Uma reconstrução do antigo instrumento matemático esquadro móvel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/12 |
Resumo: | Neste trabalho propomos e analisamos a reconstrução do esquadro móvel, um antigo instrumento matemático do século XVI, seguindo de perto as concepções de Saito e Dias (2011, 2013), Saito e Pereira (2019) e Saito (2019). Buscamos mapear os conhecimentos matemáticos que podem ser mobilizados na sua reconstrução e identificar elementos potencialmente didáticos e/ou pedagógicos. Concluímos que o processo de reconstrução nos dá indícios da mobilização de diferentes conhecimentos que estão incorporados no instrumento propiciando a construção de interface entre história e ensino de matemática. Além de fornecer interessantes insights que podem se afigurar como recursos para o desenvolvimento de atividades para o ensino de matemática, a reconstrução demonstrou ser bastante profícua para promover ações que auxiliem o professor a sobrelevar o processo de construção do conhecimento matemático. |
id |
UFPA-6_44ff1a75d28c1d5852dfd949f38e3a01 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/12 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Uma reconstrução do antigo instrumento matemático esquadro móvelReconstruçãoInstrumento matemático antigoConhecimentos matemáticosPotencialidades didáticas e pedagógicasNeste trabalho propomos e analisamos a reconstrução do esquadro móvel, um antigo instrumento matemático do século XVI, seguindo de perto as concepções de Saito e Dias (2011, 2013), Saito e Pereira (2019) e Saito (2019). Buscamos mapear os conhecimentos matemáticos que podem ser mobilizados na sua reconstrução e identificar elementos potencialmente didáticos e/ou pedagógicos. Concluímos que o processo de reconstrução nos dá indícios da mobilização de diferentes conhecimentos que estão incorporados no instrumento propiciando a construção de interface entre história e ensino de matemática. Além de fornecer interessantes insights que podem se afigurar como recursos para o desenvolvimento de atividades para o ensino de matemática, a reconstrução demonstrou ser bastante profícua para promover ações que auxiliem o professor a sobrelevar o processo de construção do conhecimento matemático.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2022-03-24info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/1210.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p30-47.id501REMATEC; v. 17 (2022): Fluxo Contínuo; 30-472675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/12/12Copyright (c) 2022 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCesana, AndressaSaito, Fumikazu2022-12-26T21:36:24Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/12Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-12-26T21:36:24Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma reconstrução do antigo instrumento matemático esquadro móvel |
title |
Uma reconstrução do antigo instrumento matemático esquadro móvel |
spellingShingle |
Uma reconstrução do antigo instrumento matemático esquadro móvel Cesana, Andressa Reconstrução Instrumento matemático antigo Conhecimentos matemáticos Potencialidades didáticas e pedagógicas |
title_short |
Uma reconstrução do antigo instrumento matemático esquadro móvel |
title_full |
Uma reconstrução do antigo instrumento matemático esquadro móvel |
title_fullStr |
Uma reconstrução do antigo instrumento matemático esquadro móvel |
title_full_unstemmed |
Uma reconstrução do antigo instrumento matemático esquadro móvel |
title_sort |
Uma reconstrução do antigo instrumento matemático esquadro móvel |
author |
Cesana, Andressa |
author_facet |
Cesana, Andressa Saito, Fumikazu |
author_role |
author |
author2 |
Saito, Fumikazu |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cesana, Andressa Saito, Fumikazu |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Reconstrução Instrumento matemático antigo Conhecimentos matemáticos Potencialidades didáticas e pedagógicas |
topic |
Reconstrução Instrumento matemático antigo Conhecimentos matemáticos Potencialidades didáticas e pedagógicas |
description |
Neste trabalho propomos e analisamos a reconstrução do esquadro móvel, um antigo instrumento matemático do século XVI, seguindo de perto as concepções de Saito e Dias (2011, 2013), Saito e Pereira (2019) e Saito (2019). Buscamos mapear os conhecimentos matemáticos que podem ser mobilizados na sua reconstrução e identificar elementos potencialmente didáticos e/ou pedagógicos. Concluímos que o processo de reconstrução nos dá indícios da mobilização de diferentes conhecimentos que estão incorporados no instrumento propiciando a construção de interface entre história e ensino de matemática. Além de fornecer interessantes insights que podem se afigurar como recursos para o desenvolvimento de atividades para o ensino de matemática, a reconstrução demonstrou ser bastante profícua para promover ações que auxiliem o professor a sobrelevar o processo de construção do conhecimento matemático. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-24 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/12 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p30-47.id501 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/12 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n.p30-47.id501 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/12/12 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2022 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2022 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 17 (2022): Fluxo Contínuo; 30-47 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002679255040 |