Mais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Gilberto Silva dos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/77249
Resumo: Este trabalho busca analisar algumas características das práticas pedagógicas iniciais que potencializam a aprendizagem do conjunto dos números inteiros no Ensino Fundamental. Baseado nos estudos de Megid (2001), Cebola (2008) e Borba (2004), discuto algumas características que podem ter essas práticas, bem como o significado de número, anterior ao estudo do campo numérico dos inteiros, e o que precisa ser acrescentado a esse significado, visando uma contribuição à compreensão dos números inteiros. A partir de certas constatações, apresento algumas atividades desenvolvidas na 6ª série e reflito sobre o papel do zero na construção do significado de número negativo.
id UFRGS-2_735d4fbab87abf0f356c4b1a4a06b677
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77249
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Santos, Gilberto Silva dosOliveira, Helena Dória Lucas de2013-08-22T01:45:22Z2013http://hdl.handle.net/10183/77249000895755Este trabalho busca analisar algumas características das práticas pedagógicas iniciais que potencializam a aprendizagem do conjunto dos números inteiros no Ensino Fundamental. Baseado nos estudos de Megid (2001), Cebola (2008) e Borba (2004), discuto algumas características que podem ter essas práticas, bem como o significado de número, anterior ao estudo do campo numérico dos inteiros, e o que precisa ser acrescentado a esse significado, visando uma contribuição à compreensão dos números inteiros. A partir de certas constatações, apresento algumas atividades desenvolvidas na 6ª série e reflito sobre o papel do zero na construção do significado de número negativo.application/pdfporNúmeros inteirosEnsino : MatematicaMais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteirosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2013Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000895755.pdf000895755.pdfTexto completoapplication/pdf505638http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77249/1/000895755.pdf8e9796acd02a476695b033154aef83b3MD51TEXT000895755.pdf.txt000895755.pdf.txtExtracted Texttext/plain59484http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77249/2/000895755.pdf.txta10c6f928389b7f1be24aacc8c700826MD52THUMBNAIL000895755.pdf.jpg000895755.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1056http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77249/3/000895755.pdf.jpg21fa32e61339833ffd53e25779bb693dMD5310183/772492018-10-17 07:26:36.851oai:www.lume.ufrgs.br:10183/77249Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-17T10:26:36Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Mais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteiros
title Mais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteiros
spellingShingle Mais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteiros
Santos, Gilberto Silva dos
Números inteiros
Ensino : Matematica
title_short Mais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteiros
title_full Mais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteiros
title_fullStr Mais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteiros
title_full_unstemmed Mais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteiros
title_sort Mais ou menos : reflexões sobre o ensino de números inteiros
author Santos, Gilberto Silva dos
author_facet Santos, Gilberto Silva dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Gilberto Silva dos
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Oliveira, Helena Dória Lucas de
contributor_str_mv Oliveira, Helena Dória Lucas de
dc.subject.por.fl_str_mv Números inteiros
Ensino : Matematica
topic Números inteiros
Ensino : Matematica
description Este trabalho busca analisar algumas características das práticas pedagógicas iniciais que potencializam a aprendizagem do conjunto dos números inteiros no Ensino Fundamental. Baseado nos estudos de Megid (2001), Cebola (2008) e Borba (2004), discuto algumas características que podem ter essas práticas, bem como o significado de número, anterior ao estudo do campo numérico dos inteiros, e o que precisa ser acrescentado a esse significado, visando uma contribuição à compreensão dos números inteiros. A partir de certas constatações, apresento algumas atividades desenvolvidas na 6ª série e reflito sobre o papel do zero na construção do significado de número negativo.
publishDate 2013
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2013-08-22T01:45:22Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2013
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/77249
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000895755
url http://hdl.handle.net/10183/77249
identifier_str_mv 000895755
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77249/1/000895755.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77249/2/000895755.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/77249/3/000895755.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 8e9796acd02a476695b033154aef83b3
a10c6f928389b7f1be24aacc8c700826
21fa32e61339833ffd53e25779bb693d
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1815447110925942784