Uma reconstrução do antigo instrumento matemático esquadro móvel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cesana, Andressa
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Saito, Fumikazu
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/12
Resumo: Neste trabalho propomos e analisamos a reconstrução do esquadro móvel, um antigo instrumento matemático do século XVI, seguindo de perto as concepções de Saito e Dias (2011, 2013), Saito e Pereira (2019) e Saito (2019). Buscamos mapear os conhecimentos matemáticos que podem ser mobilizados na sua reconstrução e identificar elementos potencialmente didáticos e/ou pedagógicos. Concluímos que o processo de reconstrução nos dá indícios da mobilização de diferentes conhecimentos que estão incorporados no instrumento propiciando a construção de interface entre história e ensino de matemática. Além de fornecer interessantes insights que podem se afigurar como recursos para o desenvolvimento de atividades para o ensino de matemática, a reconstrução demonstrou ser bastante profícua para promover ações que auxiliem o professor a sobrelevar o processo de construção do conhecimento matemático.
id UFPA-6_44ff1a75d28c1d5852dfd949f38e3a01
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/12
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Uma reconstrução do antigo instrumento matemático esquadro móvelReconstruçãoInstrumento matemático antigoConhecimentos matemáticosPotencialidades didáticas e pedagógicasNeste trabalho propomos e analisamos a reconstrução do esquadro móvel, um antigo instrumento matemático do século XVI, seguindo de perto as concepções de Saito e Dias (2011, 2013), Saito e Pereira (2019) e Saito (2019). Buscamos mapear os conhecimentos matemáticos que podem ser mobilizados na sua reconstrução e identificar elementos potencialmente didáticos e/ou pedagógicos. Concluímos que o processo de reconstrução nos dá indícios da mobilização de diferentes conhecimentos que estão incorporados no instrumento propiciando a construção de interface entre história e ensino de matemática. Além de fornecer interessantes insights que podem se afigurar como recursos para o desenvolvimento de atividades para o ensino de matemática, a reconstrução demonstrou ser bastante profícua para promover ações que auxiliem o professor a sobrelevar o processo de construção do conhecimento matemático.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2022-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/1210.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p30-47.id501REMATEC; v. 17 (2022): Fluxo Contínuo; 30-472675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/12/12Copyright (c) 2022 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCesana, AndressaSaito, Fumikazu2022-12-26T21:36:24Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/12Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-12-26T21:36:24Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Uma reconstrução do antigo instrumento matemático esquadro móvel
title Uma reconstrução do antigo instrumento matemático esquadro móvel
spellingShingle Uma reconstrução do antigo instrumento matemático esquadro móvel
Cesana, Andressa
Reconstrução
Instrumento matemático antigo
Conhecimentos matemáticos
Potencialidades didáticas e pedagógicas
title_short Uma reconstrução do antigo instrumento matemático esquadro móvel
title_full Uma reconstrução do antigo instrumento matemático esquadro móvel
title_fullStr Uma reconstrução do antigo instrumento matemático esquadro móvel
title_full_unstemmed Uma reconstrução do antigo instrumento matemático esquadro móvel
title_sort Uma reconstrução do antigo instrumento matemático esquadro móvel
author Cesana, Andressa
author_facet Cesana, Andressa
Saito, Fumikazu
author_role author
author2 Saito, Fumikazu
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Cesana, Andressa
Saito, Fumikazu
dc.subject.por.fl_str_mv Reconstrução
Instrumento matemático antigo
Conhecimentos matemáticos
Potencialidades didáticas e pedagógicas
topic Reconstrução
Instrumento matemático antigo
Conhecimentos matemáticos
Potencialidades didáticas e pedagógicas
description Neste trabalho propomos e analisamos a reconstrução do esquadro móvel, um antigo instrumento matemático do século XVI, seguindo de perto as concepções de Saito e Dias (2011, 2013), Saito e Pereira (2019) e Saito (2019). Buscamos mapear os conhecimentos matemáticos que podem ser mobilizados na sua reconstrução e identificar elementos potencialmente didáticos e/ou pedagógicos. Concluímos que o processo de reconstrução nos dá indícios da mobilização de diferentes conhecimentos que estão incorporados no instrumento propiciando a construção de interface entre história e ensino de matemática. Além de fornecer interessantes insights que podem se afigurar como recursos para o desenvolvimento de atividades para o ensino de matemática, a reconstrução demonstrou ser bastante profícua para promover ações que auxiliem o professor a sobrelevar o processo de construção do conhecimento matemático.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-03-24
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/12
10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p30-47.id501
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/12
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p30-47.id501
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/12/12
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 17 (2022): Fluxo Contínuo; 30-47
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002679255040