Reflexões sobre o papel das regras no ensino da matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Castelo Barata, Rouziclayde
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: Vilhena da Silva , Paulo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/172
Resumo: Não é raro, na Educação Matemática, debates sobre o papel das regras e de seu aprendizado nas aulas de matemática. Para alguns pesquisadores e professores, o ensino de regras e fórmulas não passa de rigor desnecessário, pois acreditam que os alunos apenas memorizam e repetem procedimentos, argumentando que para um bom desempenho em matemática, seria bem mais relevante compreender o que se faz. A fim de refletir sobre essa questão, pretendemos, nesse artigo, por meio de um ensaio teórico, discutir o papel das regras matemáticas no aprendizado dessa ciência. Nossa argumentação está baseada principalmente nas ideias do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein e de pesquisadores da Educação Matemática que comentam sua filosofia. Conforme nossa análise, compreender o que se faz em uma atividade matemática significa ter uma habilidade que depende do domínio das técnicas matemáticas envolvidas, isto, pressupõe o aprendizado de suas regras.
id UFPA-6_99d842a382a1e93088df91ff4e9d260e
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/172
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Reflexões sobre o papel das regras no ensino da matemáticaEnsino de matemáticaRegrasWittgensteinNão é raro, na Educação Matemática, debates sobre o papel das regras e de seu aprendizado nas aulas de matemática. Para alguns pesquisadores e professores, o ensino de regras e fórmulas não passa de rigor desnecessário, pois acreditam que os alunos apenas memorizam e repetem procedimentos, argumentando que para um bom desempenho em matemática, seria bem mais relevante compreender o que se faz. A fim de refletir sobre essa questão, pretendemos, nesse artigo, por meio de um ensaio teórico, discutir o papel das regras matemáticas no aprendizado dessa ciência. Nossa argumentação está baseada principalmente nas ideias do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein e de pesquisadores da Educação Matemática que comentam sua filosofia. Conforme nossa análise, compreender o que se faz em uma atividade matemática significa ter uma habilidade que depende do domínio das técnicas matemáticas envolvidas, isto, pressupõe o aprendizado de suas regras.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/17210.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p136-153.id192REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 136-1532675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/172/171Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastelo Barata, RouziclaydeVilhena da Silva , Paulo2022-11-17T22:44:23Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/172Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:44:23Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Reflexões sobre o papel das regras no ensino da matemática
title Reflexões sobre o papel das regras no ensino da matemática
spellingShingle Reflexões sobre o papel das regras no ensino da matemática
Castelo Barata, Rouziclayde
Ensino de matemática
Regras
Wittgenstein
title_short Reflexões sobre o papel das regras no ensino da matemática
title_full Reflexões sobre o papel das regras no ensino da matemática
title_fullStr Reflexões sobre o papel das regras no ensino da matemática
title_full_unstemmed Reflexões sobre o papel das regras no ensino da matemática
title_sort Reflexões sobre o papel das regras no ensino da matemática
author Castelo Barata, Rouziclayde
author_facet Castelo Barata, Rouziclayde
Vilhena da Silva , Paulo
author_role author
author2 Vilhena da Silva , Paulo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Castelo Barata, Rouziclayde
Vilhena da Silva , Paulo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de matemática
Regras
Wittgenstein
topic Ensino de matemática
Regras
Wittgenstein
description Não é raro, na Educação Matemática, debates sobre o papel das regras e de seu aprendizado nas aulas de matemática. Para alguns pesquisadores e professores, o ensino de regras e fórmulas não passa de rigor desnecessário, pois acreditam que os alunos apenas memorizam e repetem procedimentos, argumentando que para um bom desempenho em matemática, seria bem mais relevante compreender o que se faz. A fim de refletir sobre essa questão, pretendemos, nesse artigo, por meio de um ensaio teórico, discutir o papel das regras matemáticas no aprendizado dessa ciência. Nossa argumentação está baseada principalmente nas ideias do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein e de pesquisadores da Educação Matemática que comentam sua filosofia. Conforme nossa análise, compreender o que se faz em uma atividade matemática significa ter uma habilidade que depende do domínio das técnicas matemáticas envolvidas, isto, pressupõe o aprendizado de suas regras.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-09-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/172
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p136-153.id192
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/172
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p136-153.id192
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/172/171
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2019 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 136-153
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069003189911552