O STEAM como método de ensino numa abordagem sobre unidades de medidas e grandezas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Santos, Lizandra Meire Moreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Paulino, Otávio Floriano
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/493
Resumo: Os alunos possuem o conhecimento de algumas grandezas sob o ponto de vista do senso comum, como por exemplo: a altura e o peso deles. Contudo, o objetivo desta pesquisa é transformar essa compreensão em conhecimento científico, além de padronizá-lo com auxílio do Sistema Internacional de Unidades (SI). Pretendem-se trabalhar neste artigo somente as noções das grandezas: massa, comprimento, tempo e capacidade de armazenamento de memória, bem como aprender suas devidas conversões. Na percepção de que os alunos estariam chegando ao ensino médio com dificuldade quanto à utilização das unidades de medidas, optaram-se como público alvo, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada na cidade Marcelino Vieira/RN, para que passem às próximas séries com esse saber. Escolhendo o STEAM como metodologia de ensino integrando as áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemáticas.
id UFPA-6_7e2a91fb90bfad8017fedfa44ca2b2b8
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/493
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling O STEAM como método de ensino numa abordagem sobre unidades de medidas e grandezasUnidade de medidasGrandezasEnsino fundamentalMetodologia STEAMOs alunos possuem o conhecimento de algumas grandezas sob o ponto de vista do senso comum, como por exemplo: a altura e o peso deles. Contudo, o objetivo desta pesquisa é transformar essa compreensão em conhecimento científico, além de padronizá-lo com auxílio do Sistema Internacional de Unidades (SI). Pretendem-se trabalhar neste artigo somente as noções das grandezas: massa, comprimento, tempo e capacidade de armazenamento de memória, bem como aprender suas devidas conversões. Na percepção de que os alunos estariam chegando ao ensino médio com dificuldade quanto à utilização das unidades de medidas, optaram-se como público alvo, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada na cidade Marcelino Vieira/RN, para que passem às próximas séries com esse saber. Escolhendo o STEAM como metodologia de ensino integrando as áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemáticas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/49310.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023021.id493REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230212675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/493/471Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Lizandra Meire MoreiraPaulino, Otávio Floriano2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/493Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv O STEAM como método de ensino numa abordagem sobre unidades de medidas e grandezas
title O STEAM como método de ensino numa abordagem sobre unidades de medidas e grandezas
spellingShingle O STEAM como método de ensino numa abordagem sobre unidades de medidas e grandezas
Santos, Lizandra Meire Moreira
Unidade de medidas
Grandezas
Ensino fundamental
Metodologia STEAM
title_short O STEAM como método de ensino numa abordagem sobre unidades de medidas e grandezas
title_full O STEAM como método de ensino numa abordagem sobre unidades de medidas e grandezas
title_fullStr O STEAM como método de ensino numa abordagem sobre unidades de medidas e grandezas
title_full_unstemmed O STEAM como método de ensino numa abordagem sobre unidades de medidas e grandezas
title_sort O STEAM como método de ensino numa abordagem sobre unidades de medidas e grandezas
author Santos, Lizandra Meire Moreira
author_facet Santos, Lizandra Meire Moreira
Paulino, Otávio Floriano
author_role author
author2 Paulino, Otávio Floriano
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Santos, Lizandra Meire Moreira
Paulino, Otávio Floriano
dc.subject.por.fl_str_mv Unidade de medidas
Grandezas
Ensino fundamental
Metodologia STEAM
topic Unidade de medidas
Grandezas
Ensino fundamental
Metodologia STEAM
description Os alunos possuem o conhecimento de algumas grandezas sob o ponto de vista do senso comum, como por exemplo: a altura e o peso deles. Contudo, o objetivo desta pesquisa é transformar essa compreensão em conhecimento científico, além de padronizá-lo com auxílio do Sistema Internacional de Unidades (SI). Pretendem-se trabalhar neste artigo somente as noções das grandezas: massa, comprimento, tempo e capacidade de armazenamento de memória, bem como aprender suas devidas conversões. Na percepção de que os alunos estariam chegando ao ensino médio com dificuldade quanto à utilização das unidades de medidas, optaram-se como público alvo, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada na cidade Marcelino Vieira/RN, para que passem às próximas séries com esse saber. Escolhendo o STEAM como metodologia de ensino integrando as áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemáticas.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-06-28
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/493
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023021.id493
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/493
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023021.id493
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/493/471
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023021
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002180132864