Reflexões sobre o papel das regras no ensino da matemática
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/172 |
Resumo: | Não é raro, na Educação Matemática, debates sobre o papel das regras e de seu aprendizado nas aulas de matemática. Para alguns pesquisadores e professores, o ensino de regras e fórmulas não passa de rigor desnecessário, pois acreditam que os alunos apenas memorizam e repetem procedimentos, argumentando que para um bom desempenho em matemática, seria bem mais relevante compreender o que se faz. A fim de refletir sobre essa questão, pretendemos, nesse artigo, por meio de um ensaio teórico, discutir o papel das regras matemáticas no aprendizado dessa ciência. Nossa argumentação está baseada principalmente nas ideias do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein e de pesquisadores da Educação Matemática que comentam sua filosofia. Conforme nossa análise, compreender o que se faz em uma atividade matemática significa ter uma habilidade que depende do domínio das técnicas matemáticas envolvidas, isto, pressupõe o aprendizado de suas regras. |
id |
UFPA-6_99d842a382a1e93088df91ff4e9d260e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/172 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Reflexões sobre o papel das regras no ensino da matemáticaEnsino de matemáticaRegrasWittgensteinNão é raro, na Educação Matemática, debates sobre o papel das regras e de seu aprendizado nas aulas de matemática. Para alguns pesquisadores e professores, o ensino de regras e fórmulas não passa de rigor desnecessário, pois acreditam que os alunos apenas memorizam e repetem procedimentos, argumentando que para um bom desempenho em matemática, seria bem mais relevante compreender o que se faz. A fim de refletir sobre essa questão, pretendemos, nesse artigo, por meio de um ensaio teórico, discutir o papel das regras matemáticas no aprendizado dessa ciência. Nossa argumentação está baseada principalmente nas ideias do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein e de pesquisadores da Educação Matemática que comentam sua filosofia. Conforme nossa análise, compreender o que se faz em uma atividade matemática significa ter uma habilidade que depende do domínio das técnicas matemáticas envolvidas, isto, pressupõe o aprendizado de suas regras.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2019-09-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/17210.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p136-153.id192REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 136-1532675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/172/171Copyright (c) 2019 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessCastelo Barata, RouziclaydeVilhena da Silva , Paulo2022-11-17T22:44:23Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/172Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2022-11-17T22:44:23Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Reflexões sobre o papel das regras no ensino da matemática |
title |
Reflexões sobre o papel das regras no ensino da matemática |
spellingShingle |
Reflexões sobre o papel das regras no ensino da matemática Castelo Barata, Rouziclayde Ensino de matemática Regras Wittgenstein |
title_short |
Reflexões sobre o papel das regras no ensino da matemática |
title_full |
Reflexões sobre o papel das regras no ensino da matemática |
title_fullStr |
Reflexões sobre o papel das regras no ensino da matemática |
title_full_unstemmed |
Reflexões sobre o papel das regras no ensino da matemática |
title_sort |
Reflexões sobre o papel das regras no ensino da matemática |
author |
Castelo Barata, Rouziclayde |
author_facet |
Castelo Barata, Rouziclayde Vilhena da Silva , Paulo |
author_role |
author |
author2 |
Vilhena da Silva , Paulo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Castelo Barata, Rouziclayde Vilhena da Silva , Paulo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de matemática Regras Wittgenstein |
topic |
Ensino de matemática Regras Wittgenstein |
description |
Não é raro, na Educação Matemática, debates sobre o papel das regras e de seu aprendizado nas aulas de matemática. Para alguns pesquisadores e professores, o ensino de regras e fórmulas não passa de rigor desnecessário, pois acreditam que os alunos apenas memorizam e repetem procedimentos, argumentando que para um bom desempenho em matemática, seria bem mais relevante compreender o que se faz. A fim de refletir sobre essa questão, pretendemos, nesse artigo, por meio de um ensaio teórico, discutir o papel das regras matemáticas no aprendizado dessa ciência. Nossa argumentação está baseada principalmente nas ideias do filósofo austríaco Ludwig Wittgenstein e de pesquisadores da Educação Matemática que comentam sua filosofia. Conforme nossa análise, compreender o que se faz em uma atividade matemática significa ter uma habilidade que depende do domínio das técnicas matemáticas envolvidas, isto, pressupõe o aprendizado de suas regras. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-09-14 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/172 10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p136-153.id192 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/172 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2019.n31.p136-153.id192 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/172/171 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 14 n. 31 (2019); 136-153 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069003189911552 |