A CONFIGURAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DA BAHIA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/380 |
Resumo: | Este artigo tem como objetivo discutir como se configura o estágio curricular supervisionado, a partir de uma análise nos cursos de Licenciatura em Matemática, nas instituições de ensino superior, trabalhando duas perspectivas: o estágio curricular supervisionado na formação inicial do professor de Matemática e o desenvolvimento profissional desses futuros professores. Consideramos essencial destacar o processo da formação inicial do futuro professor de Matemática que passa por profundas mudanças, devido a um conjunto de fatores impactados pela legislação, pelos novos projetos curriculares dos cursos, pelas novas demandas da sociedade, incluindo-se as expectativas das escolas em relação ao ensino e à aprendizagem da Matemática. Para tanto, aprofundamos o estudo da teoria para compreendermos a realidade dos cursos de licenciatura em Matemática tal como se apresenta em três instituições de ensino superior: Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana e Universidade Católica de Salvador e, particularmente, nos trabalhos dos professores e estudantes dessas e de outras instituições envolvidas direta e indiretamente no estudo e, principalmente, a relação com o ECS. Constatamos que, em face do estudo realizado, a situação revelada está longe de ser caracterizada como ideal. São inúmeras as dificuldades, tensões e problemas enfrentados pelos estudantes e professores no dia a dia nos cursos de formação dos professores de Matemática e nas escolas públicas. Essas mesmas deficiências foram reveladas através das análises dos diferentes documentos construídos na pesquisa, questionários, entrevistas, memoriais dos professores e relatórios. |
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A CONFIGURAÇÃO DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA EM TRÊS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NO ESTADO DA BAHIAEstágio curricular supervisionadoEnsino da MatemáticaLicenciaturaProfessoresEste artigo tem como objetivo discutir como se configura o estágio curricular supervisionado, a partir de uma análise nos cursos de Licenciatura em Matemática, nas instituições de ensino superior, trabalhando duas perspectivas: o estágio curricular supervisionado na formação inicial do professor de Matemática e o desenvolvimento profissional desses futuros professores. Consideramos essencial destacar o processo da formação inicial do futuro professor de Matemática que passa por profundas mudanças, devido a um conjunto de fatores impactados pela legislação, pelos novos projetos curriculares dos cursos, pelas novas demandas da sociedade, incluindo-se as expectativas das escolas em relação ao ensino e à aprendizagem da Matemática. Para tanto, aprofundamos o estudo da teoria para compreendermos a realidade dos cursos de licenciatura em Matemática tal como se apresenta em três instituições de ensino superior: Universidade Federal da Bahia, Universidade Estadual de Feira de Santana e Universidade Católica de Salvador e, particularmente, nos trabalhos dos professores e estudantes dessas e de outras instituições envolvidas direta e indiretamente no estudo e, principalmente, a relação com o ECS. Constatamos que, em face do estudo realizado, a situação revelada está longe de ser caracterizada como ideal. São inúmeras as dificuldades, tensões e problemas enfrentados pelos estudantes e professores no dia a dia nos cursos de formação dos professores de Matemática e nas escolas públicas. Essas mesmas deficiências foram reveladas através das análises dos diferentes documentos construídos na pesquisa, questionários, entrevistas, memoriais dos professores e relatórios.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2011-11-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/380REMATEC; v. 6 n. 9 (2011); 110-1222675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/380/380Copyright (c) 2011 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessLisboa Moreno Pires , Maria Auxiliadora2022-10-15T14:19:22Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/380Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:19:22Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
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