Equações Diofantinas Lineares no Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/29153 |
Resumo: | Nosso trabalho tem o intuito de analisar a exequibilidade do estudo de equações diofantinas lineares com alunos do ensino médio. Tendo em vista esse objetivo, realizamos uma oficina, composta de cinco encontros, no Colégio Tiradentes da Brigada Militar. As equações diofantinas lineares se encontram na fronteira entre a álgebra e aritmética. Sendo assim, fazemos algumas reflexões acerca da situação do ensino de álgebra e da aritmética nesse começo de século. Analisamos as relações do processo de ensinoaprendizagem entre ambas, de maneira a propor alterações no atual quadro da educação matemática escolar. Também descrevemos mais dois importantes aspectos da educação matemática que são o contrato didático e a engenharia didática, sendo este segundo o referencial de pesquisa que baseou a oficina desenvolvida. |
id |
UFRGS-2_0486aeb7216a8f1aa8d6c1c17a4ed42c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29153 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Monteiro, Guilherme FerreiraDoering, Luisa Rodriguez2011-05-26T06:00:48Z2010http://hdl.handle.net/10183/29153000775854Nosso trabalho tem o intuito de analisar a exequibilidade do estudo de equações diofantinas lineares com alunos do ensino médio. Tendo em vista esse objetivo, realizamos uma oficina, composta de cinco encontros, no Colégio Tiradentes da Brigada Militar. As equações diofantinas lineares se encontram na fronteira entre a álgebra e aritmética. Sendo assim, fazemos algumas reflexões acerca da situação do ensino de álgebra e da aritmética nesse começo de século. Analisamos as relações do processo de ensinoaprendizagem entre ambas, de maneira a propor alterações no atual quadro da educação matemática escolar. Também descrevemos mais dois importantes aspectos da educação matemática que são o contrato didático e a engenharia didática, sendo este segundo o referencial de pesquisa que baseou a oficina desenvolvida.This work considers the idea of introducing Linear Diophantine Equations to high school students. With this in mind, we offered a five workshop at High School Tiradentes. Linear Diophantine Equations lie between arithmetic and algebra, therefore, we discuss the teaching of arithmetic and algebra in this century. We analize the relationship between its learning and teaching and propose some changes in the present High School mathteaching. We also describe two other important aspects in Math Education, Pedagogic Contract and Educational Engineering, where the second one is the theoretical reference of this work.application/pdfporEquações diofanticas linearesEducação MatemáticaEnsino médioEquações Diofantinas Lineares no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e AplicadaPorto Alegre, BR-RS2010Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775854.pdf.txt000775854.pdf.txtExtracted Texttext/plain139644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29153/2/000775854.pdf.txt5884aa4d8ae95d782786dda0fad3de31MD52ORIGINAL000775854.pdf000775854.pdfTexto completoapplication/pdf793917http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29153/1/000775854.pdfdbef14cfcf66e3023f873c0f6474e2c8MD51THUMBNAIL000775854.pdf.jpg000775854.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29153/3/000775854.pdf.jpgd39068ed15c7f6bd7d0dea682cbe35c2MD5310183/291532018-10-09 09:17:50.566oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29153Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:17:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Equações Diofantinas Lineares no Ensino Médio |
title |
Equações Diofantinas Lineares no Ensino Médio |
spellingShingle |
Equações Diofantinas Lineares no Ensino Médio Monteiro, Guilherme Ferreira Equações diofanticas lineares Educação Matemática Ensino médio |
title_short |
Equações Diofantinas Lineares no Ensino Médio |
title_full |
Equações Diofantinas Lineares no Ensino Médio |
title_fullStr |
Equações Diofantinas Lineares no Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Equações Diofantinas Lineares no Ensino Médio |
title_sort |
Equações Diofantinas Lineares no Ensino Médio |
author |
Monteiro, Guilherme Ferreira |
author_facet |
Monteiro, Guilherme Ferreira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Monteiro, Guilherme Ferreira |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Doering, Luisa Rodriguez |
contributor_str_mv |
Doering, Luisa Rodriguez |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Equações diofanticas lineares Educação Matemática Ensino médio |
topic |
Equações diofanticas lineares Educação Matemática Ensino médio |
description |
Nosso trabalho tem o intuito de analisar a exequibilidade do estudo de equações diofantinas lineares com alunos do ensino médio. Tendo em vista esse objetivo, realizamos uma oficina, composta de cinco encontros, no Colégio Tiradentes da Brigada Militar. As equações diofantinas lineares se encontram na fronteira entre a álgebra e aritmética. Sendo assim, fazemos algumas reflexões acerca da situação do ensino de álgebra e da aritmética nesse começo de século. Analisamos as relações do processo de ensinoaprendizagem entre ambas, de maneira a propor alterações no atual quadro da educação matemática escolar. Também descrevemos mais dois importantes aspectos da educação matemática que são o contrato didático e a engenharia didática, sendo este segundo o referencial de pesquisa que baseou a oficina desenvolvida. |
publishDate |
2010 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2010 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2011-05-26T06:00:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/29153 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000775854 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/29153 |
identifier_str_mv |
000775854 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29153/2/000775854.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29153/1/000775854.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29153/3/000775854.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
5884aa4d8ae95d782786dda0fad3de31 dbef14cfcf66e3023f873c0f6474e2c8 d39068ed15c7f6bd7d0dea682cbe35c2 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447057805082624 |