Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/276 |
Resumo: | Este artigo traz o relato da proposta, implementação e reflexões acerca de uma aula na qual tentou- se trabalhar com números inteiros utilizando a História da Matemática como estratégia de ensino. A proposta inicial não cumpriu com seus objetivos nem empregou essa abordagem pedagógica o que levou as autoras a novas reflexões, buscas por referenciais e embasamentos teóricos, culminando com a reformulação da proposta, agora considerando os requisitos e procedimentos para obter uma aula utilizando efetivamente a História da Matemática. Acredita-se que este trabalho contribui para a reflexão necessária à área de História na Educação Matemática e aos professores que muitas vezes acreditam utilizar uma estratégia metodológica corretamente enquanto que, na verdade, há equívocos na própria concepção da metodologia e de sua aplicação. Ademais, acredita-se que a proposta final sugerida pode ser utilizada em sala de aula para trabalhar assuntos relacionados ao conteúdo dos números inteiros. |
id |
UFPA-6_3d241498cedc9e53cc9fa025dfa5b449 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/276 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteirosHistória da MatemáticaNúmeros inteirosEnsino de MatemáticaEste artigo traz o relato da proposta, implementação e reflexões acerca de uma aula na qual tentou- se trabalhar com números inteiros utilizando a História da Matemática como estratégia de ensino. A proposta inicial não cumpriu com seus objetivos nem empregou essa abordagem pedagógica o que levou as autoras a novas reflexões, buscas por referenciais e embasamentos teóricos, culminando com a reformulação da proposta, agora considerando os requisitos e procedimentos para obter uma aula utilizando efetivamente a História da Matemática. Acredita-se que este trabalho contribui para a reflexão necessária à área de História na Educação Matemática e aos professores que muitas vezes acreditam utilizar uma estratégia metodológica corretamente enquanto que, na verdade, há equívocos na própria concepção da metodologia e de sua aplicação. Ademais, acredita-se que a proposta final sugerida pode ser utilizada em sala de aula para trabalhar assuntos relacionados ao conteúdo dos números inteiros.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/276REMATEC; v. 11 n. 22 (2016)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/276/277Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCristina Rhea , VanessaRosa Biffi , Lorena CarolinaTrivizoli, Lucieli M.2022-10-15T13:33:39Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/276Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:33:39Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteiros |
title |
Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteiros |
spellingShingle |
Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteiros Cristina Rhea , Vanessa História da Matemática Números inteiros Ensino de Matemática |
title_short |
Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteiros |
title_full |
Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteiros |
title_fullStr |
Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteiros |
title_full_unstemmed |
Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteiros |
title_sort |
Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteiros |
author |
Cristina Rhea , Vanessa |
author_facet |
Cristina Rhea , Vanessa Rosa Biffi , Lorena Carolina Trivizoli, Lucieli M. |
author_role |
author |
author2 |
Rosa Biffi , Lorena Carolina Trivizoli, Lucieli M. |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cristina Rhea , Vanessa Rosa Biffi , Lorena Carolina Trivizoli, Lucieli M. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História da Matemática Números inteiros Ensino de Matemática |
topic |
História da Matemática Números inteiros Ensino de Matemática |
description |
Este artigo traz o relato da proposta, implementação e reflexões acerca de uma aula na qual tentou- se trabalhar com números inteiros utilizando a História da Matemática como estratégia de ensino. A proposta inicial não cumpriu com seus objetivos nem empregou essa abordagem pedagógica o que levou as autoras a novas reflexões, buscas por referenciais e embasamentos teóricos, culminando com a reformulação da proposta, agora considerando os requisitos e procedimentos para obter uma aula utilizando efetivamente a História da Matemática. Acredita-se que este trabalho contribui para a reflexão necessária à área de História na Educação Matemática e aos professores que muitas vezes acreditam utilizar uma estratégia metodológica corretamente enquanto que, na verdade, há equívocos na própria concepção da metodologia e de sua aplicação. Ademais, acredita-se que a proposta final sugerida pode ser utilizada em sala de aula para trabalhar assuntos relacionados ao conteúdo dos números inteiros. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-12-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/276 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/276 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/276/277 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 11 n. 22 (2016) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003607244800 |