As correntes filosóficas da matemática e suas implicações na formação o professor que ensina matemática: uma análise da produção acadêmica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Angelo, Cristiane Borges
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/437
Resumo: Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar como a produção acadêmica vem articulando as diferentes correntes filosóficas da matemática à formação e/ou à prática de professores que ensinam Matemática. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, realizado por meio de análise documental, tendo como corpora teses, dissertações e artigos científicos. Buscou-se em bancos de teses e dissertações, bem como em revistas da área da Educação Matemática trabalhos cujo objeto de estudo versasse sobre as implicações das correntes filosóficas clássicas na formação e prática do professor que ensina matemática. Os resultados apontam para a presença das correntes filosóficas relacionados ao formalismo e ao logicismo, em concepções de professores ou matrizes curriculares de Matemática. Conclui-se que as concepções elaboradas sob influência de diferentes formas de perceber a Matemática podem, muitas vezes, constituir-se em entraves nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, quer no âmbito da Educação Básica, quer no âmbito do Ensino Superior, especialmente no contexto de formação de professores.
id UFPA-6_90ad8ec09fd0f0d2c3580553467929fd
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/437
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling As correntes filosóficas da matemática e suas implicações na formação o professor que ensina matemática: uma análise da produção acadêmicaCorrentes filosóficas da Matemáticaformação de professores de Matemáticaprática de professores de MatemáticaEste texto apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar como a produção acadêmica vem articulando as diferentes correntes filosóficas da matemática à formação e/ou à prática de professores que ensinam Matemática. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, realizado por meio de análise documental, tendo como corpora teses, dissertações e artigos científicos. Buscou-se em bancos de teses e dissertações, bem como em revistas da área da Educação Matemática trabalhos cujo objeto de estudo versasse sobre as implicações das correntes filosóficas clássicas na formação e prática do professor que ensina matemática. Os resultados apontam para a presença das correntes filosóficas relacionados ao formalismo e ao logicismo, em concepções de professores ou matrizes curriculares de Matemática. Conclui-se que as concepções elaboradas sob influência de diferentes formas de perceber a Matemática podem, muitas vezes, constituir-se em entraves nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, quer no âmbito da Educação Básica, quer no âmbito do Ensino Superior, especialmente no contexto de formação de professores.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2022-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/43710.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p76-91.id437REMATEC; v. 17 n. 41 (2022); 76-912675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/437/434Copyright (c) 2022 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessAngelo, Cristiane Borges2022-11-04T00:09:42Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/437Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-04T00:09:42Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv As correntes filosóficas da matemática e suas implicações na formação o professor que ensina matemática: uma análise da produção acadêmica
title As correntes filosóficas da matemática e suas implicações na formação o professor que ensina matemática: uma análise da produção acadêmica
spellingShingle As correntes filosóficas da matemática e suas implicações na formação o professor que ensina matemática: uma análise da produção acadêmica
Angelo, Cristiane Borges
Correntes filosóficas da Matemática
formação de professores de Matemática
prática de professores de Matemática
title_short As correntes filosóficas da matemática e suas implicações na formação o professor que ensina matemática: uma análise da produção acadêmica
title_full As correntes filosóficas da matemática e suas implicações na formação o professor que ensina matemática: uma análise da produção acadêmica
title_fullStr As correntes filosóficas da matemática e suas implicações na formação o professor que ensina matemática: uma análise da produção acadêmica
title_full_unstemmed As correntes filosóficas da matemática e suas implicações na formação o professor que ensina matemática: uma análise da produção acadêmica
title_sort As correntes filosóficas da matemática e suas implicações na formação o professor que ensina matemática: uma análise da produção acadêmica
author Angelo, Cristiane Borges
author_facet Angelo, Cristiane Borges
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Angelo, Cristiane Borges
dc.subject.por.fl_str_mv Correntes filosóficas da Matemática
formação de professores de Matemática
prática de professores de Matemática
topic Correntes filosóficas da Matemática
formação de professores de Matemática
prática de professores de Matemática
description Este texto apresenta os resultados de uma pesquisa que objetivou analisar como a produção acadêmica vem articulando as diferentes correntes filosóficas da matemática à formação e/ou à prática de professores que ensinam Matemática. Trata-se de um estudo qualitativo e descritivo, realizado por meio de análise documental, tendo como corpora teses, dissertações e artigos científicos. Buscou-se em bancos de teses e dissertações, bem como em revistas da área da Educação Matemática trabalhos cujo objeto de estudo versasse sobre as implicações das correntes filosóficas clássicas na formação e prática do professor que ensina matemática. Os resultados apontam para a presença das correntes filosóficas relacionados ao formalismo e ao logicismo, em concepções de professores ou matrizes curriculares de Matemática. Conclui-se que as concepções elaboradas sob influência de diferentes formas de perceber a Matemática podem, muitas vezes, constituir-se em entraves nos processos de ensino e de aprendizagem da Matemática, quer no âmbito da Educação Básica, quer no âmbito do Ensino Superior, especialmente no contexto de formação de professores.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/437
10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p76-91.id437
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/437
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2022.n41.p76-91.id437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/437/434
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 17 n. 41 (2022); 76-91
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069004410454016