O sentido e os significados do ensino de matemática em processos de exclusão e de inclusão escolar e social na educação de jovens e adultos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sgrott Rodrigues, Ana Maria
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Aragão , Rosália M. R. de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/405
Resumo: O presente artigo versa sobre um dos eixos de análise da pesquisa6 que realizamos com alunos e professores de matemática de uma escola estadual integrante  do  programa  especial  de  Educação  de  Jovens  e  Adultos  -  EJA, localizada nas proximidades de duas universidades públicas, em Belém do Pará. Tendo como objetivo investigar, a partir das vozes desses sujeitos, no âmbito do ensino da Matemática, elementos que contribuem para a (re)inclusão escolar desses alunos, bem como elementos que acabam por incidir na sua (re)exclusão escolar, um fenômeno que retroalimenta o processo de exclusão social.
id UFPA-6_4a02c0a4ec6baa5a4aa0ebf89617b034
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/405
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling O sentido e os significados do ensino de matemática em processos de exclusão e de inclusão escolar e social na educação de jovens e adultosO presente artigo versa sobre um dos eixos de análise da pesquisa6 que realizamos com alunos e professores de matemática de uma escola estadual integrante  do  programa  especial  de  Educação  de  Jovens  e  Adultos  -  EJA, localizada nas proximidades de duas universidades públicas, em Belém do Pará. Tendo como objetivo investigar, a partir das vozes desses sujeitos, no âmbito do ensino da Matemática, elementos que contribuem para a (re)inclusão escolar desses alunos, bem como elementos que acabam por incidir na sua (re)exclusão escolar, um fenômeno que retroalimenta o processo de exclusão social.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2009-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/405REMATEC; v. 4 n. 5 (2009); 13-182675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/405/405Copyright (c) 2009 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSgrott Rodrigues, Ana MariaAragão , Rosália M. R. de2022-10-15T15:51:10Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/405Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T15:51:10Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O sentido e os significados do ensino de matemática em processos de exclusão e de inclusão escolar e social na educação de jovens e adultos
title O sentido e os significados do ensino de matemática em processos de exclusão e de inclusão escolar e social na educação de jovens e adultos
spellingShingle O sentido e os significados do ensino de matemática em processos de exclusão e de inclusão escolar e social na educação de jovens e adultos
Sgrott Rodrigues, Ana Maria
title_short O sentido e os significados do ensino de matemática em processos de exclusão e de inclusão escolar e social na educação de jovens e adultos
title_full O sentido e os significados do ensino de matemática em processos de exclusão e de inclusão escolar e social na educação de jovens e adultos
title_fullStr O sentido e os significados do ensino de matemática em processos de exclusão e de inclusão escolar e social na educação de jovens e adultos
title_full_unstemmed O sentido e os significados do ensino de matemática em processos de exclusão e de inclusão escolar e social na educação de jovens e adultos
title_sort O sentido e os significados do ensino de matemática em processos de exclusão e de inclusão escolar e social na educação de jovens e adultos
author Sgrott Rodrigues, Ana Maria
author_facet Sgrott Rodrigues, Ana Maria
Aragão , Rosália M. R. de
author_role author
author2 Aragão , Rosália M. R. de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sgrott Rodrigues, Ana Maria
Aragão , Rosália M. R. de
description O presente artigo versa sobre um dos eixos de análise da pesquisa6 que realizamos com alunos e professores de matemática de uma escola estadual integrante  do  programa  especial  de  Educação  de  Jovens  e  Adultos  -  EJA, localizada nas proximidades de duas universidades públicas, em Belém do Pará. Tendo como objetivo investigar, a partir das vozes desses sujeitos, no âmbito do ensino da Matemática, elementos que contribuem para a (re)inclusão escolar desses alunos, bem como elementos que acabam por incidir na sua (re)exclusão escolar, um fenômeno que retroalimenta o processo de exclusão social.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/405
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/405
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/405/405
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2009 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2009 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 4 n. 5 (2009); 13-18
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004377948160