Formação para a docência: contribuições de professores de matemática na disciplina de cálculo I

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira , Francisco Fialho Guedes
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Rematec (Online)
Texto Completo: http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/500
Resumo: As contribuições epistemológicas que o CDI – I traz para a formação de alunos da Licenciatura em Matemática, que no futuro atuarão como professores da Educação Básica, foi o ponto de partida para a construção deste artigo, cujo objetivo está em observar na fala de professores entrevistados, indícios que mostrem a forma com a qual o CDI – I contribui para a formação de futuros professores de matemática da Educação Básica. Vários trabalhos acadêmicos discutem a formação inicial do professor de matemática, tomando como exemplo, nessas discussões temos as indagações feitas por Valente (2017), que se questiona: Como deve ser formado o professor de matemática? Que matemática deve estar presente na formação do profissional docente? Nessa perspectiva selecionamos professores participantes para esta pesquisa, que contemplassem o perfil de atuar ou já terem atuado como professor de CDI-I em cursos de Licenciaturas em Matemática e que atuem ou já tenham atuado como professores de matemática da Educação Básica. Para analisar o resultado da pesquisa realizada, utilizamos a metodologia apresentada por Lefreve e Lefreve (2012), as quais exibem as contribuições epistemológicas que a referida disciplina, traz para a formação dos futuros professores de matemática da Educação Básica, que poderão suprir lacunas, caso a referida disciplina seja moldada conforme a finalidade de quem o necessita aprender.
id UFPA-6_9d35a00c593ad603b7b6f93ba43c3393
oai_identifier_str oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/500
network_acronym_str UFPA-6
network_name_str Rematec (Online)
repository_id_str
spelling Formação para a docência: contribuições de professores de matemática na disciplina de cálculo IFormação de Professores de MatemáticaDiscurso do Sujeito ColetivoAs contribuições epistemológicas que o CDI – I traz para a formação de alunos da Licenciatura em Matemática, que no futuro atuarão como professores da Educação Básica, foi o ponto de partida para a construção deste artigo, cujo objetivo está em observar na fala de professores entrevistados, indícios que mostrem a forma com a qual o CDI – I contribui para a formação de futuros professores de matemática da Educação Básica. Vários trabalhos acadêmicos discutem a formação inicial do professor de matemática, tomando como exemplo, nessas discussões temos as indagações feitas por Valente (2017), que se questiona: Como deve ser formado o professor de matemática? Que matemática deve estar presente na formação do profissional docente? Nessa perspectiva selecionamos professores participantes para esta pesquisa, que contemplassem o perfil de atuar ou já terem atuado como professor de CDI-I em cursos de Licenciaturas em Matemática e que atuem ou já tenham atuado como professores de matemática da Educação Básica. Para analisar o resultado da pesquisa realizada, utilizamos a metodologia apresentada por Lefreve e Lefreve (2012), as quais exibem as contribuições epistemológicas que a referida disciplina, traz para a formação dos futuros professores de matemática da Educação Básica, que poderão suprir lacunas, caso a referida disciplina seja moldada conforme a finalidade de quem o necessita aprender.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/50010.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023027.id500REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230272675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/500/477Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira , Francisco Fialho GuedesRocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/500Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false
dc.title.none.fl_str_mv Formação para a docência: contribuições de professores de matemática na disciplina de cálculo I
title Formação para a docência: contribuições de professores de matemática na disciplina de cálculo I
spellingShingle Formação para a docência: contribuições de professores de matemática na disciplina de cálculo I
Ferreira , Francisco Fialho Guedes
Formação de Professores de Matemática
Discurso do Sujeito Coletivo
title_short Formação para a docência: contribuições de professores de matemática na disciplina de cálculo I
title_full Formação para a docência: contribuições de professores de matemática na disciplina de cálculo I
title_fullStr Formação para a docência: contribuições de professores de matemática na disciplina de cálculo I
title_full_unstemmed Formação para a docência: contribuições de professores de matemática na disciplina de cálculo I
title_sort Formação para a docência: contribuições de professores de matemática na disciplina de cálculo I
author Ferreira , Francisco Fialho Guedes
author_facet Ferreira , Francisco Fialho Guedes
Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves
author_role author
author2 Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira , Francisco Fialho Guedes
Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de Professores de Matemática
Discurso do Sujeito Coletivo
topic Formação de Professores de Matemática
Discurso do Sujeito Coletivo
description As contribuições epistemológicas que o CDI – I traz para a formação de alunos da Licenciatura em Matemática, que no futuro atuarão como professores da Educação Básica, foi o ponto de partida para a construção deste artigo, cujo objetivo está em observar na fala de professores entrevistados, indícios que mostrem a forma com a qual o CDI – I contribui para a formação de futuros professores de matemática da Educação Básica. Vários trabalhos acadêmicos discutem a formação inicial do professor de matemática, tomando como exemplo, nessas discussões temos as indagações feitas por Valente (2017), que se questiona: Como deve ser formado o professor de matemática? Que matemática deve estar presente na formação do profissional docente? Nessa perspectiva selecionamos professores participantes para esta pesquisa, que contemplassem o perfil de atuar ou já terem atuado como professor de CDI-I em cursos de Licenciaturas em Matemática e que atuem ou já tenham atuado como professores de matemática da Educação Básica. Para analisar o resultado da pesquisa realizada, utilizamos a metodologia apresentada por Lefreve e Lefreve (2012), as quais exibem as contribuições epistemológicas que a referida disciplina, traz para a formação dos futuros professores de matemática da Educação Básica, que poderão suprir lacunas, caso a referida disciplina seja moldada conforme a finalidade de quem o necessita aprender.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-07-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/500
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023027.id500
url http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/500
identifier_str_mv 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023027.id500
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/500/477
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 REMATEC
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
publisher.none.fl_str_mv Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática
dc.source.none.fl_str_mv REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023027
2675-1909
1980-3141
reponame:Rematec (Online)
instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron:UFPA
instname_str Universidade Federal do Pará (UFPA)
instacron_str UFPA
institution UFPA
reponame_str Rematec (Online)
collection Rematec (Online)
repository.name.fl_str_mv Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)
repository.mail.fl_str_mv revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com
_version_ 1797069002189570048