Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFSC
Texto Completo: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188423
Resumo: Tese
id UFSC_1389167726e9786a7aecd2196f5a00f0
oai_identifier_str oai:repositorio.ufsc.br:123456789/188423
network_acronym_str UFSC
network_name_str Repositório Institucional da UFSC
repository_id_str 2373
spelling Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisãoAprendizes surdos. Esquema. Conceito de divisão. Gestos. Libras.TeseO objetivo desta tese foi compreender de que forma as ações viso-gestual-somáticas em Libras influenciam os esquemas mobilizados por estudantes surdos, durante a resolução de problemas. Optou-se pela Teoria dos Campos Conceituais de Gérard Vergnaud para o planejamento das situações e para a análise dos conteúdos contidos nos ―esquemas‖, conceito concebido por Jean Piaget e retomado por Vergnaud. Utilizaram-se aspectos teóricos relacionados com o potencial comunicativo e cognitivo dos gestos fundamentados em David McNeill e Susan Goldin-Meadow. Esta investigação foi realizada em duas fases: a primeira para conhecer os sujeitos da pesquisa em suas dificuldades, facilidades e interesses pela Matemática. Assim, foram entrevistados 10 estudantes surdos, matriculados no Ensino Médio de duas escolas públicas da cidade de Ilhéus-Bahia, bem como seus profissionais Tradutores Intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e seus professores de Matemática. Na segunda fase foram selecionados cinco estudantes surdos para desenvolver uma pesquisa qualitativa no design de estudo de caso múltiplo de cunho exploratório, descritivo e interpretativo, fundamentada numa análise microgenética associada à videografia. Apresentou-se em Libras aos estudantes, individualmente, 11 situações-problema que envolviam os significados da divisão: isomorfismo de medidas (8), comparação multiplicativa (2) e combinatória (1). A análise dos registros em vídeo e sua transcrição na forma de diálogos permitiram identificar os conhecimentos mobilizados pelos estudantes nos três registros de ação: Libras, gestos e produções escritas. Os estudantes apresentaram esquemas muito semelhantes, em maior ou menor grau de elaboração, fundamentados no raciocínio aditivo ou numa etapa intermediária entre o raciocínio aditivo e multiplicativo, independente da categoria da situação. Os conceitos-em-ação mobilizados comprovaram a predominância do raciocínio aditivo: adição repetida, subtração sucessiva, agrupamento, valor limite, cardinal de um número, correspondência biunívoca sinal- a-dedo, enumeração. Alguns teoremas-em-ação mobilizados também estavam associados à propriedade de isomorfismo para adição: f(x+x‘+x‖) = f(x)+f(x‘)+f(x‖). A diferença na ação desses sujeitos estava na forma de perceber, expressar e comunicar o conhecimento matemático por meio da Libras. Concluiu-se que as ações viso-gestual-somáticas em Libras foram constituindo, moldando e determinando os esquemas matemáticos dos estudantes de forma palpável e dinâmica. A análise evidenciou o quanto os estudantes surdos maximizam a parceria gesto-sinal nos esquemas. Os gestos deixaram o caráter de apenas acompanhante do sinal para fazer parte da organização da atividade, relacionando-se, reciprocamente, com os conceitos e teoremas-em-ação. Os resultados deste estudo apontam um método para avaliar os conhecimentos circunstanciais e em processo de mudança de surdos sinalizadores, ferramenta indispensável para professores e pesquisadores. Sugerem, ainda, que situações de ensino para esses estudantes deve valorizar a realização de gestos em coordenação com a Libras, o que exigirá um professor competente nessa língua, para promover a comunicação matemática significativa no contexto da inclusão.UFBA2018-07-19T02:35:51Z2018-07-19T02:35:51Z2015-10-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfPEIXOTO, Jurema Lindote Botelho. Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão. 266 f. il. 2015. Tese (Doutorado) Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, 2015. Orientador: Felix Diazhttps://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188423PEIXOTO, Jurema Lindote Botelhoporreponame:Repositório Institucional da UFSCinstname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)instacron:UFSCinfo:eu-repo/semantics/openAccess2018-07-19T02:35:51Zoai:repositorio.ufsc.br:123456789/188423Repositório InstitucionalPUBhttp://150.162.242.35/oai/requestopendoar:23732018-07-19T02:35:51Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão
title Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão
spellingShingle Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão
PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho
Aprendizes surdos. Esquema. Conceito de divisão. Gestos. Libras.
title_short Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão
title_full Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão
title_fullStr Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão
title_full_unstemmed Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão
title_sort Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão
author PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho
author_facet PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizes surdos. Esquema. Conceito de divisão. Gestos. Libras.
topic Aprendizes surdos. Esquema. Conceito de divisão. Gestos. Libras.
description Tese
publishDate 2015
dc.date.none.fl_str_mv 2015-10-19
2018-07-19T02:35:51Z
2018-07-19T02:35:51Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho. Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão. 266 f. il. 2015. Tese (Doutorado) Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, 2015. Orientador: Felix Diaz
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188423
identifier_str_mv PEIXOTO, Jurema Lindote Botelho. Análise dos esquemas de surdos sinalizadores associados aos significados da divisão. 266 f. il. 2015. Tese (Doutorado) Doutorado Multi-Institucional e Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento, Faculdade de Educação, Universidade Federal da Bahia - UFBA, Salvador, 2015. Orientador: Felix Diaz
url https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/188423
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv UFBA
publisher.none.fl_str_mv UFBA
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Institucional da UFSC
instname:Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron:UFSC
instname_str Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
instacron_str UFSC
institution UFSC
reponame_str Repositório Institucional da UFSC
collection Repositório Institucional da UFSC
repository.name.fl_str_mv Repositório Institucional da UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1808652085394145280