Mais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteiros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/77249 |
Resumo: | Este trabalho busca analisar algumas características das práticas pedagógicas iniciais que potencializam a aprendizagem do conjunto dos números inteiros no Ensino Fundamental. Baseado nos estudos de Megid (2001), Cebola (2008) e Borba (2004), discuto algumas características que podem ter essas práticas, bem como o significado de número, anterior ao estudo do campo numérico dos inteiros, e o que precisa ser acrescentado a esse significado, visando uma contribuição à compreensão dos números inteiros. A partir de certas constatações, apresento algumas atividades desenvolvidas na 6ª série e reflito sobre o papel do zero na construção do significado de número negativo. |
id |
UFRGS-2_735d4fbab87abf0f356c4b1a4a06b677 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77249 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Santos, Gilberto Silva dosOliveira, Helena Dória Lucas de2013-08-22T01:45:22Z2013http://hdl.handle.net/10183/77249000895755Este trabalho busca analisar algumas características das práticas pedagógicas iniciais que potencializam a aprendizagem do conjunto dos números inteiros no Ensino Fundamental. Baseado nos estudos de Megid (2001), Cebola (2008) e Borba (2004), discuto algumas características que podem ter essas práticas, bem como o significado de número, anterior ao estudo do campo numérico dos inteiros, e o que precisa ser acrescentado a esse significado, visando uma contribuição à compreensão dos números inteiros. A partir de certas constatações, apresento algumas atividades desenvolvidas na 6ª série e reflito sobre o papel do zero na construção do significado de número negativo.application/pdfporNúmeros inteirosEnsino : MatematicaMais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895755.pdf000895755.pdfTexto completoapplication/pdf505638http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77249/1/000895755.pdf8e9796acd02a476695b033154aef83b3MD51TEXT000895755.pdf.txt000895755.pdf.txtExtracted Texttext/plain59484http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77249/2/000895755.pdf.txta10c6f928389b7f1be24aacc8c700826MD52THUMBNAIL000895755.pdf.jpg000895755.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77249/3/000895755.pdf.jpg21fa32e61339833ffd53e25779bb693dMD5310183/772492018-10-17 07:26:36.851oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77249Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:26:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Mais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteiros |
title |
Mais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteiros |
spellingShingle |
Mais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteiros Santos, Gilberto Silva dos Números inteiros Ensino : Matematica |
title_short |
Mais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteiros |
title_full |
Mais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteiros |
title_fullStr |
Mais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteiros |
title_full_unstemmed |
Mais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteiros |
title_sort |
Mais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteiros |
author |
Santos, Gilberto Silva dos |
author_facet |
Santos, Gilberto Silva dos |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Gilberto Silva dos |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Oliveira, Helena Dória Lucas de |
contributor_str_mv |
Oliveira, Helena Dória Lucas de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Números inteiros Ensino : Matematica |
topic |
Números inteiros Ensino : Matematica |
description |
Este trabalho busca analisar algumas características das práticas pedagógicas iniciais que potencializam a aprendizagem do conjunto dos números inteiros no Ensino Fundamental. Baseado nos estudos de Megid (2001), Cebola (2008) e Borba (2004), discuto algumas características que podem ter essas práticas, bem como o significado de número, anterior ao estudo do campo numérico dos inteiros, e o que precisa ser acrescentado a esse significado, visando uma contribuição à compreensão dos números inteiros. A partir de certas constatações, apresento algumas atividades desenvolvidas na 6ª série e reflito sobre o papel do zero na construção do significado de número negativo. |
publishDate |
2013 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2013-08-22T01:45:22Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/77249 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000895755 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/77249 |
identifier_str_mv |
000895755 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77249/1/000895755.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77249/2/000895755.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77249/3/000895755.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
8e9796acd02a476695b033154aef83b3 a10c6f928389b7f1be24aacc8c700826 21fa32e61339833ffd53e25779bb693d |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1815447110925942784 |