O STEAM como método de ensino numa abordagem sobre unidades de medidas e grandezas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/493 |
Resumo: | Os alunos possuem o conhecimento de algumas grandezas sob o ponto de vista do senso comum, como por exemplo: a altura e o peso deles. Contudo, o objetivo desta pesquisa é transformar essa compreensão em conhecimento científico, além de padronizá-lo com auxílio do Sistema Internacional de Unidades (SI). Pretendem-se trabalhar neste artigo somente as noções das grandezas: massa, comprimento, tempo e capacidade de armazenamento de memória, bem como aprender suas devidas conversões. Na percepção de que os alunos estariam chegando ao ensino médio com dificuldade quanto à utilização das unidades de medidas, optaram-se como público alvo, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada na cidade Marcelino Vieira/RN, para que passem às próximas séries com esse saber. Escolhendo o STEAM como metodologia de ensino integrando as áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemáticas. |
id |
UFPA-6_7e2a91fb90bfad8017fedfa44ca2b2b8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/493 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
O STEAM como método de ensino numa abordagem sobre unidades de medidas e grandezasUnidade de medidasGrandezasEnsino fundamentalMetodologia STEAMOs alunos possuem o conhecimento de algumas grandezas sob o ponto de vista do senso comum, como por exemplo: a altura e o peso deles. Contudo, o objetivo desta pesquisa é transformar essa compreensão em conhecimento científico, além de padronizá-lo com auxílio do Sistema Internacional de Unidades (SI). Pretendem-se trabalhar neste artigo somente as noções das grandezas: massa, comprimento, tempo e capacidade de armazenamento de memória, bem como aprender suas devidas conversões. Na percepção de que os alunos estariam chegando ao ensino médio com dificuldade quanto à utilização das unidades de medidas, optaram-se como público alvo, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada na cidade Marcelino Vieira/RN, para que passem às próximas séries com esse saber. Escolhendo o STEAM como metodologia de ensino integrando as áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemáticas.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-06-28info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/49310.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023021.id493REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230212675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/493/471Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessSantos, Lizandra Meire MoreiraPaulino, Otávio Floriano2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/493Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O STEAM como método de ensino numa abordagem sobre unidades de medidas e grandezas |
title |
O STEAM como método de ensino numa abordagem sobre unidades de medidas e grandezas |
spellingShingle |
O STEAM como método de ensino numa abordagem sobre unidades de medidas e grandezas Santos, Lizandra Meire Moreira Unidade de medidas Grandezas Ensino fundamental Metodologia STEAM |
title_short |
O STEAM como método de ensino numa abordagem sobre unidades de medidas e grandezas |
title_full |
O STEAM como método de ensino numa abordagem sobre unidades de medidas e grandezas |
title_fullStr |
O STEAM como método de ensino numa abordagem sobre unidades de medidas e grandezas |
title_full_unstemmed |
O STEAM como método de ensino numa abordagem sobre unidades de medidas e grandezas |
title_sort |
O STEAM como método de ensino numa abordagem sobre unidades de medidas e grandezas |
author |
Santos, Lizandra Meire Moreira |
author_facet |
Santos, Lizandra Meire Moreira Paulino, Otávio Floriano |
author_role |
author |
author2 |
Paulino, Otávio Floriano |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Lizandra Meire Moreira Paulino, Otávio Floriano |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Unidade de medidas Grandezas Ensino fundamental Metodologia STEAM |
topic |
Unidade de medidas Grandezas Ensino fundamental Metodologia STEAM |
description |
Os alunos possuem o conhecimento de algumas grandezas sob o ponto de vista do senso comum, como por exemplo: a altura e o peso deles. Contudo, o objetivo desta pesquisa é transformar essa compreensão em conhecimento científico, além de padronizá-lo com auxílio do Sistema Internacional de Unidades (SI). Pretendem-se trabalhar neste artigo somente as noções das grandezas: massa, comprimento, tempo e capacidade de armazenamento de memória, bem como aprender suas devidas conversões. Na percepção de que os alunos estariam chegando ao ensino médio com dificuldade quanto à utilização das unidades de medidas, optaram-se como público alvo, estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública situada na cidade Marcelino Vieira/RN, para que passem às próximas séries com esse saber. Escolhendo o STEAM como metodologia de ensino integrando as áreas das Ciências, Tecnologias, Engenharias, Artes e Matemáticas. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-06-28 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/493 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023021.id493 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/493 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023021.id493 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/493/471 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023021 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002180132864 |