Engenharia didática reversa e o desenvolvimento da matemática mista usando o software GeoGebra na formação de professores para o campo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lourinho da Silva, Renata
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Borges Guerra, Renato
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/52
Resumo: Este trabalho consiste em mostrar a Engenharia Didática Reversa (EDR) proposto como dispositivo teórico-metodológico para a formação inicial e continuada de professores para o campo como provedora de condições para o desenvolvimento de práticas da matemática mista. Para isso, foi realizado observações sobre um curso de formação continuada de professores para o campo que contou com a participação efetiva de dois mestres produtores de matapi com vista a promover a integração do tempo comunidade e tempo escola. Os resultados desta pesquisa confirmam a hipótese da EDR como provedora de práticas da matemática mista, em particular favorecida pelo uso do GeoGebra, e apontam necessidades de pesquisas empíricas futuras para avaliações da EDR como metodologia de ensino e aprendizagem para as escolas do campo, além da modelagem matemática escolar.
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