Educação de jovens e adultos, mídias e etnomatemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/95931 |
Resumo: | O presente trabalho tem como enfoque principal o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, (EJA) utilizando como recurso a metodologia de uso das mídias sob uma perspectiva etnomatemática. O mesmo inicia com um breve histórico da Educação de Jovens e Adultos e da Etnomatemática, seguindo com o relato das especificidades da Educação de Jovens e Adultos, o uso das mídias na educação, a aplicabilidade das mídias no ensino da matemática como processo ensino aprendizagem, a diferenciação do ensino da matemática na Educação de Jovens e Adultos, a importância da etnomatemática dentro da Educação de Jovens e Adultos, e a resolução de problemas nesta modalidade de ensino. A partir deste estudo conclui-se o quanto é importante o envolvimento e comprometimento dos profissionais que atuam na EJA, é necessário que todos estejam engajados na busca de sua concreta viabilização. É preciso considerar que essa modalidade de ensino-aprendizagem tem a possibilidade de propiciar uma expectativa de melhor qualidade de vida àqueles que não conseguiram estudar na idade e tempo apropriado. |
id |
UFRGS-2_3bd582d64fb069453c4eddc31e9b56c0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95931 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Bolsi, Ivani Clarice TomasiCosta, Janete Sander2014-06-03T02:03:46Z2012http://hdl.handle.net/10183/95931000914466O presente trabalho tem como enfoque principal o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, (EJA) utilizando como recurso a metodologia de uso das mídias sob uma perspectiva etnomatemática. O mesmo inicia com um breve histórico da Educação de Jovens e Adultos e da Etnomatemática, seguindo com o relato das especificidades da Educação de Jovens e Adultos, o uso das mídias na educação, a aplicabilidade das mídias no ensino da matemática como processo ensino aprendizagem, a diferenciação do ensino da matemática na Educação de Jovens e Adultos, a importância da etnomatemática dentro da Educação de Jovens e Adultos, e a resolução de problemas nesta modalidade de ensino. A partir deste estudo conclui-se o quanto é importante o envolvimento e comprometimento dos profissionais que atuam na EJA, é necessário que todos estejam engajados na busca de sua concreta viabilização. É preciso considerar que essa modalidade de ensino-aprendizagem tem a possibilidade de propiciar uma expectativa de melhor qualidade de vida àqueles que não conseguiram estudar na idade e tempo apropriado.application/pdfporEducação de jovens e adultosEtnomatemáticaEnsinoEducação de jovens e adultos, mídias e etnomatemáticainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulCentro Interdisciplinar de Novas Tecnologias na EducaçãoLajeado, BR-RS2012especializaçãoCurso de Especialização em Mídias na Educaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000914466.pdf000914466.pdfTexto completoapplication/pdf571107http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95931/1/000914466.pdf35e941f0d8b772dadcd58cd936ab02abMD51TEXT000914466.pdf.txt000914466.pdf.txtExtracted Texttext/plain73406http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95931/2/000914466.pdf.txt31b77d99b400d4d7446c746f404c94beMD52THUMBNAIL000914466.pdf.jpg000914466.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1072http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95931/3/000914466.pdf.jpg1d90731d9670d30f9d1045c0e567e4aaMD5310183/959312018-10-16 07:57:35.712oai:www.lume.ufrgs.br:10183/95931Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-16T10:57:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos, mídias e etnomatemática |
title |
Educação de jovens e adultos, mídias e etnomatemática |
spellingShingle |
Educação de jovens e adultos, mídias e etnomatemática Bolsi, Ivani Clarice Tomasi Educação de jovens e adultos Etnomatemática Ensino |
title_short |
Educação de jovens e adultos, mídias e etnomatemática |
title_full |
Educação de jovens e adultos, mídias e etnomatemática |
title_fullStr |
Educação de jovens e adultos, mídias e etnomatemática |
title_full_unstemmed |
Educação de jovens e adultos, mídias e etnomatemática |
title_sort |
Educação de jovens e adultos, mídias e etnomatemática |
author |
Bolsi, Ivani Clarice Tomasi |
author_facet |
Bolsi, Ivani Clarice Tomasi |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolsi, Ivani Clarice Tomasi |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Costa, Janete Sander |
contributor_str_mv |
Costa, Janete Sander |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação de jovens e adultos Etnomatemática Ensino |
topic |
Educação de jovens e adultos Etnomatemática Ensino |
description |
O presente trabalho tem como enfoque principal o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos, (EJA) utilizando como recurso a metodologia de uso das mídias sob uma perspectiva etnomatemática. O mesmo inicia com um breve histórico da Educação de Jovens e Adultos e da Etnomatemática, seguindo com o relato das especificidades da Educação de Jovens e Adultos, o uso das mídias na educação, a aplicabilidade das mídias no ensino da matemática como processo ensino aprendizagem, a diferenciação do ensino da matemática na Educação de Jovens e Adultos, a importância da etnomatemática dentro da Educação de Jovens e Adultos, e a resolução de problemas nesta modalidade de ensino. A partir deste estudo conclui-se o quanto é importante o envolvimento e comprometimento dos profissionais que atuam na EJA, é necessário que todos estejam engajados na busca de sua concreta viabilização. É preciso considerar que essa modalidade de ensino-aprendizagem tem a possibilidade de propiciar uma expectativa de melhor qualidade de vida àqueles que não conseguiram estudar na idade e tempo apropriado. |
publishDate |
2012 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2012 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2014-06-03T02:03:46Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/95931 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000914466 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/95931 |
identifier_str_mv |
000914466 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95931/1/000914466.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95931/2/000914466.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/95931/3/000914466.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
35e941f0d8b772dadcd58cd936ab02ab 31b77d99b400d4d7446c746f404c94be 1d90731d9670d30f9d1045c0e567e4aa |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224465808359424 |