marcelo Brandemberg , João Cláudio |
author_role |
author |
author2 |
Brandemberg , João Cláudio |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda Serrão, Marcelo Brandemberg , João Cláudio |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Problemas históricos Aritmética de Diofanto Ensino de equações |
topic |
Problemas históricos Aritmética de Diofanto Ensino de equações |
description |
O enfoque desta pesquisa foi investigar problemas matemáticos da antiguidade, visando localizar problemas clássicos e suas possíveis formalizações, de modo a podermos compreender seus elementos e compará-los. A investigação e o estudo de equações a partir da obra Aritmética de Diofanto do século III, nos permitiu selecionar problemas de cunho histórico em um processo de integração, visando oferecer aos professores da educação básica, apontamentos e sugestões para a exploração deste tipo de problemas como meio de superação de dificuldades de aprendizagem em sala de aula. Uma vez que a utilização da história da Matemática, promove uma integração da Matemática do passado com a Matemática dos dias atuais e oportuniza uma forma de tratamento dos conteúdos e conhecimentos matemáticos contextualizados. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/325 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/325 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/325/326 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2014 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 9 n. 16 (2014); 130-147 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004135727104 |