Terapia das palavras para a compreensão de conceitos matemáticos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teixeira Júnior, Valdomiro Pinheiro
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/173
Resumo: A terapia filosófica de Wittgenstein permite uma compreensão ampliada de conceitos matemáticos, pois se opõe ao essencialismo e à concepção referencial da linguagem presente em filosofias tradicionais, mas que podem também ser percebidas em teorias educacionais. O segundo Wittgenstein busca revelar a importância da linguagem na construção do conhecimento, e assim, entende-se que a Matemática se constrói como uma linguagem, e apresenta características gramaticais, isto é, de normatividade. A terapia, apesar de não ter originalmente preocupações pedagógicas, pode contribuir, apresentando as confusões causadas por tais fundamentos filosóficos no ensino de Matemática. Sendo assim, defendo a análise baseada na terapia de Wittgenstein, para compreender os fundamentos filosóficos que causam confusões e os caminhos possíveis para o ensino. Apresento ainda as consequências do dogmatismo (alvo da terapia wittgensteiniana), mas também as possibilidades oferecidas pela terapia de Wittgenstein para o ensino de Matemática. Nosso suporte teórico está pautado nas ideias de Wittgenstein e tomo as reflexões da epistemologia do uso de Arley Moreno, devido à forma como ele sistematizou a filosofia do pensador austríaco, até porque este não propôs nenhuma teoria ou método de análise. Também fazemos uso das reflexões da educadora Cristiane Gottschalk. Sua abordagem educacional na Epistemologia do Uso, de Moreno, e na Filosofia de Wittgenstein.
id UFPA-6_5c748d16fa07ce1f5cf460de33d97554
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/173
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Terapia das palavras para a compreensão de conceitos matemáticosTerapiaWittgensteinEnsino de MatemáticaRegrasA terapia filosófica de Wittgenstein permite uma compreensão ampliada de conceitos matemáticos, pois se opõe ao essencialismo e à concepção referencial da linguagem presente em filosofias tradicionais, mas que podem também ser percebidas em teorias educacionais. O segundo Wittgenstein busca revelar a importância da linguagem na construção do conhecimento, e assim, entende-se que a Matemática se constrói como uma linguagem, e apresenta características gramaticais, isto é, de normatividade. A terapia, apesar de não ter originalmente preocupações pedagógicas, pode contribuir, apresentando as confusões causadas por tais fundamentos filosóficos no ensino de Matemática. Sendo assim, defendo a análise baseada na terapia de Wittgenstein, para compreender os fundamentos filosóficos que causam confusões e os caminhos possíveis para o ensino. Apresento ainda as consequências do dogmatismo (alvo da terapia wittgensteiniana), mas também as possibilidades oferecidas pela terapia de Wittgenstein para o ensino de Matemática. Nosso suporte teórico está pautado nas ideias de Wittgenstein e tomo as reflexões da epistemologia do uso de Arley Moreno, devido à forma como ele sistematizou a filosofia do pensador austríaco, até porque este não propôs nenhuma teoria ou método de análise. Também fazemos uso das reflexões da educadora Cristiane Gottschalk. Sua abordagem educacional na Epistemologia do Uso, de Moreno, e na Filosofia de Wittgenstein.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/17310.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p154-170.id193REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 154-1702675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/173/172Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess Teixeira Júnior, Valdomiro Pinheiro2022-11-17T22:44:21Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/173Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:44:21Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Terapia das palavras para a compreensão de conceitos matemáticos
title Terapia das palavras para a compreensão de conceitos matemáticos
spellingShingle Terapia das palavras para a compreensão de conceitos matemáticos
Teixeira Júnior, Valdomiro Pinheiro
Terapia
Wittgenstein
Ensino de Matemática
Regras
title_short Terapia das palavras para a compreensão de conceitos matemáticos
title_full Terapia das palavras para a compreensão de conceitos matemáticos
title_fullStr Terapia das palavras para a compreensão de conceitos matemáticos
title_full_unstemmed Terapia das palavras para a compreensão de conceitos matemáticos
title_sort Terapia das palavras para a compreensão de conceitos matemáticos
author Teixeira Júnior, Valdomiro Pinheiro
author_facet Teixeira Júnior, Valdomiro Pinheiro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Teixeira Júnior, Valdomiro Pinheiro
dc.subject.por.fl_str_mv Terapia
Wittgenstein
Ensino de Matemática
Regras
topic Terapia
Wittgenstein
Ensino de Matemática
Regras
description A terapia filosófica de Wittgenstein permite uma compreensão ampliada de conceitos matemáticos, pois se opõe ao essencialismo e à concepção referencial da linguagem presente em filosofias tradicionais, mas que podem também ser percebidas em teorias educacionais. O segundo Wittgenstein busca revelar a importância da linguagem na construção do conhecimento, e assim, entende-se que a Matemática se constrói como uma linguagem, e apresenta características gramaticais, isto é, de normatividade. A terapia, apesar de não ter originalmente preocupações pedagógicas, pode contribuir, apresentando as confusões causadas por tais fundamentos filosóficos no ensino de Matemática. Sendo assim, defendo a análise baseada na terapia de Wittgenstein, para compreender os fundamentos filosóficos que causam confusões e os caminhos possíveis para o ensino. Apresento ainda as consequências do dogmatismo (alvo da terapia wittgensteiniana), mas também as possibilidades oferecidas pela terapia de Wittgenstein para o ensino de Matemática. Nosso suporte teórico está pautado nas ideias de Wittgenstein e tomo as reflexões da epistemologia do uso de Arley Moreno, devido à forma como ele sistematizou a filosofia do pensador austríaco, até porque este não propôs nenhuma teoria ou método de análise. Também fazemos uso das reflexões da educadora Cristiane Gottschalk. Sua abordagem educacional na Epistemologia do Uso, de Moreno, e na Filosofia de Wittgenstein.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/173
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p154-170.id193
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/173
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p154-170.id193
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/173/172
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 154-170
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003190960128