Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Mariana Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fernandes, Fernando Luís Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
DOI: 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023035.id506
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/506
Resumo: Neste artigo, apresenta-se um panorama da pesquisa brasileira, por meio de teses e dissertações, cujo foco foram as práticas escolares em Matemática no Ensino Médio, no contexto da Educação do Campo, no período 2013-2019. Trata-se de um estudo documental do tipo Estado do Conhecimento, cujo levantamento ocorreu no Catálogo da CAPES. Após seleção, constituiu-se o corpus de análise com sete dissertações. Contou-se com duas categorias analíticas construídas a posteriori, com base na construção iterativa de uma explicação, relacionadas à Pedagogia da Alternância em escolas do campo e as relações (ou não) entre saberes matemáticos locais e escolares. Os resultados apontam para a relevância da Pedagogia da Alternância no desenvolvimento da prática pedagógica, esta concebida como práxis e com contribuição de tendências em educação matemática como a Etnomatemática, a Educação Matemática Crítica e a Modelagem. Para a continuidade dos estudos, recomenda-se investigar pesquisas realizadas em classes dos anos finais do Ensino Fundamental.
id UFPA-6_583f1a4153b4f08b318f4e3259d94d0d
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/506
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
spelling Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimentoEducação MatemáticaEducação do CampoPrática PedagógicaEnsino MédioDimensão SocioculturalNeste artigo, apresenta-se um panorama da pesquisa brasileira, por meio de teses e dissertações, cujo foco foram as práticas escolares em Matemática no Ensino Médio, no contexto da Educação do Campo, no período 2013-2019. Trata-se de um estudo documental do tipo Estado do Conhecimento, cujo levantamento ocorreu no Catálogo da CAPES. Após seleção, constituiu-se o corpus de análise com sete dissertações. Contou-se com duas categorias analíticas construídas a posteriori, com base na construção iterativa de uma explicação, relacionadas à Pedagogia da Alternância em escolas do campo e as relações (ou não) entre saberes matemáticos locais e escolares. Os resultados apontam para a relevância da Pedagogia da Alternância no desenvolvimento da prática pedagógica, esta concebida como práxis e com contribuição de tendências em educação matemática como a Etnomatemática, a Educação Matemática Crítica e a Modelagem. Para a continuidade dos estudos, recomenda-se investigar pesquisas realizadas em classes dos anos finais do Ensino Fundamental.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/50610.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023035.id506REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230352675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/506/517Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Mariana OliveiraFernandes, Fernando Luís Pereira2024-01-26T18:41:13Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/506Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-01-26T18:41:13Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento
title Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento
spellingShingle Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento
Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento
Brito, Mariana Oliveira
Educação Matemática
Educação do Campo
Prática Pedagógica
Ensino Médio
Dimensão Sociocultural
Brito, Mariana Oliveira
Educação Matemática
Educação do Campo
Prática Pedagógica
Ensino Médio
Dimensão Sociocultural
title_short Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento
title_full Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento
title_fullStr Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento
Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento
title_full_unstemmed Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento
Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento
title_sort Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento
author Brito, Mariana Oliveira
author_facet Brito, Mariana Oliveira
Brito, Mariana Oliveira
Fernandes, Fernando Luís Pereira
Fernandes, Fernando Luís Pereira
author_role author
author2 Fernandes, Fernando Luís Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Mariana Oliveira
Fernandes, Fernando Luís Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Educação do Campo
Prática Pedagógica
Ensino Médio
Dimensão Sociocultural
topic Educação Matemática
Educação do Campo
Prática Pedagógica
Ensino Médio
Dimensão Sociocultural
description Neste artigo, apresenta-se um panorama da pesquisa brasileira, por meio de teses e dissertações, cujo foco foram as práticas escolares em Matemática no Ensino Médio, no contexto da Educação do Campo, no período 2013-2019. Trata-se de um estudo documental do tipo Estado do Conhecimento, cujo levantamento ocorreu no Catálogo da CAPES. Após seleção, constituiu-se o corpus de análise com sete dissertações. Contou-se com duas categorias analíticas construídas a posteriori, com base na construção iterativa de uma explicação, relacionadas à Pedagogia da Alternância em escolas do campo e as relações (ou não) entre saberes matemáticos locais e escolares. Os resultados apontam para a relevância da Pedagogia da Alternância no desenvolvimento da prática pedagógica, esta concebida como práxis e com contribuição de tendências em educação matemática como a Etnomatemática, a Educação Matemática Crítica e a Modelagem. Para a continuidade dos estudos, recomenda-se investigar pesquisas realizadas em classes dos anos finais do Ensino Fundamental.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/506
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023035.id506
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/506
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023035.id506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/506/517
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023035
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1822180336448045057
dc.identifier.doi.none.fl_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023035.id506