A matemática na educação de jovens e adultos e os processos de inclusão e exclusão escolar
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UFRGS |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10183/128013 |
Resumo: | Esse trabalho teve como objetivo analisar o papel da matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente suas relações com a inclusão e/ou exclusão escolar. Para sua realização foram usados como referencial teórico, principalmente, os estudos de Fonseca (2005), Skovsmose (2001), Miguel (2010) e Kooro (2008). A parte empírica dessa pesquisa foi feita a partir de um estudo de caso, em oito turmas de uma escola estadual, localizada na zona central da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário descritivo com perguntas voltadas às opiniões e vivências dos estudantes em relação à matemática e sua vida escolar. A análise do material mostrou que os alunos consideram fundamental a aprendizagem da matemática, pois ela é essencial para sua inclusão escolar e social. Além disso, foi constatado que essa disciplina possui muitas formas de excluir ou incluir o aluno da sala de aula. O estudo mostra a importância de atentarmos para os processos pedagógicos realizados com os alunos da EJA de forma a evitarmos uma nova forma de exclusão. |
id |
UFRGS-2_7cfe9b3d2448a57cb9f7cb0a28cfa86a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128013 |
network_acronym_str |
UFRGS-2 |
network_name_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
repository_id_str |
|
spelling |
Azevedo, Bruna Knevitz deWanderer, Fernanda2015-10-27T02:35:12Z2015http://hdl.handle.net/10183/128013000972761Esse trabalho teve como objetivo analisar o papel da matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente suas relações com a inclusão e/ou exclusão escolar. Para sua realização foram usados como referencial teórico, principalmente, os estudos de Fonseca (2005), Skovsmose (2001), Miguel (2010) e Kooro (2008). A parte empírica dessa pesquisa foi feita a partir de um estudo de caso, em oito turmas de uma escola estadual, localizada na zona central da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário descritivo com perguntas voltadas às opiniões e vivências dos estudantes em relação à matemática e sua vida escolar. A análise do material mostrou que os alunos consideram fundamental a aprendizagem da matemática, pois ela é essencial para sua inclusão escolar e social. Além disso, foi constatado que essa disciplina possui muitas formas de excluir ou incluir o aluno da sala de aula. O estudo mostra a importância de atentarmos para os processos pedagógicos realizados com os alunos da EJA de forma a evitarmos uma nova forma de exclusão.This study aimed to analyze the role of mathematics in the Youth and Adult Education (EJA), specifically its relations with the inclusion and / or exclusion from school. For its realization were used as theoretical framework, mainly the studies of Fonseca (2005), Skovsmose (2001), Miguel (2010) and Kooro (2008). The empirical part of this research was made from a case study in eight classes in a public school, located in the downtown area of Porto Alegre, Rio Grande do Sul. For data collection was developed a descriptive survey with questions focused the opinions and experiences of students in mathematics and his school life. The analysis of this material showed that students consider fundamental learning of mathematics, because it is essential for inclusion within and outside the school. They know that to get respect in society, must know it and know how to use it. In addition, it was found that this discipline has many ways to exclude or include the student from the classroom and these processes will develop from how it will be addressed to this public as specific.application/pdfporEJAEducação MatemáticaEnsino-aprendizagemYouth and adult educationMathematics educationInclusion/exclusionA matemática na educação de jovens e adultos e os processos de inclusão e exclusão escolarinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisUniversidade Federal do Rio Grande do SulInstituto de MatemáticaPorto Alegre, BR-RS2015Matemática: Licenciaturagraduaçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Institucional da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000972761.pdf000972761.pdfTexto completoapplication/pdf402303http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128013/1/000972761.pdf9a2180793414f6a73f72d3487ef879deMD51TEXT000972761.pdf.txt000972761.pdf.txtExtracted Texttext/plain99984http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128013/2/000972761.pdf.txt7b447721e0c2b06913962c3d5396fce6MD52THUMBNAIL000972761.pdf.jpg000972761.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg1021http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128013/3/000972761.pdf.jpg37affa4722069a354d41e4161b0f3691MD5310183/1280132018-10-08 08:40:35.648oai:www.lume.ufrgs.br:10183/128013Repositório de PublicaçõesPUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestopendoar:2018-10-08T11:40:35Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
A matemática na educação de jovens e adultos e os processos de inclusão e exclusão escolar |
title |
A matemática na educação de jovens e adultos e os processos de inclusão e exclusão escolar |
spellingShingle |
A matemática na educação de jovens e adultos e os processos de inclusão e exclusão escolar Azevedo, Bruna Knevitz de EJA Educação Matemática Ensino-aprendizagem Youth and adult education Mathematics education Inclusion/exclusion |
title_short |
A matemática na educação de jovens e adultos e os processos de inclusão e exclusão escolar |
title_full |
A matemática na educação de jovens e adultos e os processos de inclusão e exclusão escolar |
title_fullStr |
A matemática na educação de jovens e adultos e os processos de inclusão e exclusão escolar |
title_full_unstemmed |
A matemática na educação de jovens e adultos e os processos de inclusão e exclusão escolar |
title_sort |
A matemática na educação de jovens e adultos e os processos de inclusão e exclusão escolar |
author |
Azevedo, Bruna Knevitz de |
author_facet |
Azevedo, Bruna Knevitz de |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo, Bruna Knevitz de |
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv |
Wanderer, Fernanda |
contributor_str_mv |
Wanderer, Fernanda |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EJA Educação Matemática Ensino-aprendizagem |
topic |
EJA Educação Matemática Ensino-aprendizagem Youth and adult education Mathematics education Inclusion/exclusion |
dc.subject.eng.fl_str_mv |
Youth and adult education Mathematics education Inclusion/exclusion |
description |
Esse trabalho teve como objetivo analisar o papel da matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA), especificamente suas relações com a inclusão e/ou exclusão escolar. Para sua realização foram usados como referencial teórico, principalmente, os estudos de Fonseca (2005), Skovsmose (2001), Miguel (2010) e Kooro (2008). A parte empírica dessa pesquisa foi feita a partir de um estudo de caso, em oito turmas de uma escola estadual, localizada na zona central da cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul. Para a coleta de dados foi elaborado um questionário descritivo com perguntas voltadas às opiniões e vivências dos estudantes em relação à matemática e sua vida escolar. A análise do material mostrou que os alunos consideram fundamental a aprendizagem da matemática, pois ela é essencial para sua inclusão escolar e social. Além disso, foi constatado que essa disciplina possui muitas formas de excluir ou incluir o aluno da sala de aula. O estudo mostra a importância de atentarmos para os processos pedagógicos realizados com os alunos da EJA de forma a evitarmos uma nova forma de exclusão. |
publishDate |
2015 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2015-10-27T02:35:12Z |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2015 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10183/128013 |
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv |
000972761 |
url |
http://hdl.handle.net/10183/128013 |
identifier_str_mv |
000972761 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UFRGS instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) instacron:UFRGS |
instname_str |
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
instacron_str |
UFRGS |
institution |
UFRGS |
reponame_str |
Repositório Institucional da UFRGS |
collection |
Repositório Institucional da UFRGS |
bitstream.url.fl_str_mv |
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128013/1/000972761.pdf http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128013/2/000972761.pdf.txt http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/128013/3/000972761.pdf.jpg |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
9a2180793414f6a73f72d3487ef879de 7b447721e0c2b06913962c3d5396fce6 37affa4722069a354d41e4161b0f3691 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1801224491858132992 |