O Papel do Professor e do Estudante em Ambiente Construcionista de Aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sousa Santos, Ricardo
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Evangelista Costa, Dailson, Barbosa Alves, Deive
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/134
Resumo: Este manuscrito trata-se de um ensaio teórico que objetiva identificar o papel do professor e do estudante em ambiente construcionista de aprendizagem (ACA). Constitui uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica. A bibliografia vistoriada e, portanto, o corpus de análise foram as obras de Seymour Papert: “Logo: computadores e educação” e “A Máquina das Crianças”. Para dialogar com estas obras, trazemos alguns artigos científicos, teses e dissertações que discutem o construcionismo. Para analisar as obras referidas, utilizamos o método de Análise Textual Discursiva (ATD). O critério escolhido foi extrair excertos e inferir interpretações que evidenciam características necessárias para que o professor e o aluno desenvolvam aprendizagens em um ambiente construcionista. Os resultados apontam características do professor, do aluno e da relação entre eles, tais como: a afetividade, “coleção de modelos” e a aprendizagem ativa e participativa. Concluímos afirmando que tanto o professor quanto os alunos possuem papéis e atribuições inerentes ao ACA.
id UFPA-6_495bddb8b6e252112ba6c1752983187b
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/134
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling O Papel do Professor e do Estudante em Ambiente Construcionista de AprendizagemPapel do professorAmbiente de AprendizagemConstrucionismoSala de aulaProfessor-alunoEste manuscrito trata-se de um ensaio teórico que objetiva identificar o papel do professor e do estudante em ambiente construcionista de aprendizagem (ACA). Constitui uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica. A bibliografia vistoriada e, portanto, o corpus de análise foram as obras de Seymour Papert: “Logo: computadores e educação” e “A Máquina das Crianças”. Para dialogar com estas obras, trazemos alguns artigos científicos, teses e dissertações que discutem o construcionismo. Para analisar as obras referidas, utilizamos o método de Análise Textual Discursiva (ATD). O critério escolhido foi extrair excertos e inferir interpretações que evidenciam características necessárias para que o professor e o aluno desenvolvam aprendizagens em um ambiente construcionista. Os resultados apontam características do professor, do aluno e da relação entre eles, tais como: a afetividade, “coleção de modelos” e a aprendizagem ativa e participativa. Concluímos afirmando que tanto o professor quanto os alunos possuem papéis e atribuições inerentes ao ACA.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/13410.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p252-265.id275REMATEC; v. 15 (2020): Fluxo Contínuo; 252-2652675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/134/133Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSousa Santos, RicardoEvangelista Costa, DailsonBarbosa Alves, Deive2022-11-17T22:41:25Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/134Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:41:25Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O Papel do Professor e do Estudante em Ambiente Construcionista de Aprendizagem
title O Papel do Professor e do Estudante em Ambiente Construcionista de Aprendizagem
spellingShingle O Papel do Professor e do Estudante em Ambiente Construcionista de Aprendizagem
Sousa Santos, Ricardo
Papel do professor
Ambiente de Aprendizagem
Construcionismo
Sala de aula
Professor-aluno
title_short O Papel do Professor e do Estudante em Ambiente Construcionista de Aprendizagem
title_full O Papel do Professor e do Estudante em Ambiente Construcionista de Aprendizagem
title_fullStr O Papel do Professor e do Estudante em Ambiente Construcionista de Aprendizagem
title_full_unstemmed O Papel do Professor e do Estudante em Ambiente Construcionista de Aprendizagem
title_sort O Papel do Professor e do Estudante em Ambiente Construcionista de Aprendizagem
author Sousa Santos, Ricardo
author_facet Sousa Santos, Ricardo
Evangelista Costa, Dailson
Barbosa Alves, Deive
author_role author
author2 Evangelista Costa, Dailson
Barbosa Alves, Deive
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sousa Santos, Ricardo
Evangelista Costa, Dailson
Barbosa Alves, Deive
dc.subject.por.fl_str_mv Papel do professor
Ambiente de Aprendizagem
Construcionismo
Sala de aula
Professor-aluno
topic Papel do professor
Ambiente de Aprendizagem
Construcionismo
Sala de aula
Professor-aluno
description Este manuscrito trata-se de um ensaio teórico que objetiva identificar o papel do professor e do estudante em ambiente construcionista de aprendizagem (ACA). Constitui uma abordagem qualitativa do tipo pesquisa bibliográfica. A bibliografia vistoriada e, portanto, o corpus de análise foram as obras de Seymour Papert: “Logo: computadores e educação” e “A Máquina das Crianças”. Para dialogar com estas obras, trazemos alguns artigos científicos, teses e dissertações que discutem o construcionismo. Para analisar as obras referidas, utilizamos o método de Análise Textual Discursiva (ATD). O critério escolhido foi extrair excertos e inferir interpretações que evidenciam características necessárias para que o professor e o aluno desenvolvam aprendizagens em um ambiente construcionista. Os resultados apontam características do professor, do aluno e da relação entre eles, tais como: a afetividade, “coleção de modelos” e a aprendizagem ativa e participativa. Concluímos afirmando que tanto o professor quanto os alunos possuem papéis e atribuições inerentes ao ACA.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-04-30
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/134
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p252-265.id275
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/134
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n0.p252-265.id275
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/134/133
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2020 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 15 (2020): Fluxo Contínuo; 252-265
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003133288448