E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo? Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pires, Manuel Vara
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/9324
Resumo: O comunicação descreve uma experiência letiva de uma professora participante no Programa de Formação Contínua em Matemática, com o propósito principal de conhecer como os professores integram as investigações no desenvolvimento do currículo e como refletem sobre as suas práticas. A dinâmica da formação ajudou a professora a atribuir um maior valor curricular às investigações, a integrá-las na sala de aula e a compreender que esta utilização acarreta novos desafios e exige mudanças na gestão do seu trabalho e do trabalho dos seus alunos.
id RCAP_129ca6216fd529b1876446b53f4b05d3
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9324
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo? Gerir o trabalho investigativo na aula de matemáticaTarefasInvestigações matemáticasPráticas de ensinoConhecimento profissionalO comunicação descreve uma experiência letiva de uma professora participante no Programa de Formação Contínua em Matemática, com o propósito principal de conhecer como os professores integram as investigações no desenvolvimento do currículo e como refletem sobre as suas práticas. A dinâmica da formação ajudou a professora a atribuir um maior valor curricular às investigações, a integrá-las na sala de aula e a compreender que esta utilização acarreta novos desafios e exige mudanças na gestão do seu trabalho e do trabalho dos seus alunos.Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação MatemáticaBiblioteca Digital do IPBPires, Manuel Vara2014-02-28T12:07:08Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/9324porPires, Manuel Vara (2012). “E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo?” Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática. Investigação em educação matemática: práticas de ensino da matemática. ISSN 2182-0023. p. 573-5742182-0023info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:22:42Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/9324Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T23:00:36.672352Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo? Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática
title E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo? Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática
spellingShingle E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo? Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática
Pires, Manuel Vara
Tarefas
Investigações matemáticas
Práticas de ensino
Conhecimento profissional
title_short E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo? Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática
title_full E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo? Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática
title_fullStr E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo? Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática
title_full_unstemmed E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo? Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática
title_sort E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo? Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática
author Pires, Manuel Vara
author_facet Pires, Manuel Vara
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Pires, Manuel Vara
dc.subject.por.fl_str_mv Tarefas
Investigações matemáticas
Práticas de ensino
Conhecimento profissional
topic Tarefas
Investigações matemáticas
Práticas de ensino
Conhecimento profissional
description O comunicação descreve uma experiência letiva de uma professora participante no Programa de Formação Contínua em Matemática, com o propósito principal de conhecer como os professores integram as investigações no desenvolvimento do currículo e como refletem sobre as suas práticas. A dinâmica da formação ajudou a professora a atribuir um maior valor curricular às investigações, a integrá-las na sala de aula e a compreender que esta utilização acarreta novos desafios e exige mudanças na gestão do seu trabalho e do trabalho dos seus alunos.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
2014-02-28T12:07:08Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/9324
url http://hdl.handle.net/10198/9324
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Pires, Manuel Vara (2012). “E se um aluno segue um caminho que eu não compreendo?” Gerir o trabalho investigativo na aula de matemática. Investigação em educação matemática: práticas de ensino da matemática. ISSN 2182-0023. p. 573-574
2182-0023
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Sociedade Portuguesa de Investigação em Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135234480930816