O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questão
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UNESP |
Texto Completo: | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6273 http://hdl.handle.net/11449/107358 |
Resumo: | Este trabalho teve por finalidade explorar o potencial teórico-metodológico de uma atividade investigativa como recurso didático para o processo de construção e validação de hipóteses. Objetivou-se, também, analisar as interpretações discursivas - representações - produzidas pelos alunos quando se deparam com fenômeno(s) que não consegue(m) explicar, ou explicam utilizando argumentos distorcidos do ponto de vista científico. Nesta perspectiva, as representações dos alunos foram discutidas tendo em conta a presença de obstáculos epistemológicos bachelardianos. Os resultados mostram que nessas representações aparecem os obstáculos animistas e realistas, os quais podem dificultar a compreensão dos conceitos científicos por parte dos alunos. Apenas ocasionalmente aparece o obstáculo verbalista, relacionado com o uso de uma linguagem comum para explicar certo conceito científico. O obstáculo substancialista também se faz presente por meio da “propriedade substancial” responsável por algumas distorções conceituais produzidas pelos alunos. |
id |
UNSP_acc1d2feaff88584107d9cca630ea13a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unesp.br:11449/107358 |
network_acronym_str |
UNSP |
network_name_str |
Repositório Institucional da UNESP |
repository_id_str |
2946 |
spelling |
O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questãoEnsino por investigação. Obstáculos epistemológicosEste trabalho teve por finalidade explorar o potencial teórico-metodológico de uma atividade investigativa como recurso didático para o processo de construção e validação de hipóteses. Objetivou-se, também, analisar as interpretações discursivas - representações - produzidas pelos alunos quando se deparam com fenômeno(s) que não consegue(m) explicar, ou explicam utilizando argumentos distorcidos do ponto de vista científico. Nesta perspectiva, as representações dos alunos foram discutidas tendo em conta a presença de obstáculos epistemológicos bachelardianos. Os resultados mostram que nessas representações aparecem os obstáculos animistas e realistas, os quais podem dificultar a compreensão dos conceitos científicos por parte dos alunos. Apenas ocasionalmente aparece o obstáculo verbalista, relacionado com o uso de uma linguagem comum para explicar certo conceito científico. O obstáculo substancialista também se faz presente por meio da “propriedade substancial” responsável por algumas distorções conceituais produzidas pelos alunos.Depto. de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista - BauruUniversidade Estadual Paulista - BauruDepto. de Física da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista -Bauru.Depto. de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista - BauruUniversidade Estadual Paulista - BauruDepto. de Física da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista -Bauru.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP]Bocanegra, Carlos Henrique [UNESP]Gazola, Rodrigo José Cristiano [UNESP]Martins, Daiane dos Santos [UNESP]Mello, Denise Fernandes de [UNESP]2014-06-24T19:54:05Z2014-06-24T19:54:05Z2012-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6273Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 40, 2012, p. 100-113.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107358ISSN1981-8106-2012-22-40-100-113.pdfEducação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-26T19:48:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107358Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-08-05T17:26:26.074986Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questão |
title |
O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questão |
spellingShingle |
O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questão Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP] Ensino por investigação. Obstáculos epistemológicos |
title_short |
O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questão |
title_full |
O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questão |
title_fullStr |
O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questão |
title_full_unstemmed |
O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questão |
title_sort |
O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questão |
author |
Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP] |
author_facet |
Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP] Bocanegra, Carlos Henrique [UNESP] Gazola, Rodrigo José Cristiano [UNESP] Martins, Daiane dos Santos [UNESP] Mello, Denise Fernandes de [UNESP] |
author_role |
author |
author2 |
Bocanegra, Carlos Henrique [UNESP] Gazola, Rodrigo José Cristiano [UNESP] Martins, Daiane dos Santos [UNESP] Mello, Denise Fernandes de [UNESP] |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP] Bocanegra, Carlos Henrique [UNESP] Gazola, Rodrigo José Cristiano [UNESP] Martins, Daiane dos Santos [UNESP] Mello, Denise Fernandes de [UNESP] |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino por investigação. Obstáculos epistemológicos |
topic |
Ensino por investigação. Obstáculos epistemológicos |
description |
Este trabalho teve por finalidade explorar o potencial teórico-metodológico de uma atividade investigativa como recurso didático para o processo de construção e validação de hipóteses. Objetivou-se, também, analisar as interpretações discursivas - representações - produzidas pelos alunos quando se deparam com fenômeno(s) que não consegue(m) explicar, ou explicam utilizando argumentos distorcidos do ponto de vista científico. Nesta perspectiva, as representações dos alunos foram discutidas tendo em conta a presença de obstáculos epistemológicos bachelardianos. Os resultados mostram que nessas representações aparecem os obstáculos animistas e realistas, os quais podem dificultar a compreensão dos conceitos científicos por parte dos alunos. Apenas ocasionalmente aparece o obstáculo verbalista, relacionado com o uso de uma linguagem comum para explicar certo conceito científico. O obstáculo substancialista também se faz presente por meio da “propriedade substancial” responsável por algumas distorções conceituais produzidas pelos alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-08-03 2014-06-24T19:54:05Z 2014-06-24T19:54:05Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6273 Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 40, 2012, p. 100-113. 1981-8106 http://hdl.handle.net/11449/107358 ISSN1981-8106-2012-22-40-100-113.pdf |
url |
http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6273 http://hdl.handle.net/11449/107358 |
identifier_str_mv |
Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 40, 2012, p. 100-113. 1981-8106 ISSN1981-8106-2012-22-40-100-113.pdf |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual Paulista (Unesp) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação: Teoria e Prática reponame:Repositório Institucional da UNESP instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP) instacron:UNESP |
instname_str |
Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
instacron_str |
UNESP |
institution |
UNESP |
reponame_str |
Repositório Institucional da UNESP |
collection |
Repositório Institucional da UNESP |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1808128811963777024 |