E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo? Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/9324 |
Resumo: | O comunicação descreve uma experiência letiva de uma professora participante no Programa de Formação Contínua em Matemática, com o propósito principal de conhecer como os professores integram as investigações no desenvolvimento do currículo e como refletem sobre as suas práticas. A dinâmica da formação ajudou a professora a atribuir um maior valor curricular às investigações, a integrá-las na sala de aula e a compreender que esta utilização acarreta novos desafios e exige mudanças na gestão do seu trabalho e do trabalho dos seus alunos. |
id |
RCAP_129ca6216fd529b1876446b53f4b05d3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9324 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo? Gerir o trabalho investigativo na aula de matemáticaTarefasInvestigações matemáticasPráticas de ensinoConhecimento profissionalO comunicação descreve uma experiência letiva de uma professora participante no Programa de Formação Contínua em Matemática, com o propósito principal de conhecer como os professores integram as investigações no desenvolvimento do currículo e como refletem sobre as suas práticas. A dinâmica da formação ajudou a professora a atribuir um maior valor curricular às investigações, a integrá-las na sala de aula e a compreender que esta utilização acarreta novos desafios e exige mudanças na gestão do seu trabalho e do trabalho dos seus alunos.Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação MatemáticaBiblioteca Digital do IPBPires, Manuel Vara2014-02-28T12:07:08Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9324porPires, Manuel Vara (2012). “E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo?” Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática. Investigação em educação matemática: práticas de ensino da matemática. ISSN 2182-0023. p. 573-5742182-0023info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:22:42Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9324Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:36.672352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo? Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática |
title |
E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo? Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática |
spellingShingle |
E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo? Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática Pires, Manuel Vara Tarefas Investigações matemáticas Práticas de ensino Conhecimento profissional |
title_short |
E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo? Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática |
title_full |
E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo? Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática |
title_fullStr |
E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo? Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática |
title_full_unstemmed |
E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo? Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática |
title_sort |
E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo? Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática |
author |
Pires, Manuel Vara |
author_facet |
Pires, Manuel Vara |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Pires, Manuel Vara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tarefas Investigações matemáticas Práticas de ensino Conhecimento profissional |
topic |
Tarefas Investigações matemáticas Práticas de ensino Conhecimento profissional |
description |
O comunicação descreve uma experiência letiva de uma professora participante no Programa de Formação Contínua em Matemática, com o propósito principal de conhecer como os professores integram as investigações no desenvolvimento do currículo e como refletem sobre as suas práticas. A dinâmica da formação ajudou a professora a atribuir um maior valor curricular às investigações, a integrá-las na sala de aula e a compreender que esta utilização acarreta novos desafios e exige mudanças na gestão do seu trabalho e do trabalho dos seus alunos. |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-01-01T00:00:00Z 2014-02-28T12:07:08Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/9324 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/9324 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Pires, Manuel Vara (2012). “E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo?” Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática. Investigação em educação matemática: práticas de ensino da matemática. ISSN 2182-0023. p. 573-574 2182-0023 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799135234480930816 |