TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Botelho Peixoto , Jurema Lindote
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Diaz, Felix
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/344
Resumo: O presente texto discute a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação matemática de surdos. Apresenta-se como pano de fundo o protagonismo dos sujeitos na produção do conhecimento na contemporaneidade e o contexto da educação matemática de surdos na escola. Vislumbram-se as possibilidades dadas pelas representações do conhecimento matemático no ambiente digital. Esses ambientes transformam o conhecimento matemático e podem privilegiar representações semióticas favoráveis para aprendizes surdos, promovendo um novo espaço de interação social, participação,   colaboração   e   de   produção   de   significados   matemáticos permeados por sua cultura.
id UFPA-6_835db64b0293dfc3f656324aa382d70b
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/344
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOSTecnologias digitaisEducação MatemáticaConhecimento MatemáticoAprendizes SurdosO presente texto discute a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação matemática de surdos. Apresenta-se como pano de fundo o protagonismo dos sujeitos na produção do conhecimento na contemporaneidade e o contexto da educação matemática de surdos na escola. Vislumbram-se as possibilidades dadas pelas representações do conhecimento matemático no ambiente digital. Esses ambientes transformam o conhecimento matemático e podem privilegiar representações semióticas favoráveis para aprendizes surdos, promovendo um novo espaço de interação social, participação,   colaboração   e   de   produção   de   significados   matemáticos permeados por sua cultura.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2013-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/344REMATEC; v. 8 n. 14 (2013); 185-2042675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/344/344Copyright (c) 2013 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessBotelho Peixoto , Jurema LindoteDiaz, Felix2022-10-15T14:12:27Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/344Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:12:27Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS
title TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS
spellingShingle TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS
Botelho Peixoto , Jurema Lindote
Tecnologias digitais
Educação Matemática
Conhecimento Matemático
Aprendizes Surdos
title_short TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS
title_full TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS
title_fullStr TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS
title_full_unstemmed TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS
title_sort TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS
author Botelho Peixoto , Jurema Lindote
author_facet Botelho Peixoto , Jurema Lindote
Diaz, Felix
author_role author
author2 Diaz, Felix
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Botelho Peixoto , Jurema Lindote
Diaz, Felix
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias digitais
Educação Matemática
Conhecimento Matemático
Aprendizes Surdos
topic Tecnologias digitais
Educação Matemática
Conhecimento Matemático
Aprendizes Surdos
description O presente texto discute a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação matemática de surdos. Apresenta-se como pano de fundo o protagonismo dos sujeitos na produção do conhecimento na contemporaneidade e o contexto da educação matemática de surdos na escola. Vislumbram-se as possibilidades dadas pelas representações do conhecimento matemático no ambiente digital. Esses ambientes transformam o conhecimento matemático e podem privilegiar representações semióticas favoráveis para aprendizes surdos, promovendo um novo espaço de interação social, participação,   colaboração   e   de   produção   de   significados   matemáticos permeados por sua cultura.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-11-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/344
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/344
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/344/344
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2013 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2013 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 8 n. 14 (2013); 185-204
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004170330112