Etnomatemática e Modelagem na gramatura de tecido como tema gerador na Educação de Jovens e Adultos
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2024 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/561 |
Resumo: | Os resultados e discussões expostos no presente trabalho é um recorte de uma pesquisa a nível de mestrado, que teve na gramatura de tecidos a âncora para relacionar a matemática escolar com temas geradores oriundos do cotidiano de um grupo de alunos que compunham uma turma de EJA fase 4 (oitavos e nonos anos) que possuem a confecção de roupas como principal atividade profissional, sendo as atividades norteadas por um bloco de exercícios disponível em Lima (2019). Assim, o trabalho em tela visa refletir sobre as potencialidades detectadas em tal conexão. Como unidades de análise nos apropriamos dos constructos presentes na pedagogia freireana, bem como nos constructos da modelagem matemática e da etnomatemática d’ambrosiana. Os resultados mostraram que ao relacionar a etnomatemática da gramatura de tecidos com a matemática escolar, os alunos construíram significados matemáticos a partir do diálogo, cooperação e problematização da sua realidade. |
id |
UFPA-6_3c600c204b438cd520533f103c90ef57 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/561 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Etnomatemática e Modelagem na gramatura de tecido como tema gerador na Educação de Jovens e AdultosEtnomatemáticaEtnomodelagemTemas geradoresEducação de Jovens e AdultosOs resultados e discussões expostos no presente trabalho é um recorte de uma pesquisa a nível de mestrado, que teve na gramatura de tecidos a âncora para relacionar a matemática escolar com temas geradores oriundos do cotidiano de um grupo de alunos que compunham uma turma de EJA fase 4 (oitavos e nonos anos) que possuem a confecção de roupas como principal atividade profissional, sendo as atividades norteadas por um bloco de exercícios disponível em Lima (2019). Assim, o trabalho em tela visa refletir sobre as potencialidades detectadas em tal conexão. Como unidades de análise nos apropriamos dos constructos presentes na pedagogia freireana, bem como nos constructos da modelagem matemática e da etnomatemática d’ambrosiana. Os resultados mostraram que ao relacionar a etnomatemática da gramatura de tecidos com a matemática escolar, os alunos construíram significados matemáticos a partir do diálogo, cooperação e problematização da sua realidade.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2024-02-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/56110.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024003.id561REMATEC; v. 19 n. 47 (2024): Fluxo Contínuo; e20240032675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/561/544Copyright (c) 2024 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessLima, Gilmar Bezerra deMaciel, Aníbal de Menezes2024-04-17T09:58:05Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/561Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-04-17T09:58:05Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Etnomatemática e Modelagem na gramatura de tecido como tema gerador na Educação de Jovens e Adultos |
title |
Etnomatemática e Modelagem na gramatura de tecido como tema gerador na Educação de Jovens e Adultos |
spellingShingle |
Etnomatemática e Modelagem na gramatura de tecido como tema gerador na Educação de Jovens e Adultos Lima, Gilmar Bezerra de Etnomatemática Etnomodelagem Temas geradores Educação de Jovens e Adultos |
title_short |
Etnomatemática e Modelagem na gramatura de tecido como tema gerador na Educação de Jovens e Adultos |
title_full |
Etnomatemática e Modelagem na gramatura de tecido como tema gerador na Educação de Jovens e Adultos |
title_fullStr |
Etnomatemática e Modelagem na gramatura de tecido como tema gerador na Educação de Jovens e Adultos |
title_full_unstemmed |
Etnomatemática e Modelagem na gramatura de tecido como tema gerador na Educação de Jovens e Adultos |
title_sort |
Etnomatemática e Modelagem na gramatura de tecido como tema gerador na Educação de Jovens e Adultos |
author |
Lima, Gilmar Bezerra de |
author_facet |
Lima, Gilmar Bezerra de Maciel, Aníbal de Menezes |
author_role |
author |
author2 |
Maciel, Aníbal de Menezes |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Gilmar Bezerra de Maciel, Aníbal de Menezes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Etnomatemática Etnomodelagem Temas geradores Educação de Jovens e Adultos |
topic |
Etnomatemática Etnomodelagem Temas geradores Educação de Jovens e Adultos |
description |
Os resultados e discussões expostos no presente trabalho é um recorte de uma pesquisa a nível de mestrado, que teve na gramatura de tecidos a âncora para relacionar a matemática escolar com temas geradores oriundos do cotidiano de um grupo de alunos que compunham uma turma de EJA fase 4 (oitavos e nonos anos) que possuem a confecção de roupas como principal atividade profissional, sendo as atividades norteadas por um bloco de exercícios disponível em Lima (2019). Assim, o trabalho em tela visa refletir sobre as potencialidades detectadas em tal conexão. Como unidades de análise nos apropriamos dos constructos presentes na pedagogia freireana, bem como nos constructos da modelagem matemática e da etnomatemática d’ambrosiana. Os resultados mostraram que ao relacionar a etnomatemática da gramatura de tecidos com a matemática escolar, os alunos construíram significados matemáticos a partir do diálogo, cooperação e problematização da sua realidade. |
publishDate |
2024 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2024-02-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/561 10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024003.id561 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/561 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2024.n47.e2024003.id561 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/561/544 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2024 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2024 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 19 n. 47 (2024): Fluxo Contínuo; e2024003 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002248290304 |