Educação de jovens e adultos, mídias e etnomatemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolsi, Ivani Clarice Tomasi
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/95931
Resumo: O presente trabalho tem como enfoque principal o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, (EJA) utilizando como recurso a metodologia de uso das mídias sob uma perspectiva etnomatemática. O mesmo inicia com um breve histórico da Educação de Jovens e Adultos e da Etnomatemática, seguindo com o relato das especificidades da Educação de Jovens e Adultos, o uso das mídias na educação, a aplicabilidade das mídias no ensino da matemática como processo ensino aprendizagem, a diferenciação do ensino da matemática na Educação de Jovens e Adultos, a importância da etnomatemática dentro da Educação de Jovens e Adultos, e a resolução de problemas nesta modalidade de ensino. A partir deste estudo conclui-se o quanto é importante o envolvimento e comprometimento dos profissionais que atuam na EJA, é necessário que todos estejam engajados na busca de sua concreta viabilização. É preciso considerar que essa modalidade de ensino-aprendizagem tem a possibilidade de propiciar uma expectativa de melhor qualidade de vida àqueles que não conseguiram estudar na idade e tempo apropriado.
id UFRGS-2_3bd582d64fb069453c4eddc31e9b56c0
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95931
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Bolsi, Ivani Clarice TomasiCosta, Janete Sander2014-06-03T02:03:46Z2012http://hdl.handle.net/10183/95931000914466O presente trabalho tem como enfoque principal o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, (EJA) utilizando como recurso a metodologia de uso das mídias sob uma perspectiva etnomatemática. O mesmo inicia com um breve histórico da Educação de Jovens e Adultos e da Etnomatemática, seguindo com o relato das especificidades da Educação de Jovens e Adultos, o uso das mídias na educação, a aplicabilidade das mídias no ensino da matemática como processo ensino aprendizagem, a diferenciação do ensino da matemática na Educação de Jovens e Adultos, a importância da etnomatemática dentro da Educação de Jovens e Adultos, e a resolução de problemas nesta modalidade de ensino. A partir deste estudo conclui-se o quanto é importante o envolvimento e comprometimento dos profissionais que atuam na EJA, é necessário que todos estejam engajados na busca de sua concreta viabilização. É preciso considerar que essa modalidade de ensino-aprendizagem tem a possibilidade de propiciar uma expectativa de melhor qualidade de vida àqueles que não conseguiram estudar na idade e tempo apropriado.application/pdfporEducação de jovens e adultosEtnomatemáticaEnsinoEducação de jovens e adultos, mídias e etnomatemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoLajeado, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914466.pdf000914466.pdfTexto completoapplication/pdf571107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95931/1/000914466.pdf35e941f0d8b772dadcd58cd936ab02abMD51TEXT000914466.pdf.txt000914466.pdf.txtExtracted Texttext/plain73406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95931/2/000914466.pdf.txt31b77d99b400d4d7446c746f404c94beMD52THUMBNAIL000914466.pdf.jpg000914466.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95931/3/000914466.pdf.jpg1d90731d9670d30f9d1045c0e567e4aaMD5310183/959312018-10-16 07:57:35.712oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95931Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:57:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Educação de jovens e adultos, mídias e etnomatemática
title Educação de jovens e adultos, mídias e etnomatemática
spellingShingle Educação de jovens e adultos, mídias e etnomatemática
Bolsi, Ivani Clarice Tomasi
Educação de jovens e adultos
Etnomatemática
Ensino
title_short Educação de jovens e adultos, mídias e etnomatemática
title_full Educação de jovens e adultos, mídias e etnomatemática
title_fullStr Educação de jovens e adultos, mídias e etnomatemática
title_full_unstemmed Educação de jovens e adultos, mídias e etnomatemática
title_sort Educação de jovens e adultos, mídias e etnomatemática
author Bolsi, Ivani Clarice Tomasi
author_facet Bolsi, Ivani Clarice Tomasi
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolsi, Ivani Clarice Tomasi
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Costa, Janete Sander
contributor_str_mv Costa, Janete Sander
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de jovens e adultos
Etnomatemática
Ensino
topic Educação de jovens e adultos
Etnomatemática
Ensino
description O presente trabalho tem como enfoque principal o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, (EJA) utilizando como recurso a metodologia de uso das mídias sob uma perspectiva etnomatemática. O mesmo inicia com um breve histórico da Educação de Jovens e Adultos e da Etnomatemática, seguindo com o relato das especificidades da Educação de Jovens e Adultos, o uso das mídias na educação, a aplicabilidade das mídias no ensino da matemática como processo ensino aprendizagem, a diferenciação do ensino da matemática na Educação de Jovens e Adultos, a importância da etnomatemática dentro da Educação de Jovens e Adultos, e a resolução de problemas nesta modalidade de ensino. A partir deste estudo conclui-se o quanto é importante o envolvimento e comprometimento dos profissionais que atuam na EJA, é necessário que todos estejam engajados na busca de sua concreta viabilização. É preciso considerar que essa modalidade de ensino-aprendizagem tem a possibilidade de propiciar uma expectativa de melhor qualidade de vida àqueles que não conseguiram estudar na idade e tempo apropriado.
publishDate 2012
dc.date.issued.fl_str_mv 2012
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2014-06-03T02:03:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/95931
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000914466
url http://hdl.handle.net/10183/95931
identifier_str_mv 000914466
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95931/1/000914466.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95931/2/000914466.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95931/3/000914466.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 35e941f0d8b772dadcd58cd936ab02ab
31b77d99b400d4d7446c746f404c94be
1d90731d9670d30f9d1045c0e567e4aa
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224465808359424