Escolas De Ontem E De Hoje Na Amazônia Paraense: Fissuras Em Prol Das Aprendizagens E Da Formação Docente
Main Author: | |
---|---|
Publication Date: | 2020 |
Format: | Article |
Language: | por |
Source: | Rematec (Online) |
Download full: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/149 |
Summary: | O artigo se propõe a discutir a contação de histórias e a mediação de leitura enquanto movimentos integradores de ensino tensionando, decolonizando e criando alternativas de escolas outras a partir das fissuras proporcionadas pelas práticas escolares homogeneizantes e em contextos escolares públicos dos Anos Iniciais, a saber: uma escola ribeirinho-quilombola e uma na região metropolitana de Belém, na Amazônia Paraense, atendidas pelo projeto “Alfabetização, letramentos e docência na Amazônia”. As questões que nos atravessam e mobilizam em direção a estes movimentos são: a) quais as potencialidades e entraves da contação e da mediação de leitura no processo de ensino e aprendizagem? b) qual(is) perspectiva (s) formativa(s) subjazem das relações estabelecidas entre formadoras, licenciandos e docentes dos Anos Iniciais? Sendo assim, as dinâmicas propostas para inserção e disseminação desses movimentos são tratadas levando em consideração a perspectiva dos estudos Decoloniais e suas aproximações com os estudos da linguagem e suas interfaces. Para isso, consideramos as narrativas provenientes da comunidade ribeirinho-quilombola e os diálogos com a literatura Infanto-juvenil levando em consideração as identidades e as possibilidades de se reinventar dos sujeitos. |
id |
UFPA-6_7a3798582689db980e4bfb6b3a5ea8da |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/149 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Escolas De Ontem E De Hoje Na Amazônia Paraense: Fissuras Em Prol Das Aprendizagens E Da Formação DocenteContação de históriasIdentidadeAprendizagensMediação de leituraDecolonialidadeFormação docenteO artigo se propõe a discutir a contação de histórias e a mediação de leitura enquanto movimentos integradores de ensino tensionando, decolonizando e criando alternativas de escolas outras a partir das fissuras proporcionadas pelas práticas escolares homogeneizantes e em contextos escolares públicos dos Anos Iniciais, a saber: uma escola ribeirinho-quilombola e uma na região metropolitana de Belém, na Amazônia Paraense, atendidas pelo projeto “Alfabetização, letramentos e docência na Amazônia”. As questões que nos atravessam e mobilizam em direção a estes movimentos são: a) quais as potencialidades e entraves da contação e da mediação de leitura no processo de ensino e aprendizagem? b) qual(is) perspectiva (s) formativa(s) subjazem das relações estabelecidas entre formadoras, licenciandos e docentes dos Anos Iniciais? Sendo assim, as dinâmicas propostas para inserção e disseminação desses movimentos são tratadas levando em consideração a perspectiva dos estudos Decoloniais e suas aproximações com os estudos da linguagem e suas interfaces. Para isso, consideramos as narrativas provenientes da comunidade ribeirinho-quilombola e os diálogos com a literatura Infanto-juvenil levando em consideração as identidades e as possibilidades de se reinventar dos sujeitos.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2020-05-01info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/14910.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p224-241.id230REMATEC; v. 15 n. 33 (2020); 224-2412675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/149/146Copyright (c) 2020 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccess França dos Santos Rodrigues, Isabel Cristina2022-11-17T22:40:52Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/149Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:40:52Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Escolas De Ontem E De Hoje Na Amazônia Paraense: Fissuras Em Prol Das Aprendizagens E Da Formação Docente |
title |
Escolas De Ontem E De Hoje Na Amazônia Paraense: Fissuras Em Prol Das Aprendizagens E Da Formação Docente |
spellingShingle |
Escolas De Ontem E De Hoje Na Amazônia Paraense: Fissuras Em Prol Das Aprendizagens E Da Formação Docente França dos Santos Rodrigues, Isabel Cristina Contação de histórias Identidade Aprendizagens Mediação de leitura Decolonialidade Formação docente |
title_short |
Escolas De Ontem E De Hoje Na Amazônia Paraense: Fissuras Em Prol Das Aprendizagens E Da Formação Docente |
title_full |
Escolas De Ontem E De Hoje Na Amazônia Paraense: Fissuras Em Prol Das Aprendizagens E Da Formação Docente |
title_fullStr |
Escolas De Ontem E De Hoje Na Amazônia Paraense: Fissuras Em Prol Das Aprendizagens E Da Formação Docente |
title_full_unstemmed |
Escolas De Ontem E De Hoje Na Amazônia Paraense: Fissuras Em Prol Das Aprendizagens E Da Formação Docente |
title_sort |
Escolas De Ontem E De Hoje Na Amazônia Paraense: Fissuras Em Prol Das Aprendizagens E Da Formação Docente |
author |
França dos Santos Rodrigues, Isabel Cristina |
author_facet |
França dos Santos Rodrigues, Isabel Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
França dos Santos Rodrigues, Isabel Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Contação de histórias Identidade Aprendizagens Mediação de leitura Decolonialidade Formação docente |
topic |
Contação de histórias Identidade Aprendizagens Mediação de leitura Decolonialidade Formação docente |
description |
O artigo se propõe a discutir a contação de histórias e a mediação de leitura enquanto movimentos integradores de ensino tensionando, decolonizando e criando alternativas de escolas outras a partir das fissuras proporcionadas pelas práticas escolares homogeneizantes e em contextos escolares públicos dos Anos Iniciais, a saber: uma escola ribeirinho-quilombola e uma na região metropolitana de Belém, na Amazônia Paraense, atendidas pelo projeto “Alfabetização, letramentos e docência na Amazônia”. As questões que nos atravessam e mobilizam em direção a estes movimentos são: a) quais as potencialidades e entraves da contação e da mediação de leitura no processo de ensino e aprendizagem? b) qual(is) perspectiva (s) formativa(s) subjazem das relações estabelecidas entre formadoras, licenciandos e docentes dos Anos Iniciais? Sendo assim, as dinâmicas propostas para inserção e disseminação desses movimentos são tratadas levando em consideração a perspectiva dos estudos Decoloniais e suas aproximações com os estudos da linguagem e suas interfaces. Para isso, consideramos as narrativas provenientes da comunidade ribeirinho-quilombola e os diálogos com a literatura Infanto-juvenil levando em consideração as identidades e as possibilidades de se reinventar dos sujeitos. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020-05-01 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/149 10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p224-241.id230 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/149 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2020.n33.p224-241.id230 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/149/146 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2020 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 15 n. 33 (2020); 224-241 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003157405696 |