As aprendizagens de professores em formação e vivência em Feira de Matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/188 |
Resumo: | As Feiras de Matemática constituem um espaço propício para o incentivo, divulgação e socialização de projetos educacionais na forma de relatos de experiências, pesquisa ou atividades matemáticas. Acredita-se que podem constituir-se em um processo formativo. Destarte, este artigo analisa as aprendizagens profissionais de duas professoras dos anos iniciais, iniciantes no contexto de formação e vivência de Feiras de Matemática. Os dados foram obtidos por meio de entrevista semiestruturadas a essas professoras, as quais participaram, em 2018, de um processo de formação para planejamento, execução e socialização de trabalhos que podem ser expostos em Feiras de Matemática. A recolha dos dados ocorreu após as professoras terem percorrido todo o processo e foram analisados na perspectiva qualitativa e interpretativa. Os resultados apontam que no contexto do trabalho realizado, as principais aprendizagens foram as relacionadas ao conteúdo, que possibilitaram uma reconfiguração dos saberes pedagógicos e do currículo ao fazer pedagógico. Tais aprendizagens reconfiguram os saberes da prática educativa das professoras. Concluiu-se que a experiência vivenciada se configurou numa possibilidade de formação para a (re)construção dos saberes docentes. |
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