Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/45 |
Resumo: | Este artigo apresenta um mapeamento de pesquisas brasileiras que propõem e analisam a utilização de Jogos e/ou Materiais na formação inicial de professores de Matemática, buscando responder à questão: “Como se caracteriza a produção acadêmica que tem como foco a utilização de Jogos e Materiais no contexto da formação inicial de professores de Matemática?”. Esta pesquisa, do tipo Estado da Arte, tem como corpus de investigação sete trabalhos do Catálogo de Teses e Dissertações da (CAPES), organizados em três categorias: Práticas formativas, Práticas formativas/educativas e Pesquisa documental. Esta investigação constitui uma das fases de uma pesquisa de mestrado em andamento e possibilitou reconhecer os Jogos e Materiais como uma alternativa de mudança da prática pedagógica docente, capaz de contribuir para a aprendizagem dos alunos da educação básica. Contudo, o mapeamento indica lacunas a serem estudadas acerca das propostas com Jogos e Materiais, nas práticas e orientações curriculares das instituições formadoras. |
id |
UFPA-6_6024c4a2e8a701a88c9d44e6fda7b5be |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/45 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de MatemáticaFormação InicialMatemáticaJogosMateriaisEstado da ArteEste artigo apresenta um mapeamento de pesquisas brasileiras que propõem e analisam a utilização de Jogos e/ou Materiais na formação inicial de professores de Matemática, buscando responder à questão: “Como se caracteriza a produção acadêmica que tem como foco a utilização de Jogos e Materiais no contexto da formação inicial de professores de Matemática?”. Esta pesquisa, do tipo Estado da Arte, tem como corpus de investigação sete trabalhos do Catálogo de Teses e Dissertações da (CAPES), organizados em três categorias: Práticas formativas, Práticas formativas/educativas e Pesquisa documental. Esta investigação constitui uma das fases de uma pesquisa de mestrado em andamento e possibilitou reconhecer os Jogos e Materiais como uma alternativa de mudança da prática pedagógica docente, capaz de contribuir para a aprendizagem dos alunos da educação básica. Contudo, o mapeamento indica lacunas a serem estudadas acerca das propostas com Jogos e Materiais, nas práticas e orientações curriculares das instituições formadoras.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2021-05-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/4510.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p179-198.id344REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 179-1982675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/45/44Copyright (c) 2021 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessLemes, Jean CarlosMatesco Cristovão, Eliane2022-11-17T22:35:03Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/45Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:35:03Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática |
title |
Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática |
spellingShingle |
Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática Lemes, Jean Carlos Formação Inicial Matemática Jogos Materiais Estado da Arte |
title_short |
Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática |
title_full |
Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática |
title_fullStr |
Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática |
title_full_unstemmed |
Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática |
title_sort |
Mapeamento de pesquisas sobre Jogos e Materiais na Formação Inicial de Professores de Matemática |
author |
Lemes, Jean Carlos |
author_facet |
Lemes, Jean Carlos Matesco Cristovão, Eliane |
author_role |
author |
author2 |
Matesco Cristovão, Eliane |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lemes, Jean Carlos Matesco Cristovão, Eliane |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação Inicial Matemática Jogos Materiais Estado da Arte |
topic |
Formação Inicial Matemática Jogos Materiais Estado da Arte |
description |
Este artigo apresenta um mapeamento de pesquisas brasileiras que propõem e analisam a utilização de Jogos e/ou Materiais na formação inicial de professores de Matemática, buscando responder à questão: “Como se caracteriza a produção acadêmica que tem como foco a utilização de Jogos e Materiais no contexto da formação inicial de professores de Matemática?”. Esta pesquisa, do tipo Estado da Arte, tem como corpus de investigação sete trabalhos do Catálogo de Teses e Dissertações da (CAPES), organizados em três categorias: Práticas formativas, Práticas formativas/educativas e Pesquisa documental. Esta investigação constitui uma das fases de uma pesquisa de mestrado em andamento e possibilitou reconhecer os Jogos e Materiais como uma alternativa de mudança da prática pedagógica docente, capaz de contribuir para a aprendizagem dos alunos da educação básica. Contudo, o mapeamento indica lacunas a serem estudadas acerca das propostas com Jogos e Materiais, nas práticas e orientações curriculares das instituições formadoras. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/45 10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p179-198.id344 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/45 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2021.n38.p179-198.id344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/45/44 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2021 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 16 n. 38 (2021); 179-198 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002727489536 |