Formação para a docência: contribuições de professores de matemática na disciplina de cálculo I
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Rematec (Online) |
Texto Completo: | http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/500 |
Resumo: | As contribuições epistemológicas que o CDI – I traz para a formação de alunos da Licenciatura em Matemática, que no futuro atuarão como professores da Educação Básica, foi o ponto de partida para a construção deste artigo, cujo objetivo está em observar na fala de professores entrevistados, indícios que mostrem a forma com a qual o CDI – I contribui para a formação de futuros professores de matemática da Educação Básica. Vários trabalhos acadêmicos discutem a formação inicial do professor de matemática, tomando como exemplo, nessas discussões temos as indagações feitas por Valente (2017), que se questiona: Como deve ser formado o professor de matemática? Que matemática deve estar presente na formação do profissional docente? Nessa perspectiva selecionamos professores participantes para esta pesquisa, que contemplassem o perfil de atuar ou já terem atuado como professor de CDI-I em cursos de Licenciaturas em Matemática e que atuem ou já tenham atuado como professores de matemática da Educação Básica. Para analisar o resultado da pesquisa realizada, utilizamos a metodologia apresentada por Lefreve e Lefreve (2012), as quais exibem as contribuições epistemológicas que a referida disciplina, traz para a formação dos futuros professores de matemática da Educação Básica, que poderão suprir lacunas, caso a referida disciplina seja moldada conforme a finalidade de quem o necessita aprender. |
id |
UFPA-6_9d35a00c593ad603b7b6f93ba43c3393 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs2.www.rematec.net.br:article/500 |
network_acronym_str |
UFPA-6 |
network_name_str |
Rematec (Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Formação para a docência: contribuições de professores de matemática na disciplina de cálculo IFormação de Professores de MatemáticaDiscurso do Sujeito ColetivoAs contribuições epistemológicas que o CDI – I traz para a formação de alunos da Licenciatura em Matemática, que no futuro atuarão como professores da Educação Básica, foi o ponto de partida para a construção deste artigo, cujo objetivo está em observar na fala de professores entrevistados, indícios que mostrem a forma com a qual o CDI – I contribui para a formação de futuros professores de matemática da Educação Básica. Vários trabalhos acadêmicos discutem a formação inicial do professor de matemática, tomando como exemplo, nessas discussões temos as indagações feitas por Valente (2017), que se questiona: Como deve ser formado o professor de matemática? Que matemática deve estar presente na formação do profissional docente? Nessa perspectiva selecionamos professores participantes para esta pesquisa, que contemplassem o perfil de atuar ou já terem atuado como professor de CDI-I em cursos de Licenciaturas em Matemática e que atuem ou já tenham atuado como professores de matemática da Educação Básica. Para analisar o resultado da pesquisa realizada, utilizamos a metodologia apresentada por Lefreve e Lefreve (2012), as quais exibem as contribuições epistemológicas que a referida disciplina, traz para a formação dos futuros professores de matemática da Educação Básica, que poderão suprir lacunas, caso a referida disciplina seja moldada conforme a finalidade de quem o necessita aprender.Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática2023-07-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/50010.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023027.id500REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e20230272675-19091980-3141reponame:Rematec (Online)instname:Universidade Federal do Pará (UFPA)instacron:UFPAporhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/500/477Copyright (c) 2023 REMATECinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira , Francisco Fialho GuedesRocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves2023-12-06T18:18:38Zoai:ojs2.www.rematec.net.br:article/500Revistahttp://www.rematec.net.br/index.php/rematecPUBhttp://www.rematec.net.br/index.php/rematec/oairevistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com2675-19091980-3141opendoar:2023-12-06T18:18:38Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Formação para a docência: contribuições de professores de matemática na disciplina de cálculo I |
title |
Formação para a docência: contribuições de professores de matemática na disciplina de cálculo I |
spellingShingle |
Formação para a docência: contribuições de professores de matemática na disciplina de cálculo I Ferreira , Francisco Fialho Guedes Formação de Professores de Matemática Discurso do Sujeito Coletivo |
title_short |
Formação para a docência: contribuições de professores de matemática na disciplina de cálculo I |
title_full |
Formação para a docência: contribuições de professores de matemática na disciplina de cálculo I |
title_fullStr |
Formação para a docência: contribuições de professores de matemática na disciplina de cálculo I |
title_full_unstemmed |
Formação para a docência: contribuições de professores de matemática na disciplina de cálculo I |
title_sort |
Formação para a docência: contribuições de professores de matemática na disciplina de cálculo I |
author |
Ferreira , Francisco Fialho Guedes |
author_facet |
Ferreira , Francisco Fialho Guedes Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferreira , Francisco Fialho Guedes Rocha, Maria Lúcia Pessoa Chaves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de Professores de Matemática Discurso do Sujeito Coletivo |
topic |
Formação de Professores de Matemática Discurso do Sujeito Coletivo |
description |
As contribuições epistemológicas que o CDI – I traz para a formação de alunos da Licenciatura em Matemática, que no futuro atuarão como professores da Educação Básica, foi o ponto de partida para a construção deste artigo, cujo objetivo está em observar na fala de professores entrevistados, indícios que mostrem a forma com a qual o CDI – I contribui para a formação de futuros professores de matemática da Educação Básica. Vários trabalhos acadêmicos discutem a formação inicial do professor de matemática, tomando como exemplo, nessas discussões temos as indagações feitas por Valente (2017), que se questiona: Como deve ser formado o professor de matemática? Que matemática deve estar presente na formação do profissional docente? Nessa perspectiva selecionamos professores participantes para esta pesquisa, que contemplassem o perfil de atuar ou já terem atuado como professor de CDI-I em cursos de Licenciaturas em Matemática e que atuem ou já tenham atuado como professores de matemática da Educação Básica. Para analisar o resultado da pesquisa realizada, utilizamos a metodologia apresentada por Lefreve e Lefreve (2012), as quais exibem as contribuições epistemológicas que a referida disciplina, traz para a formação dos futuros professores de matemática da Educação Básica, que poderão suprir lacunas, caso a referida disciplina seja moldada conforme a finalidade de quem o necessita aprender. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-07-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/500 10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023027.id500 |
url |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/500 |
identifier_str_mv |
10.37084/REMATEC.1980-3141.2023.n43.pe2023027.id500 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://www.rematec.net.br/index.php/rematec/article/view/500/477 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 REMATEC |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
publisher.none.fl_str_mv |
Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática |
dc.source.none.fl_str_mv |
REMATEC; v. 18 n. 43 (2023): Fluxo Contínuo; e2023027 2675-1909 1980-3141 reponame:Rematec (Online) instname:Universidade Federal do Pará (UFPA) instacron:UFPA |
instname_str |
Universidade Federal do Pará (UFPA) |
instacron_str |
UFPA |
institution |
UFPA |
reponame_str |
Rematec (Online) |
collection |
Rematec (Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Rematec (Online) - Universidade Federal do Pará (UFPA) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistarematec@gmail.com||revistarematec@gmail.com |
_version_ |
1797069002189570048 |