Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/290 |
Resumo: | Evidenciar as possibilidades de transformação que uma ação educacional-escolar transdisciplinar acerca da realidade sociocultural dos estudantes-moradores de uma comunidade ribeirinha da Ilha de Cotijuba, em Belém, Pará, traz para a formação escolar e para revitalizar os conhecimentos e práticas sociais da comunidade, implica em transformar a sala de aula de matemática em um espaço de investigação do entorno sociocultural. Contextualizada no processo de crise do paradigma dominante nas ciências, problematizando-a em dialogia com a Etnomatemática e a Educação Matemática Crítica na perspectiva dos Projetos de Investigação, da análise do método de investigação que emerge da pesquisa realizada, bem como as possibilidades pedagógicas emergentes. |
id |
UFPA-6_68850f18841cdbe4af3b9f322e17226e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/290 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativoPráticas sociaisProjetos de investigaçãoTransdisciplinaridadeInvestigações socioculturaisEvidenciar as possibilidades de transformação que uma ação educacional-escolar transdisciplinar acerca da realidade sociocultural dos estudantes-moradores de uma comunidade ribeirinha da Ilha de Cotijuba, em Belém, Pará, traz para a formação escolar e para revitalizar os conhecimentos e práticas sociais da comunidade, implica em transformar a sala de aula de matemática em um espaço de investigação do entorno sociocultural. Contextualizada no processo de crise do paradigma dominante nas ciências, problematizando-a em dialogia com a Etnomatemática e a Educação Matemática Crítica na perspectiva dos Projetos de Investigação, da análise do método de investigação que emerge da pesquisa realizada, bem como as possibilidades pedagógicas emergentes.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2016-10-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/290REMATEC; v. 10 n. 20 (2016)2675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/290/291Copyright (c) 2016 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues de Lucena, Isabel CristinaNobre da Silva, Carlos Alberto2022-10-15T13:36:34Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/290Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T13:36:34Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativo |
title |
Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativo |
spellingShingle |
Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativo Rodrigues de Lucena, Isabel Cristina Práticas sociais Projetos de investigação Transdisciplinaridade Investigações socioculturais |
title_short |
Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativo |
title_full |
Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativo |
title_fullStr |
Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativo |
title_full_unstemmed |
Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativo |
title_sort |
Das práticas sociais dos ribeirinhos ao saber-fazer da Matemática Escolar: um caminho investigativo |
author |
Rodrigues de Lucena, Isabel Cristina |
author_facet |
Rodrigues de Lucena, Isabel Cristina Nobre da Silva, Carlos Alberto |
author_role |
author |
author2 |
Nobre da Silva, Carlos Alberto |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues de Lucena, Isabel Cristina Nobre da Silva, Carlos Alberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas sociais Projetos de investigação Transdisciplinaridade Investigações socioculturais |
topic |
Práticas sociais Projetos de investigação Transdisciplinaridade Investigações socioculturais |
description |
Evidenciar as possibilidades de transformação que uma ação educacional-escolar transdisciplinar acerca da realidade sociocultural dos estudantes-moradores de uma comunidade ribeirinha da Ilha de Cotijuba, em Belém, Pará, traz para a formação escolar e para revitalizar os conhecimentos e práticas sociais da comunidade, implica em transformar a sala de aula de matemática em um espaço de investigação do entorno sociocultural. Contextualizada no processo de crise do paradigma dominante nas ciências, problematizando-a em dialogia com a Etnomatemática e a Educação Matemática Crítica na perspectiva dos Projetos de Investigação, da análise do método de investigação que emerge da pesquisa realizada, bem como as possibilidades pedagógicas emergentes. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-10-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/290 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/290 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/290/291 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2016 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 10 n. 20 (2016) 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003627167744 |