TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/344 |
Resumo: | O presente texto discute a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação matemática de surdos. Apresenta-se como pano de fundo o protagonismo dos sujeitos na produção do conhecimento na contemporaneidade e o contexto da educação matemática de surdos na escola. Vislumbram-se as possibilidades dadas pelas representações do conhecimento matemático no ambiente digital. Esses ambientes transformam o conhecimento matemático e podem privilegiar representações semióticas favoráveis para aprendizes surdos, promovendo um novo espaço de interação social, participação, colaboração e de produção de significados matemáticos permeados por sua cultura. |
id |
UFPA-6_835db64b0293dfc3f656324aa382d70b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/344 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOSTecnologias digitaisEducação MatemáticaConhecimento MatemáticoAprendizes SurdosO presente texto discute a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação matemática de surdos. Apresenta-se como pano de fundo o protagonismo dos sujeitos na produção do conhecimento na contemporaneidade e o contexto da educação matemática de surdos na escola. Vislumbram-se as possibilidades dadas pelas representações do conhecimento matemático no ambiente digital. Esses ambientes transformam o conhecimento matemático e podem privilegiar representações semióticas favoráveis para aprendizes surdos, promovendo um novo espaço de interação social, participação, colaboração e de produção de significados matemáticos permeados por sua cultura.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2013-11-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/344REMATEC; v. 8 n. 14 (2013); 185-2042675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/344/344Copyright (c) 2013 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessBotelho Peixoto , Jurema LindoteDiaz, Felix2022-10-15T14:12:27Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/344Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-10-15T14:12:27Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS |
title |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS |
spellingShingle |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS Botelho Peixoto , Jurema Lindote Tecnologias digitais Educação Matemática Conhecimento Matemático Aprendizes Surdos |
title_short |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS |
title_full |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS |
title_fullStr |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS |
title_full_unstemmed |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS |
title_sort |
TECNOLOGIAS DIGITAIS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE SURDOS |
author |
Botelho Peixoto , Jurema Lindote |
author_facet |
Botelho Peixoto , Jurema Lindote Diaz, Felix |
author_role |
author |
author2 |
Diaz, Felix |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Botelho Peixoto , Jurema Lindote Diaz, Felix |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias digitais Educação Matemática Conhecimento Matemático Aprendizes Surdos |
topic |
Tecnologias digitais Educação Matemática Conhecimento Matemático Aprendizes Surdos |
description |
O presente texto discute a inserção das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação na educação matemática de surdos. Apresenta-se como pano de fundo o protagonismo dos sujeitos na produção do conhecimento na contemporaneidade e o contexto da educação matemática de surdos na escola. Vislumbram-se as possibilidades dadas pelas representações do conhecimento matemático no ambiente digital. Esses ambientes transformam o conhecimento matemático e podem privilegiar representações semióticas favoráveis para aprendizes surdos, promovendo um novo espaço de interação social, participação, colaboração e de produção de significados matemáticos permeados por sua cultura. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-11-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/344 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/344 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/344/344 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2013 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2013 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 8 n. 14 (2013); 185-204 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069004170330112 |