Maria Montessori e as orientações para o ensino dos saberes matemáticos: o que dizem pesquisas brasileiras?

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rezende, Alan Marcos Silva de
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190648
Resumo: Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, v. 7, n. 2, 2017 – ISSN 2358-4750.Disponível em <https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/138>
id UFSC_aba5d53a6655555bc0e054d38f3854f7
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/190648
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Maria Montessori e as orientações para o ensino dos saberes matemáticos: o que dizem pesquisas brasileiras?Maria MontessoriSaberes matemáticosHistória da Educação MatemáticaCaminhos da Educação Matemática em Revista/Online, v. 7, n. 2, 2017 – ISSN 2358-4750.Disponível em <https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/138>Neste texto o objetivo foi identificar as orientações para o ensino dos saberes matemáticos, relacionadas ao método defendido por Maria Montessori, a partir de um exame de pesquisas brasileiras desenvolvidas no âmbito da história da educação matemática, de forma a contribuir para um entendimento acerca do processo de consolidação dos princípios que norteiam o método dessa educadora. Após exame, pode-se destacar que as orientações estão relacionadas à formação de professores no curso primário brasileiro, com orientações para o uso de materiais concretos como o Material Dourado, permeando os períodos escolanovista, do método intuitivo e do Movimento da Matemática Moderna, nos estados do Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo, o que dá indícios de circulação e apropriação.Caminhos da Educação Matemática em Revista2018-10-18T19:15:20Z2018-10-18T19:15:20Z2017info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfREZENDE, Alan Marcos Silva de. Maria Montessori e as orientações para o ensino dos saberes matemáticos: o que dizem pesquisas brasileiras?. Caminhos da Educação Matemática em Revista. v.7, n.2, 2017, p. 20-32.https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190648Rezende, Alan Marcos Silva deporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-10-18T19:17:26Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/190648Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-10-18T19:17:26Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Maria Montessori e as orientações para o ensino dos saberes matemáticos: o que dizem pesquisas brasileiras?
title Maria Montessori e as orientações para o ensino dos saberes matemáticos: o que dizem pesquisas brasileiras?
spellingShingle Maria Montessori e as orientações para o ensino dos saberes matemáticos: o que dizem pesquisas brasileiras?
Rezende, Alan Marcos Silva de
Maria Montessori
Saberes matemáticos
História da Educação Matemática
title_short Maria Montessori e as orientações para o ensino dos saberes matemáticos: o que dizem pesquisas brasileiras?
title_full Maria Montessori e as orientações para o ensino dos saberes matemáticos: o que dizem pesquisas brasileiras?
title_fullStr Maria Montessori e as orientações para o ensino dos saberes matemáticos: o que dizem pesquisas brasileiras?
title_full_unstemmed Maria Montessori e as orientações para o ensino dos saberes matemáticos: o que dizem pesquisas brasileiras?
title_sort Maria Montessori e as orientações para o ensino dos saberes matemáticos: o que dizem pesquisas brasileiras?
author Rezende, Alan Marcos Silva de
author_facet Rezende, Alan Marcos Silva de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rezende, Alan Marcos Silva de
dc.subject.por.fl_str_mv Maria Montessori
Saberes matemáticos
História da Educação Matemática
topic Maria Montessori
Saberes matemáticos
História da Educação Matemática
description Caminhos da Educação Matemática em Revista/Online, v. 7, n. 2, 2017 – ISSN 2358-4750.Disponível em <https://aplicacoes.ifs.edu.br/periodicos/index.php/caminhos_da_educacao_matematica/article/view/138>
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2018-10-18T19:15:20Z
2018-10-18T19:15:20Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv REZENDE, Alan Marcos Silva de. Maria Montessori e as orientações para o ensino dos saberes matemáticos: o que dizem pesquisas brasileiras?. Caminhos da Educação Matemática em Revista. v.7, n.2, 2017, p. 20-32.
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190648
identifier_str_mv REZENDE, Alan Marcos Silva de. Maria Montessori e as orientações para o ensino dos saberes matemáticos: o que dizem pesquisas brasileiras?. Caminhos da Educação Matemática em Revista. v.7, n.2, 2017, p. 20-32.
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/190648
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Caminhos da Educação Matemática em Revista
publisher.none.fl_str_mv Caminhos da Educação Matemática em Revista
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652356477255680