Etnomatemática e Modelagem na gramatura de tecido como tema gerador na Educação de Jovens e Adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Gilmar Bezerra de
Data de Publicação: 2024
Outros Autores: Maciel, Aníbal de Menezes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/561
Resumo: Os resultados e discussões expostos no presente trabalho é um recorte de uma pesquisa a nível de mestrado, que teve na gramatura de tecidos a âncora para relacionar a matemática escolar com temas geradores oriundos do cotidiano de um grupo de alunos que compunham uma turma de EJA fase 4 (oitavos e nonos anos) que possuem a confecção de roupas como principal atividade profissional, sendo as atividades norteadas por um bloco de exercícios disponível em Lima (2019). Assim, o trabalho em tela visa refletir sobre as potencialidades detectadas em tal conexão. Como unidades de análise nos apropriamos dos constructos presentes na pedagogia freireana, bem como nos constructos da modelagem matemática e da etnomatemática d’ambrosiana. Os resultados mostraram que ao relacionar a etnomatemática da gramatura de tecidos com a matemática escolar, os alunos construíram significados matemáticos a partir do diálogo, cooperação e problematização da sua realidade.
id UFPA-6_3c600c204b438cd520533f103c90ef57
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/561
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Etnomatemática e Modelagem na gramatura de tecido como tema gerador na Educação de Jovens e AdultosEtnomatemáticaEtnomodelagemTemas geradoresEducação de Jovens e AdultosOs resultados e discussões expostos no presente trabalho é um recorte de uma pesquisa a nível de mestrado, que teve na gramatura de tecidos a âncora para relacionar a matemática escolar com temas geradores oriundos do cotidiano de um grupo de alunos que compunham uma turma de EJA fase 4 (oitavos e nonos anos) que possuem a confecção de roupas como principal atividade profissional, sendo as atividades norteadas por um bloco de exercícios disponível em Lima (2019). Assim, o trabalho em tela visa refletir sobre as potencialidades detectadas em tal conexão. Como unidades de análise nos apropriamos dos constructos presentes na pedagogia freireana, bem como nos constructos da modelagem matemática e da etnomatemática d’ambrosiana. Os resultados mostraram que ao relacionar a etnomatemática da gramatura de tecidos com a matemática escolar, os alunos construíram significados matemáticos a partir do diálogo, cooperação e problematização da sua realidade.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2024-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/56110.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024003.id561REMATEC; v. 19 n. 47 (2024): Fluxo Contínuo; e20240032675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/561/544Copyright (c) 2024 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Gilmar Bezerra deMaciel, Aníbal de Menezes2024-04-17T09:58:05Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/561Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-04-17T09:58:05Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Etnomatemática e Modelagem na gramatura de tecido como tema gerador na Educação de Jovens e Adultos
title Etnomatemática e Modelagem na gramatura de tecido como tema gerador na Educação de Jovens e Adultos
spellingShingle Etnomatemática e Modelagem na gramatura de tecido como tema gerador na Educação de Jovens e Adultos
Lima, Gilmar Bezerra de
Etnomatemática
Etnomodelagem
Temas geradores
Educação de Jovens e Adultos
title_short Etnomatemática e Modelagem na gramatura de tecido como tema gerador na Educação de Jovens e Adultos
title_full Etnomatemática e Modelagem na gramatura de tecido como tema gerador na Educação de Jovens e Adultos
title_fullStr Etnomatemática e Modelagem na gramatura de tecido como tema gerador na Educação de Jovens e Adultos
title_full_unstemmed Etnomatemática e Modelagem na gramatura de tecido como tema gerador na Educação de Jovens e Adultos
title_sort Etnomatemática e Modelagem na gramatura de tecido como tema gerador na Educação de Jovens e Adultos
author Lima, Gilmar Bezerra de
author_facet Lima, Gilmar Bezerra de
Maciel, Aníbal de Menezes
author_role author
author2 Maciel, Aníbal de Menezes
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Gilmar Bezerra de
Maciel, Aníbal de Menezes
dc.subject.por.fl_str_mv Etnomatemática
Etnomodelagem
Temas geradores
Educação de Jovens e Adultos
topic Etnomatemática
Etnomodelagem
Temas geradores
Educação de Jovens e Adultos
description Os resultados e discussões expostos no presente trabalho é um recorte de uma pesquisa a nível de mestrado, que teve na gramatura de tecidos a âncora para relacionar a matemática escolar com temas geradores oriundos do cotidiano de um grupo de alunos que compunham uma turma de EJA fase 4 (oitavos e nonos anos) que possuem a confecção de roupas como principal atividade profissional, sendo as atividades norteadas por um bloco de exercícios disponível em Lima (2019). Assim, o trabalho em tela visa refletir sobre as potencialidades detectadas em tal conexão. Como unidades de análise nos apropriamos dos constructos presentes na pedagogia freireana, bem como nos constructos da modelagem matemática e da etnomatemática d’ambrosiana. Os resultados mostraram que ao relacionar a etnomatemática da gramatura de tecidos com a matemática escolar, os alunos construíram significados matemáticos a partir do diálogo, cooperação e problematização da sua realidade.
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-02-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/561
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024003.id561
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/561
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024003.id561
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/561/544
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2024 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2024 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 19 n. 47 (2024): Fluxo Contínuo; e2024003
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002248290304