Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
DOI: | 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023035.id506 |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/506 |
Resumo: | Neste artigo, apresenta-se um panorama da pesquisa brasileira, por meio de teses e dissertações, cujo foco foram as práticas escolares em Matemática no Ensino Médio, no contexto da Educação do Campo, no período 2013-2019. Trata-se de um estudo documental do tipo Estado do Conhecimento, cujo levantamento ocorreu no Catálogo da CAPES. Após seleção, constituiu-se o corpus de análise com sete dissertações. Contou-se com duas categorias analíticas construídas a posteriori, com base na construção iterativa de uma explicação, relacionadas à Pedagogia da Alternância em escolas do campo e as relações (ou não) entre saberes matemáticos locais e escolares. Os resultados apontam para a relevância da Pedagogia da Alternância no desenvolvimento da prática pedagógica, esta concebida como práxis e com contribuição de tendências em educação matemática como a Etnomatemática, a Educação Matemática Crítica e a Modelagem. Para a continuidade dos estudos, recomenda-se investigar pesquisas realizadas em classes dos anos finais do Ensino Fundamental. |
id |
UFPA-6_583f1a4153b4f08b318f4e3259d94d0d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/506 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
spelling |
Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimentoEducação MatemáticaEducação do CampoPrática PedagógicaEnsino MédioDimensão SocioculturalNeste artigo, apresenta-se um panorama da pesquisa brasileira, por meio de teses e dissertações, cujo foco foram as práticas escolares em Matemática no Ensino Médio, no contexto da Educação do Campo, no período 2013-2019. Trata-se de um estudo documental do tipo Estado do Conhecimento, cujo levantamento ocorreu no Catálogo da CAPES. Após seleção, constituiu-se o corpus de análise com sete dissertações. Contou-se com duas categorias analíticas construídas a posteriori, com base na construção iterativa de uma explicação, relacionadas à Pedagogia da Alternância em escolas do campo e as relações (ou não) entre saberes matemáticos locais e escolares. Os resultados apontam para a relevância da Pedagogia da Alternância no desenvolvimento da prática pedagógica, esta concebida como práxis e com contribuição de tendências em educação matemática como a Etnomatemática, a Educação Matemática Crítica e a Modelagem. Para a continuidade dos estudos, recomenda-se investigar pesquisas realizadas em classes dos anos finais do Ensino Fundamental.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/50610.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023035.id506REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230352675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/506/517Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Mariana OliveiraFernandes, Fernando Luís Pereira2024-01-26T18:41:13Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/506Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-01-26T18:41:13Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento |
title |
Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento |
spellingShingle |
Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento Brito, Mariana Oliveira Educação Matemática Educação do Campo Prática Pedagógica Ensino Médio Dimensão Sociocultural Brito, Mariana Oliveira Educação Matemática Educação do Campo Prática Pedagógica Ensino Médio Dimensão Sociocultural |
title_short |
Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento |
title_full |
Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento |
title_fullStr |
Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento |
title_sort |
Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento |
author |
Brito, Mariana Oliveira |
author_facet |
Brito, Mariana Oliveira Brito, Mariana Oliveira Fernandes, Fernando Luís Pereira Fernandes, Fernando Luís Pereira |
author_role |
author |
author2 |
Fernandes, Fernando Luís Pereira |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Mariana Oliveira Fernandes, Fernando Luís Pereira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Matemática Educação do Campo Prática Pedagógica Ensino Médio Dimensão Sociocultural |
topic |
Educação Matemática Educação do Campo Prática Pedagógica Ensino Médio Dimensão Sociocultural |
description |
Neste artigo, apresenta-se um panorama da pesquisa brasileira, por meio de teses e dissertações, cujo foco foram as práticas escolares em Matemática no Ensino Médio, no contexto da Educação do Campo, no período 2013-2019. Trata-se de um estudo documental do tipo Estado do Conhecimento, cujo levantamento ocorreu no Catálogo da CAPES. Após seleção, constituiu-se o corpus de análise com sete dissertações. Contou-se com duas categorias analíticas construídas a posteriori, com base na construção iterativa de uma explicação, relacionadas à Pedagogia da Alternância em escolas do campo e as relações (ou não) entre saberes matemáticos locais e escolares. Os resultados apontam para a relevância da Pedagogia da Alternância no desenvolvimento da prática pedagógica, esta concebida como práxis e com contribuição de tendências em educação matemática como a Etnomatemática, a Educação Matemática Crítica e a Modelagem. Para a continuidade dos estudos, recomenda-se investigar pesquisas realizadas em classes dos anos finais do Ensino Fundamental. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/506 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023035.id506 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/506 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023035.id506 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/506/517 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023035 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1822180336448045057 |
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023035.id506 |