Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues de Lucena, Isabel Cristina
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Nobre da Silva, Carlos Alberto
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/290
Resumo: Evidenciar as possibilidades de transformação que uma ação educacional-escolar transdisciplinar acerca da realidade sociocultural dos estudantes-moradores de uma comunidade ribeirinha da Ilha de Cotijuba, em Belém, Pará, traz para a formação escolar e para revitalizar os conhecimentos e práticas sociais da comunidade, implica em transformar a sala de aula de matemática em um espaço de investigação do entorno sociocultural. Contextualizada no processo de crise do paradigma dominante nas ciências, problematizando-a em dialogia com a Etnomatemática e a Educação Matemática Crítica na perspectiva dos Projetos de Investigação, da análise do método de investigação que emerge da pesquisa realizada, bem como as possibilidades pedagógicas emergentes.
id UFPA-6_68850f18841cdbe4af3b9f322e17226e
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/290
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativoPráticas sociaisProjetos de investigaçãoTransdisciplinaridadeInvestigações socioculturaisEvidenciar as possibilidades de transformação que uma ação educacional-escolar transdisciplinar acerca da realidade sociocultural dos estudantes-moradores de uma comunidade ribeirinha da Ilha de Cotijuba, em Belém, Pará, traz para a formação escolar e para revitalizar os conhecimentos e práticas sociais da comunidade, implica em transformar a sala de aula de matemática em um espaço de investigação do entorno sociocultural. Contextualizada no processo de crise do paradigma dominante nas ciências, problematizando-a em dialogia com a Etnomatemática e a Educação Matemática Crítica na perspectiva dos Projetos de Investigação, da análise do método de investigação que emerge da pesquisa realizada, bem como as possibilidades pedagógicas emergentes.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/290REMATEC; v. 10 n. 20 (2016)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/290/291Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues de Lucena, Isabel CristinaNobre da Silva, Carlos Alberto2022-10-15T13:36:34Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/290Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:36:34Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativo
title Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativo
spellingShingle Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativo
Rodrigues de Lucena, Isabel Cristina
Práticas sociais
Projetos de investigação
Transdisciplinaridade
Investigações socioculturais
title_short Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativo
title_full Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativo
title_fullStr Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativo
title_full_unstemmed Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativo
title_sort Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativo
author Rodrigues de Lucena, Isabel Cristina
author_facet Rodrigues de Lucena, Isabel Cristina
Nobre da Silva, Carlos Alberto
author_role author
author2 Nobre da Silva, Carlos Alberto
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rodrigues de Lucena, Isabel Cristina
Nobre da Silva, Carlos Alberto
dc.subject.por.fl_str_mv Práticas sociais
Projetos de investigação
Transdisciplinaridade
Investigações socioculturais
topic Práticas sociais
Projetos de investigação
Transdisciplinaridade
Investigações socioculturais
description Evidenciar as possibilidades de transformação que uma ação educacional-escolar transdisciplinar acerca da realidade sociocultural dos estudantes-moradores de uma comunidade ribeirinha da Ilha de Cotijuba, em Belém, Pará, traz para a formação escolar e para revitalizar os conhecimentos e práticas sociais da comunidade, implica em transformar a sala de aula de matemática em um espaço de investigação do entorno sociocultural. Contextualizada no processo de crise do paradigma dominante nas ciências, problematizando-a em dialogia com a Etnomatemática e a Educação Matemática Crítica na perspectiva dos Projetos de Investigação, da análise do método de investigação que emerge da pesquisa realizada, bem como as possibilidades pedagógicas emergentes.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-10-29
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/290
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/290
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/290/291
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2016 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 10 n. 20 (2016)
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003627167744