Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/506 |
Resumo: | Neste artigo, apresenta-se um panorama da pesquisa brasileira, por meio de teses e dissertações, cujo foco foram as práticas escolares em Matemática no Ensino Médio, no contexto da Educação do Campo, no período 2013-2019. Trata-se de um estudo documental do tipo Estado do Conhecimento, cujo levantamento ocorreu no Catálogo da CAPES. Após seleção, constituiu-se o corpus de análise com sete dissertações. Contou-se com duas categorias analíticas construídas a posteriori, com base na construção iterativa de uma explicação, relacionadas à Pedagogia da Alternância em escolas do campo e as relações (ou não) entre saberes matemáticos locais e escolares. Os resultados apontam para a relevância da Pedagogia da Alternância no desenvolvimento da prática pedagógica, esta concebida como práxis e com contribuição de tendências em educação matemática como a Etnomatemática, a Educação Matemática Crítica e a Modelagem. Para a continuidade dos estudos, recomenda-se investigar pesquisas realizadas em classes dos anos finais do Ensino Fundamental. |
id |
UFPA-6_583f1a4153b4f08b318f4e3259d94d0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/506 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimentoEducação MatemáticaEducação do CampoPrática PedagógicaEnsino MédioDimensão SocioculturalNeste artigo, apresenta-se um panorama da pesquisa brasileira, por meio de teses e dissertações, cujo foco foram as práticas escolares em Matemática no Ensino Médio, no contexto da Educação do Campo, no período 2013-2019. Trata-se de um estudo documental do tipo Estado do Conhecimento, cujo levantamento ocorreu no Catálogo da CAPES. Após seleção, constituiu-se o corpus de análise com sete dissertações. Contou-se com duas categorias analíticas construídas a posteriori, com base na construção iterativa de uma explicação, relacionadas à Pedagogia da Alternância em escolas do campo e as relações (ou não) entre saberes matemáticos locais e escolares. Os resultados apontam para a relevância da Pedagogia da Alternância no desenvolvimento da prática pedagógica, esta concebida como práxis e com contribuição de tendências em educação matemática como a Etnomatemática, a Educação Matemática Crítica e a Modelagem. Para a continuidade dos estudos, recomenda-se investigar pesquisas realizadas em classes dos anos finais do Ensino Fundamental.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/50610.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023035.id506REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230352675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/506/517Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Mariana OliveiraFernandes, Fernando Luís Pereira2024-01-26T18:41:13Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/506Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-01-26T18:41:13Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento |
title |
Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento |
spellingShingle |
Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento Brito, Mariana Oliveira Educação Matemática Educação do Campo Prática Pedagógica Ensino Médio Dimensão Sociocultural |
title_short |
Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento |
title_full |
Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento |
title_fullStr |
Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento |
title_sort |
Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento |
author |
Brito, Mariana Oliveira |
author_facet |
Brito, Mariana Oliveira Fernandes, Fernando Luís Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Fernando Luís Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Mariana Oliveira Fernandes, Fernando Luís Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Educação do Campo Prática Pedagógica Ensino Médio Dimensão Sociocultural |
topic |
Educação Matemática Educação do Campo Prática Pedagógica Ensino Médio Dimensão Sociocultural |
description |
Neste artigo, apresenta-se um panorama da pesquisa brasileira, por meio de teses e dissertações, cujo foco foram as práticas escolares em Matemática no Ensino Médio, no contexto da Educação do Campo, no período 2013-2019. Trata-se de um estudo documental do tipo Estado do Conhecimento, cujo levantamento ocorreu no Catálogo da CAPES. Após seleção, constituiu-se o corpus de análise com sete dissertações. Contou-se com duas categorias analíticas construídas a posteriori, com base na construção iterativa de uma explicação, relacionadas à Pedagogia da Alternância em escolas do campo e as relações (ou não) entre saberes matemáticos locais e escolares. Os resultados apontam para a relevância da Pedagogia da Alternância no desenvolvimento da prática pedagógica, esta concebida como práxis e com contribuição de tendências em educação matemática como a Etnomatemática, a Educação Matemática Crítica e a Modelagem. Para a continuidade dos estudos, recomenda-se investigar pesquisas realizadas em classes dos anos finais do Ensino Fundamental. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/506 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023035.id506 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/506 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023035.id506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/506/517 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023035 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002196910080 |