Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Mariana Oliveira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Fernandes, Fernando Luís Pereira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/506
Resumo: Neste artigo, apresenta-se um panorama da pesquisa brasileira, por meio de teses e dissertações, cujo foco foram as práticas escolares em Matemática no Ensino Médio, no contexto da Educação do Campo, no período 2013-2019. Trata-se de um estudo documental do tipo Estado do Conhecimento, cujo levantamento ocorreu no Catálogo da CAPES. Após seleção, constituiu-se o corpus de análise com sete dissertações. Contou-se com duas categorias analíticas construídas a posteriori, com base na construção iterativa de uma explicação, relacionadas à Pedagogia da Alternância em escolas do campo e as relações (ou não) entre saberes matemáticos locais e escolares. Os resultados apontam para a relevância da Pedagogia da Alternância no desenvolvimento da prática pedagógica, esta concebida como práxis e com contribuição de tendências em educação matemática como a Etnomatemática, a Educação Matemática Crítica e a Modelagem. Para a continuidade dos estudos, recomenda-se investigar pesquisas realizadas em classes dos anos finais do Ensino Fundamental.
id UFPA-6_583f1a4153b4f08b318f4e3259d94d0d
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/506
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimentoEducação MatemáticaEducação do CampoPrática PedagógicaEnsino MédioDimensão SocioculturalNeste artigo, apresenta-se um panorama da pesquisa brasileira, por meio de teses e dissertações, cujo foco foram as práticas escolares em Matemática no Ensino Médio, no contexto da Educação do Campo, no período 2013-2019. Trata-se de um estudo documental do tipo Estado do Conhecimento, cujo levantamento ocorreu no Catálogo da CAPES. Após seleção, constituiu-se o corpus de análise com sete dissertações. Contou-se com duas categorias analíticas construídas a posteriori, com base na construção iterativa de uma explicação, relacionadas à Pedagogia da Alternância em escolas do campo e as relações (ou não) entre saberes matemáticos locais e escolares. Os resultados apontam para a relevância da Pedagogia da Alternância no desenvolvimento da prática pedagógica, esta concebida como práxis e com contribuição de tendências em educação matemática como a Etnomatemática, a Educação Matemática Crítica e a Modelagem. Para a continuidade dos estudos, recomenda-se investigar pesquisas realizadas em classes dos anos finais do Ensino Fundamental.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-12-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/50610.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023035.id506REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230352675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/506/517Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessBrito, Mariana OliveiraFernandes, Fernando Luís Pereira2024-01-26T18:41:13Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/506Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2024-01-26T18:41:13Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento
title Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento
spellingShingle Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento
Brito, Mariana Oliveira
Educação Matemática
Educação do Campo
Prática Pedagógica
Ensino Médio
Dimensão Sociocultural
title_short Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento
title_full Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento
title_fullStr Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento
title_full_unstemmed Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento
title_sort Práticas escolares em Matemática do Ensino Médio no contexto da Educação do Campo: um estado do conhecimento
author Brito, Mariana Oliveira
author_facet Brito, Mariana Oliveira
Fernandes, Fernando Luís Pereira
author_role author
author2 Fernandes, Fernando Luís Pereira
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Mariana Oliveira
Fernandes, Fernando Luís Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Matemática
Educação do Campo
Prática Pedagógica
Ensino Médio
Dimensão Sociocultural
topic Educação Matemática
Educação do Campo
Prática Pedagógica
Ensino Médio
Dimensão Sociocultural
description Neste artigo, apresenta-se um panorama da pesquisa brasileira, por meio de teses e dissertações, cujo foco foram as práticas escolares em Matemática no Ensino Médio, no contexto da Educação do Campo, no período 2013-2019. Trata-se de um estudo documental do tipo Estado do Conhecimento, cujo levantamento ocorreu no Catálogo da CAPES. Após seleção, constituiu-se o corpus de análise com sete dissertações. Contou-se com duas categorias analíticas construídas a posteriori, com base na construção iterativa de uma explicação, relacionadas à Pedagogia da Alternância em escolas do campo e as relações (ou não) entre saberes matemáticos locais e escolares. Os resultados apontam para a relevância da Pedagogia da Alternância no desenvolvimento da prática pedagógica, esta concebida como práxis e com contribuição de tendências em educação matemática como a Etnomatemática, a Educação Matemática Crítica e a Modelagem. Para a continuidade dos estudos, recomenda-se investigar pesquisas realizadas em classes dos anos finais do Ensino Fundamental.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-12-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/506
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023035.id506
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/506
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023035.id506
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/506/517
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023035
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002196910080