Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cristina Rhea , Vanessa
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Rosa Biffi , Lorena Carolina, Trivizoli, Lucieli M.
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/276
Resumo: Este artigo traz o relato da proposta, implementação e reflexões acerca de uma aula na qual tentou- se trabalhar com números inteiros utilizando a História da Matemática como estratégia de ensino. A proposta inicial não cumpriu com seus objetivos nem empregou essa abordagem pedagógica o que  levou  as  autoras  a  novas  reflexões,  buscas  por  referenciais  e  embasamentos  teóricos, culminando com a reformulação da proposta, agora considerando os requisitos e procedimentos para  obter  uma  aula  utilizando  efetivamente  a  História  da  Matemática.  Acredita-se  que  este trabalho contribui para a reflexão necessária à área de História na Educação Matemática e aos professores  que  muitas  vezes  acreditam  utilizar  uma  estratégia  metodológica  corretamente enquanto que, na verdade, há equívocos na própria concepção da metodologia e de sua aplicação. Ademais, acredita-se que a proposta final sugerida pode ser utilizada em sala de aula para trabalhar assuntos relacionados ao conteúdo dos números inteiros.
id UFPA-6_3d241498cedc9e53cc9fa025dfa5b449
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/276
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteirosHistória da MatemáticaNúmeros inteirosEnsino de MatemáticaEste artigo traz o relato da proposta, implementação e reflexões acerca de uma aula na qual tentou- se trabalhar com números inteiros utilizando a História da Matemática como estratégia de ensino. A proposta inicial não cumpriu com seus objetivos nem empregou essa abordagem pedagógica o que  levou  as  autoras  a  novas  reflexões,  buscas  por  referenciais  e  embasamentos  teóricos, culminando com a reformulação da proposta, agora considerando os requisitos e procedimentos para  obter  uma  aula  utilizando  efetivamente  a  História  da  Matemática.  Acredita-se  que  este trabalho contribui para a reflexão necessária à área de História na Educação Matemática e aos professores  que  muitas  vezes  acreditam  utilizar  uma  estratégia  metodológica  corretamente enquanto que, na verdade, há equívocos na própria concepção da metodologia e de sua aplicação. Ademais, acredita-se que a proposta final sugerida pode ser utilizada em sala de aula para trabalhar assuntos relacionados ao conteúdo dos números inteiros.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/276REMATEC; v. 11 n. 22 (2016)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/276/277Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCristina Rhea , VanessaRosa Biffi , Lorena CarolinaTrivizoli, Lucieli M.2022-10-15T13:33:39Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/276Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:33:39Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteiros
title Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteiros
spellingShingle Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteiros
Cristina Rhea , Vanessa
História da Matemática
Números inteiros
Ensino de Matemática
title_short Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteiros
title_full Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteiros
title_fullStr Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteiros
title_full_unstemmed Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteiros
title_sort Uso da história da matemática: preparação, deslizes e reformulação de uma proposta sobre números inteiros
author Cristina Rhea , Vanessa
author_facet Cristina Rhea , Vanessa
Rosa Biffi , Lorena Carolina
Trivizoli, Lucieli M.
author_role author
author2 Rosa Biffi , Lorena Carolina
Trivizoli, Lucieli M.
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cristina Rhea , Vanessa
Rosa Biffi , Lorena Carolina
Trivizoli, Lucieli M.
dc.subject.por.fl_str_mv História da Matemática
Números inteiros
Ensino de Matemática
topic História da Matemática
Números inteiros
Ensino de Matemática
description Este artigo traz o relato da proposta, implementação e reflexões acerca de uma aula na qual tentou- se trabalhar com números inteiros utilizando a História da Matemática como estratégia de ensino. A proposta inicial não cumpriu com seus objetivos nem empregou essa abordagem pedagógica o que  levou  as  autoras  a  novas  reflexões,  buscas  por  referenciais  e  embasamentos  teóricos, culminando com a reformulação da proposta, agora considerando os requisitos e procedimentos para  obter  uma  aula  utilizando  efetivamente  a  História  da  Matemática.  Acredita-se  que  este trabalho contribui para a reflexão necessária à área de História na Educação Matemática e aos professores  que  muitas  vezes  acreditam  utilizar  uma  estratégia  metodológica  corretamente enquanto que, na verdade, há equívocos na própria concepção da metodologia e de sua aplicação. Ademais, acredita-se que a proposta final sugerida pode ser utilizada em sala de aula para trabalhar assuntos relacionados ao conteúdo dos números inteiros.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/276
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/276
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/276/277
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 11 n. 22 (2016)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003607244800