Formação De Professores E Ensino De Matemática: Uma perspectiva sócio-epistemológica para o estágio curricular
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/89 |
Resumo: | Discutir a formação de professores e ensino de matemáticana, no 5º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEMAT), realizado em Belém –PA, em 2018, na perspectiva sócio epistemológica para o estágio curricular no estudo da configuração do Estágio Curricular Supervisionado em instituições de ensino superior da Bahia foi nossa intençao neste artigo com vistas a ampliar os debates e enriquecer o conhecimento já produzido no Brasil sobre o assunto. A pesquisa foi operacionalizada com base nos documentos existentes nas instituições envolvidas incluindo depoimentos de um grupo amplo de sujeitos participantes. A situação revelada na configuração do estágio nas instituições pesquisadas está longe de ser caracterizada como ideal. São inúmeras as dificuldades, tensões e problemas enfrentados pelos estudantes e professores no dia a dia nos cursos de formação dos professores de Matemática e nas escolas públicas. Essas mesmas deficiências foram reveladas através das análises dos diferentes documentos construídos na pesquisa, como questionários, entrevistas, memoriais dos professores e relatórios. |
id |
UFPA-6_372b775c4fa8c6b3997b4da2a852b3cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/89 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação De Professores E Ensino De Matemática: Uma perspectiva sócio-epistemológica para o estágio curricular Estágio supervisionadoFormação de Professores de MatemáticaEnsino de matemáticaCidadaniaDiscutir a formação de professores e ensino de matemáticana, no 5º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEMAT), realizado em Belém –PA, em 2018, na perspectiva sócio epistemológica para o estágio curricular no estudo da configuração do Estágio Curricular Supervisionado em instituições de ensino superior da Bahia foi nossa intençao neste artigo com vistas a ampliar os debates e enriquecer o conhecimento já produzido no Brasil sobre o assunto. A pesquisa foi operacionalizada com base nos documentos existentes nas instituições envolvidas incluindo depoimentos de um grupo amplo de sujeitos participantes. A situação revelada na configuração do estágio nas instituições pesquisadas está longe de ser caracterizada como ideal. São inúmeras as dificuldades, tensões e problemas enfrentados pelos estudantes e professores no dia a dia nos cursos de formação dos professores de Matemática e nas escolas públicas. Essas mesmas deficiências foram reveladas através das análises dos diferentes documentos construídos na pesquisa, como questionários, entrevistas, memoriais dos professores e relatórios.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-12-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/8910.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p175-191.id308REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 175-1912675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/89/88Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessLisboa Moreno Pires, Maria Auxiliadora2022-11-17T22:38:03Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/89Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:38:03Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação De Professores E Ensino De Matemática: Uma perspectiva sócio-epistemológica para o estágio curricular |
title |
Formação De Professores E Ensino De Matemática: Uma perspectiva sócio-epistemológica para o estágio curricular |
spellingShingle |
Formação De Professores E Ensino De Matemática: Uma perspectiva sócio-epistemológica para o estágio curricular Lisboa Moreno Pires, Maria Auxiliadora Estágio supervisionado Formação de Professores de Matemática Ensino de matemática Cidadania |
title_short |
Formação De Professores E Ensino De Matemática: Uma perspectiva sócio-epistemológica para o estágio curricular |
title_full |
Formação De Professores E Ensino De Matemática: Uma perspectiva sócio-epistemológica para o estágio curricular |
title_fullStr |
Formação De Professores E Ensino De Matemática: Uma perspectiva sócio-epistemológica para o estágio curricular |
title_full_unstemmed |
Formação De Professores E Ensino De Matemática: Uma perspectiva sócio-epistemológica para o estágio curricular |
title_sort |
Formação De Professores E Ensino De Matemática: Uma perspectiva sócio-epistemológica para o estágio curricular |
author |
Lisboa Moreno Pires, Maria Auxiliadora |
author_facet |
Lisboa Moreno Pires, Maria Auxiliadora |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lisboa Moreno Pires, Maria Auxiliadora |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estágio supervisionado Formação de Professores de Matemática Ensino de matemática Cidadania |
topic |
Estágio supervisionado Formação de Professores de Matemática Ensino de matemática Cidadania |
description |
Discutir a formação de professores e ensino de matemáticana, no 5º Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática (SIPEMAT), realizado em Belém –PA, em 2018, na perspectiva sócio epistemológica para o estágio curricular no estudo da configuração do Estágio Curricular Supervisionado em instituições de ensino superior da Bahia foi nossa intençao neste artigo com vistas a ampliar os debates e enriquecer o conhecimento já produzido no Brasil sobre o assunto. A pesquisa foi operacionalizada com base nos documentos existentes nas instituições envolvidas incluindo depoimentos de um grupo amplo de sujeitos participantes. A situação revelada na configuração do estágio nas instituições pesquisadas está longe de ser caracterizada como ideal. São inúmeras as dificuldades, tensões e problemas enfrentados pelos estudantes e professores no dia a dia nos cursos de formação dos professores de Matemática e nas escolas públicas. Essas mesmas deficiências foram reveladas através das análises dos diferentes documentos construídos na pesquisa, como questionários, entrevistas, memoriais dos professores e relatórios. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-12-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/89 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p175-191.id308 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/89 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n16.p175-191.id308 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/89/88 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 15 n. 36 (2020); 175-191 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002788306944 |