O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP]
Data de Publicação: 2012
Outros Autores: Bocanegra, Carlos Henrique [UNESP], Gazola, Rodrigo José Cristiano [UNESP], Martins, Daiane dos Santos [UNESP], Mello, Denise Fernandes de [UNESP]
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UNESP
Texto Completo: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6273
http://hdl.handle.net/11449/107358
Resumo: Este trabalho teve por finalidade explorar o potencial teórico-metodológico de uma atividade investigativa como recurso didático para o processo de construção e validação de hipóteses. Objetivou-se, também, analisar as interpretações discursivas - representações - produzidas pelos alunos quando se deparam com fenômeno(s) que não consegue(m) explicar, ou explicam utilizando argumentos distorcidos do ponto de vista científico. Nesta perspectiva, as representações dos alunos foram discutidas tendo em conta a presença de obstáculos epistemológicos bachelardianos. Os resultados mostram que nessas representações aparecem os obstáculos animistas e realistas, os quais podem dificultar a compreensão dos conceitos científicos por parte dos alunos. Apenas ocasionalmente aparece o obstáculo verbalista, relacionado com o uso de uma linguagem comum para explicar certo conceito científico. O obstáculo substancialista também se faz presente por meio da “propriedade substancial” responsável por algumas distorções conceituais produzidas pelos alunos.
id UNSP_acc1d2feaff88584107d9cca630ea13a
oai_identifier_str oai:repositorio.unesp.br:11449/107358
network_acronym_str UNSP
network_name_str Repositório Institucional da UNESP
repository_id_str 2946
spelling O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questãoEnsino por investigação. Obstáculos epistemológicosEste trabalho teve por finalidade explorar o potencial teórico-metodológico de uma atividade investigativa como recurso didático para o processo de construção e validação de hipóteses. Objetivou-se, também, analisar as interpretações discursivas - representações - produzidas pelos alunos quando se deparam com fenômeno(s) que não consegue(m) explicar, ou explicam utilizando argumentos distorcidos do ponto de vista científico. Nesta perspectiva, as representações dos alunos foram discutidas tendo em conta a presença de obstáculos epistemológicos bachelardianos. Os resultados mostram que nessas representações aparecem os obstáculos animistas e realistas, os quais podem dificultar a compreensão dos conceitos científicos por parte dos alunos. Apenas ocasionalmente aparece o obstáculo verbalista, relacionado com o uso de uma linguagem comum para explicar certo conceito científico. O obstáculo substancialista também se faz presente por meio da “propriedade substancial” responsável por algumas distorções conceituais produzidas pelos alunos.Depto. de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista - BauruUniversidade Estadual Paulista - BauruDepto. de Física da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista -Bauru.Depto. de Educação da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista - BauruUniversidade Estadual Paulista - BauruDepto. de Física da Faculdade de Ciências da Universidade Estadual Paulista -Bauru.Universidade Estadual Paulista (Unesp)Universidade Estadual Paulista (Unesp)Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP]Bocanegra, Carlos Henrique [UNESP]Gazola, Rodrigo José Cristiano [UNESP]Martins, Daiane dos Santos [UNESP]Mello, Denise Fernandes de [UNESP]2014-06-24T19:54:05Z2014-06-24T19:54:05Z2012-08-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6273Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 40, 2012, p. 100-113.1981-8106http://hdl.handle.net/11449/107358ISSN1981-8106-2012-22-40-100-113.pdfEducação: Teoria e Práticareponame:Repositório Institucional da UNESPinstname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)instacron:UNESPporEducação: Teoria e Práticainfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-26T19:48:01Zoai:repositorio.unesp.br:11449/107358Repositório InstitucionalPUBhttp://repositorio.unesp.br/oai/requestopendoar:29462024-04-26T19:48:01Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)false
dc.title.none.fl_str_mv O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questão
title O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questão
spellingShingle O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questão
Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP]
Ensino por investigação. Obstáculos epistemológicos
title_short O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questão
title_full O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questão
title_fullStr O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questão
title_full_unstemmed O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questão
title_sort O experimento investigativo e representações de alunos de ensino médio: obstáculos epistemológicos em questão
author Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP]
author_facet Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP]
Bocanegra, Carlos Henrique [UNESP]
Gazola, Rodrigo José Cristiano [UNESP]
Martins, Daiane dos Santos [UNESP]
Mello, Denise Fernandes de [UNESP]
author_role author
author2 Bocanegra, Carlos Henrique [UNESP]
Gazola, Rodrigo José Cristiano [UNESP]
Martins, Daiane dos Santos [UNESP]
Mello, Denise Fernandes de [UNESP]
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.contributor.author.fl_str_mv Zuliani, Silvia Regina Quijadas Aro [UNESP]
Bocanegra, Carlos Henrique [UNESP]
Gazola, Rodrigo José Cristiano [UNESP]
Martins, Daiane dos Santos [UNESP]
Mello, Denise Fernandes de [UNESP]
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino por investigação. Obstáculos epistemológicos
topic Ensino por investigação. Obstáculos epistemológicos
description Este trabalho teve por finalidade explorar o potencial teórico-metodológico de uma atividade investigativa como recurso didático para o processo de construção e validação de hipóteses. Objetivou-se, também, analisar as interpretações discursivas - representações - produzidas pelos alunos quando se deparam com fenômeno(s) que não consegue(m) explicar, ou explicam utilizando argumentos distorcidos do ponto de vista científico. Nesta perspectiva, as representações dos alunos foram discutidas tendo em conta a presença de obstáculos epistemológicos bachelardianos. Os resultados mostram que nessas representações aparecem os obstáculos animistas e realistas, os quais podem dificultar a compreensão dos conceitos científicos por parte dos alunos. Apenas ocasionalmente aparece o obstáculo verbalista, relacionado com o uso de uma linguagem comum para explicar certo conceito científico. O obstáculo substancialista também se faz presente por meio da “propriedade substancial” responsável por algumas distorções conceituais produzidas pelos alunos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-08-03
2014-06-24T19:54:05Z
2014-06-24T19:54:05Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6273
Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 40, 2012, p. 100-113.
1981-8106
http://hdl.handle.net/11449/107358
ISSN1981-8106-2012-22-40-100-113.pdf
url http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/6273
http://hdl.handle.net/11449/107358
identifier_str_mv Educação: Teoria e Prática, v. 22, n. 40, 2012, p. 100-113.
1981-8106
ISSN1981-8106-2012-22-40-100-113.pdf
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual Paulista (Unesp)
dc.source.none.fl_str_mv Educação: Teoria e Prática
reponame:Repositório Institucional da UNESP
instname:Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron:UNESP
instname_str Universidade Estadual Paulista (UNESP)
instacron_str UNESP
institution UNESP
reponame_str Repositório Institucional da UNESP
collection Repositório Institucional da UNESP
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UNESP - Universidade Estadual Paulista (UNESP)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1803046440466907136