A matemática na educação de jovens e adultos e os processos de inclusão e exclusão escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Bruna Knevitz de
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/128013
Resumo: Esse trabalho teve como objetivo analisar o papel da matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente suas relações com a inclusão e/ou exclusão escolar. Para sua realização foram usados como referencial teórico, principalmente, os estudos de Fonseca (2005), Skovsmose (2001), Miguel (2010) e Kooro (2008). A parte empírica dessa pesquisa foi feita a partir de um estudo de caso, em oito turmas de uma escola estadual, localizada na zona central da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário descritivo com perguntas voltadas às opiniões e vivências dos estudantes em relação à matemática e sua vida escolar. A análise do material mostrou que os alunos consideram fundamental a aprendizagem da matemática, pois ela é essencial para sua inclusão escolar e social. Além disso, foi constatado que essa disciplina possui muitas formas de excluir ou incluir o aluno da sala de aula. O estudo mostra a importância de atentarmos para os processos pedagógicos realizados com os alunos da EJA de forma a evitarmos uma nova forma de exclusão.
id UFRGS-2_7cfe9b3d2448a57cb9f7cb0a28cfa86a
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128013
network_acronym_str UFRGS-2
network_name_str Repositório Institucional da UFRGS
repository_id_str
spelling Azevedo, Bruna Knevitz deWanderer, Fernanda2015-10-27T02:35:12Z2015http://hdl.handle.net/10183/128013000972761Esse trabalho teve como objetivo analisar o papel da matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente suas relações com a inclusão e/ou exclusão escolar. Para sua realização foram usados como referencial teórico, principalmente, os estudos de Fonseca (2005), Skovsmose (2001), Miguel (2010) e Kooro (2008). A parte empírica dessa pesquisa foi feita a partir de um estudo de caso, em oito turmas de uma escola estadual, localizada na zona central da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário descritivo com perguntas voltadas às opiniões e vivências dos estudantes em relação à matemática e sua vida escolar. A análise do material mostrou que os alunos consideram fundamental a aprendizagem da matemática, pois ela é essencial para sua inclusão escolar e social. Além disso, foi constatado que essa disciplina possui muitas formas de excluir ou incluir o aluno da sala de aula. O estudo mostra a importância de atentarmos para os processos pedagógicos realizados com os alunos da EJA de forma a evitarmos uma nova forma de exclusão.This study aimed to analyze the role of mathematics in the Youth and Adult Education (EJA), specifically its relations with the inclusion and / or exclusion from school. For its realization were used as theoretical framework, mainly the studies of Fonseca (2005), Skovsmose (2001), Miguel (2010) and Kooro (2008). The empirical part of this research was made from a case study in eight classes in a public school, located in the downtown area of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. For data collection was developed a descriptive survey with questions focused the opinions and experiences of students in mathematics and his school life. The analysis of this material showed that students consider fundamental learning of mathematics, because it is essential for inclusion within and outside the school. They know that to get respect in society, must know it and know how to use it. In addition, it was found that this discipline has many ways to exclude or include the student from the classroom and these processes will develop from how it will be addressed to this public as specific.application/pdfporEJAEducação MatemáticaEnsino-aprendizagemYouth and adult educationMathematics educationInclusion/exclusionA matemática na educação de jovens e adultos e os processos de inclusão e exclusão escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972761.pdf000972761.pdfTexto completoapplication/pdf402303http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128013/1/000972761.pdf9a2180793414f6a73f72d3487ef879deMD51TEXT000972761.pdf.txt000972761.pdf.txtExtracted Texttext/plain99984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128013/2/000972761.pdf.txt7b447721e0c2b06913962c3d5396fce6MD52THUMBNAIL000972761.pdf.jpg000972761.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128013/3/000972761.pdf.jpg37affa4722069a354d41e4161b0f3691MD5310183/1280132018-10-08 08:40:35.648oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128013Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:40:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A matemática na educação de jovens e adultos e os processos de inclusão e exclusão escolar
title A matemática na educação de jovens e adultos e os processos de inclusão e exclusão escolar
spellingShingle A matemática na educação de jovens e adultos e os processos de inclusão e exclusão escolar
Azevedo, Bruna Knevitz de
EJA
Educação Matemática
Ensino-aprendizagem
Youth and adult education
Mathematics education
Inclusion/exclusion
title_short A matemática na educação de jovens e adultos e os processos de inclusão e exclusão escolar
title_full A matemática na educação de jovens e adultos e os processos de inclusão e exclusão escolar
title_fullStr A matemática na educação de jovens e adultos e os processos de inclusão e exclusão escolar
title_full_unstemmed A matemática na educação de jovens e adultos e os processos de inclusão e exclusão escolar
title_sort A matemática na educação de jovens e adultos e os processos de inclusão e exclusão escolar
author Azevedo, Bruna Knevitz de
author_facet Azevedo, Bruna Knevitz de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo, Bruna Knevitz de
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Wanderer, Fernanda
contributor_str_mv Wanderer, Fernanda
dc.subject.por.fl_str_mv EJA
Educação Matemática
Ensino-aprendizagem
topic EJA
Educação Matemática
Ensino-aprendizagem
Youth and adult education
Mathematics education
Inclusion/exclusion
dc.subject.eng.fl_str_mv Youth and adult education
Mathematics education
Inclusion/exclusion
description Esse trabalho teve como objetivo analisar o papel da matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente suas relações com a inclusão e/ou exclusão escolar. Para sua realização foram usados como referencial teórico, principalmente, os estudos de Fonseca (2005), Skovsmose (2001), Miguel (2010) e Kooro (2008). A parte empírica dessa pesquisa foi feita a partir de um estudo de caso, em oito turmas de uma escola estadual, localizada na zona central da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário descritivo com perguntas voltadas às opiniões e vivências dos estudantes em relação à matemática e sua vida escolar. A análise do material mostrou que os alunos consideram fundamental a aprendizagem da matemática, pois ela é essencial para sua inclusão escolar e social. Além disso, foi constatado que essa disciplina possui muitas formas de excluir ou incluir o aluno da sala de aula. O estudo mostra a importância de atentarmos para os processos pedagógicos realizados com os alunos da EJA de forma a evitarmos uma nova forma de exclusão.
publishDate 2015
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2015-10-27T02:35:12Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2015
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/128013
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000972761
url http://hdl.handle.net/10183/128013
identifier_str_mv 000972761
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Repositório Institucional da UFRGS
collection Repositório Institucional da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128013/1/000972761.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128013/2/000972761.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128013/3/000972761.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 9a2180793414f6a73f72d3487ef879de
7b447721e0c2b06913962c3d5396fce6
37affa4722069a354d41e4161b0f3691
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1801224491858132992