Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lemes, Jean Carlos
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Matesco Cristovão, Eliane
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/45
Resumo: Este artigo apresenta um mapeamento de pesquisas brasileiras que propõem e analisam a utilização de Jogos e/ou Materiais na formação inicial de professores de Matemática, buscando responder à questão: “Como se caracteriza a produção acadêmica que tem como foco a utilização de Jogos e Materiais no contexto da formação inicial de professores de Matemática?”. Esta pesquisa, do tipo Estado da Arte, tem como corpus de investigação sete trabalhos do Catálogo de Teses e Dissertações da (CAPES), organizados em três categorias: Práticas formativas, Práticas formativas/educativas e Pesquisa documental. Esta investigação constitui uma das fases de uma pesquisa de mestrado em andamento e possibilitou reconhecer os Jogos e Materiais como uma alternativa de mudança da prática pedagógica docente, capaz de contribuir para a aprendizagem dos alunos da educação básica. Contudo, o mapeamento indica lacunas a serem estudadas acerca das propostas com Jogos e Materiais, nas práticas e orientações curriculares das instituições formadoras.
id UFPA-6_6024c4a2e8a701a88c9d44e6fda7b5be
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/45
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de MatemáticaFormação InicialMatemáticaJogosMateriaisEstado da ArteEste artigo apresenta um mapeamento de pesquisas brasileiras que propõem e analisam a utilização de Jogos e/ou Materiais na formação inicial de professores de Matemática, buscando responder à questão: “Como se caracteriza a produção acadêmica que tem como foco a utilização de Jogos e Materiais no contexto da formação inicial de professores de Matemática?”. Esta pesquisa, do tipo Estado da Arte, tem como corpus de investigação sete trabalhos do Catálogo de Teses e Dissertações da (CAPES), organizados em três categorias: Práticas formativas, Práticas formativas/educativas e Pesquisa documental. Esta investigação constitui uma das fases de uma pesquisa de mestrado em andamento e possibilitou reconhecer os Jogos e Materiais como uma alternativa de mudança da prática pedagógica docente, capaz de contribuir para a aprendizagem dos alunos da educação básica. Contudo, o mapeamento indica lacunas a serem estudadas acerca das propostas com Jogos e Materiais, nas práticas e orientações curriculares das instituições formadoras.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/4510.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p179-198.id344REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 179-1982675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/45/44Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessLemes, Jean CarlosMatesco Cristovão, Eliane2022-11-17T22:35:03Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/45Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:35:03Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática
title Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática
spellingShingle Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática
Lemes, Jean Carlos
Formação Inicial
Matemática
Jogos
Materiais
Estado da Arte
title_short Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática
title_full Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática
title_fullStr Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática
title_full_unstemmed Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática
title_sort Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática
author Lemes, Jean Carlos
author_facet Lemes, Jean Carlos
Matesco Cristovão, Eliane
author_role author
author2 Matesco Cristovão, Eliane
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lemes, Jean Carlos
Matesco Cristovão, Eliane
dc.subject.por.fl_str_mv Formação Inicial
Matemática
Jogos
Materiais
Estado da Arte
topic Formação Inicial
Matemática
Jogos
Materiais
Estado da Arte
description Este artigo apresenta um mapeamento de pesquisas brasileiras que propõem e analisam a utilização de Jogos e/ou Materiais na formação inicial de professores de Matemática, buscando responder à questão: “Como se caracteriza a produção acadêmica que tem como foco a utilização de Jogos e Materiais no contexto da formação inicial de professores de Matemática?”. Esta pesquisa, do tipo Estado da Arte, tem como corpus de investigação sete trabalhos do Catálogo de Teses e Dissertações da (CAPES), organizados em três categorias: Práticas formativas, Práticas formativas/educativas e Pesquisa documental. Esta investigação constitui uma das fases de uma pesquisa de mestrado em andamento e possibilitou reconhecer os Jogos e Materiais como uma alternativa de mudança da prática pedagógica docente, capaz de contribuir para a aprendizagem dos alunos da educação básica. Contudo, o mapeamento indica lacunas a serem estudadas acerca das propostas com Jogos e Materiais, nas práticas e orientações curriculares das instituições formadoras.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/45
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p179-198.id344
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/45
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p179-198.id344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/45/44
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2021 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2021 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 179-198
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002727489536