Equações Diofantinas Lineares no Ensino Médio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Guilherme Ferreira
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/29153
Resumo: Nosso trabalho tem o intuito de analisar a exequibilidade do estudo de equações diofantinas lineares com alunos do ensino médio. Tendo em vista esse objetivo, realizamos uma oficina, composta de cinco encontros, no Colégio Tiradentes da Brigada Militar. As equações diofantinas lineares se encontram na fronteira entre a álgebra e aritmética. Sendo assim, fazemos algumas reflexões acerca da situação do ensino de álgebra e da aritmética nesse começo de século. Analisamos as relações do processo de ensinoaprendizagem entre ambas, de maneira a propor alterações no atual quadro da educação matemática escolar. Também descrevemos mais dois importantes aspectos da educação matemática que são o contrato didático e a engenharia didática, sendo este segundo o referencial de pesquisa que baseou a oficina desenvolvida.
id UFRGS-2_0486aeb7216a8f1aa8d6c1c17a4ed42c
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29153
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Monteiro, Guilherme FerreiraDoering, Luisa Rodriguez2011-05-26T06:00:48Z2010http://hdl.handle.net/10183/29153000775854Nosso trabalho tem o intuito de analisar a exequibilidade do estudo de equações diofantinas lineares com alunos do ensino médio. Tendo em vista esse objetivo, realizamos uma oficina, composta de cinco encontros, no Colégio Tiradentes da Brigada Militar. As equações diofantinas lineares se encontram na fronteira entre a álgebra e aritmética. Sendo assim, fazemos algumas reflexões acerca da situação do ensino de álgebra e da aritmética nesse começo de século. Analisamos as relações do processo de ensinoaprendizagem entre ambas, de maneira a propor alterações no atual quadro da educação matemática escolar. Também descrevemos mais dois importantes aspectos da educação matemática que são o contrato didático e a engenharia didática, sendo este segundo o referencial de pesquisa que baseou a oficina desenvolvida.This work considers the idea of introducing Linear Diophantine Equations to high school students. With this in mind, we offered a five workshop at High School Tiradentes. Linear Diophantine Equations lie between arithmetic and algebra, therefore, we discuss the teaching of arithmetic and algebra in this century. We analize the relationship between its learning and teaching and propose some changes in the present High School mathteaching. We also describe two other important aspects in Math Education, Pedagogic Contract and Educational Engineering, where the second one is the theoretical reference of this work.application/pdfporEquações diofanticas linearesEducação MatemáticaEnsino médioEquações Diofantinas Lineares no Ensino Médioinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de Matemática. Departamento de Matemática Pura e AplicadaPorto Alegre, BR-RS2010Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSTEXT000775854.pdf.txt000775854.pdf.txtExtracted Texttext/plain139644http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29153/2/000775854.pdf.txt5884aa4d8ae95d782786dda0fad3de31MD52ORIGINAL000775854.pdf000775854.pdfTexto completoapplication/pdf793917http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29153/1/000775854.pdfdbef14cfcf66e3023f873c0f6474e2c8MD51THUMBNAIL000775854.pdf.jpg000775854.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg932http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29153/3/000775854.pdf.jpgd39068ed15c7f6bd7d0dea682cbe35c2MD5310183/291532018-10-09 09:17:50.566oai:www.lume.ufrgs.br:10183/29153Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-09T12:17:50Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Equações Diofantinas Lineares no Ensino Médio
title Equações Diofantinas Lineares no Ensino Médio
spellingShingle Equações Diofantinas Lineares no Ensino Médio
Monteiro, Guilherme Ferreira
Equações diofanticas lineares
Educação Matemática
Ensino médio
title_short Equações Diofantinas Lineares no Ensino Médio
title_full Equações Diofantinas Lineares no Ensino Médio
title_fullStr Equações Diofantinas Lineares no Ensino Médio
title_full_unstemmed Equações Diofantinas Lineares no Ensino Médio
title_sort Equações Diofantinas Lineares no Ensino Médio
author Monteiro, Guilherme Ferreira
author_facet Monteiro, Guilherme Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Guilherme Ferreira
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Doering, Luisa Rodriguez
contributor_str_mv Doering, Luisa Rodriguez
dc.subject.por.fl_str_mv Equações diofanticas lineares
Educação Matemática
Ensino médio
topic Equações diofanticas lineares
Educação Matemática
Ensino médio
description Nosso trabalho tem o intuito de analisar a exequibilidade do estudo de equações diofantinas lineares com alunos do ensino médio. Tendo em vista esse objetivo, realizamos uma oficina, composta de cinco encontros, no Colégio Tiradentes da Brigada Militar. As equações diofantinas lineares se encontram na fronteira entre a álgebra e aritmética. Sendo assim, fazemos algumas reflexões acerca da situação do ensino de álgebra e da aritmética nesse começo de século. Analisamos as relações do processo de ensinoaprendizagem entre ambas, de maneira a propor alterações no atual quadro da educação matemática escolar. Também descrevemos mais dois importantes aspectos da educação matemática que são o contrato didático e a engenharia didática, sendo este segundo o referencial de pesquisa que baseou a oficina desenvolvida.
publishDate 2010
dc.date.issued.fl_str_mv 2010
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2011-05-26T06:00:48Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/29153
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000775854
url http://hdl.handle.net/10183/29153
identifier_str_mv 000775854
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29153/2/000775854.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29153/1/000775854.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/29153/3/000775854.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 5884aa4d8ae95d782786dda0fad3de31
dbef14cfcf66e3023f873c0f6474e2c8
d39068ed15c7f6bd7d0dea682cbe35c2
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224408656773120